sábado, 13 de julho de 2019

Boa vitória corintiana na despedida do Brasileiro de Aspirantes

Texto e fotos: Fernando Martinez


Não fiquei nem um dia longe do Estádio Alfredo Schurig. Depois de ir na casa alvinegra na quarta-feira, retornei ao local na quinta para nova apresentação do Corinthians, agora pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Já eliminados, os paulistanos receberam o Figueirense pensando numa despedida digna. Foi apenas a segunda vez que acompanhei in loco um jogo deste torneio. O primeiro foi em 26 de outubro de 2017, um São Paulo 1x1 Internacional no Canindé.

Atuando em paralelo com a Copa Paulista, o elenco sub-23 do mosqueteiro não fez um bom nacional. Foram apenas nove pontos em sete rodadas e a eliminação matemática após a derrota contra o Sport na rodada passada. Vale lembrar que o certame tem 16 participantes divididos em duas chaves e os quatro primeiros vão à segunda fase. Os times não jogaram entre si e sim com as agremiações da outra chave. O Figueirense chegou na Fazendinha classificado por antecedência e garantido na liderança do Grupo B.


Sport Club Corinthians Paulista (aspirantes) - São Paulo/SP


Figueirense Futebol Clube (aspirantes) - Florianópolis/SC

O bizarro é que a Fazendinha estava vazia, já que tivemos os portões fechados ao público, diferente do dia anterior. Porque pode ter torcida no sub-20 e no sub-23 não? Eu não sabia até ontem. O antigo juniores é amador, logo, não precisa de cobrança de ingresso e com isso o número de exigências é menor. O aspirante já é futebol profissional, então é obrigatório ter cobrança de ingresso além de mais laudos e mais exigências. Dessa forma a casa corintiana só tem como receber público em campeonatos amadores como os de base e feminino.

Confesso que pelo panorama geral eu não esperava muito da peleja, mas no fim ela foi acima da expectativa. Não demorou para que os locais tomassem conta das ações e aos 28 minutos Jorge Colman deixou o alvinegro em vantagem em chute da entrada da área. Aos 34, Gabriel Silva quase amplia em tiro na trave. O Figueirense não resistiu aos bons avanços do setor ofensivo local e pouco fez.


Escanteio a favor do Corinthians no começo da partida


Alessandro (4) encarando a marcação corintiana


Eduardo, goleiro catarinense, voando bonito dentro da área

Se o primeiro tempo foi bom, o segundo foi ainda melhor. Aos quatro minutos da etapa final Christofer, goleiro do Corinthians, derrubou Alipio dentro da área... pênalti. Ele mesmo cobrou e deixou tudo igual. O Figueira se animou, porém o alvinegro emplacou dois tentos em sequência, complicando a situação visitante. Jorge Colman fez o segundo aos 12 após rebote dentro da área. Aos 14 Rodrigo Figueiredo chutou rasteiro e ampliou.

Aos 19, mostrando que não estava morto, o escrete catarinense teve novo pênalti marcado a seu favor quando Del'Amore derrubou Gustavo. Poffo bateu bem e diminuiu. O clube do sul do país por pouco não empatou outra vez em finalização de longe que bateu na trave aos 29 minutos. Depois desse lance os corintianos se seguraram bem e confirmaram a vitória.


Rápido ataque mosqueteiro no começo do segundo tempo


Alípio, atleta do Figueirense, deixando tudo igual aos cinco da etapa final


Detalhe do terceiro gol corintiano, marcado por Rodrigo Figueiredo


O segundo gol do Figueira foi marcado por Poffo, também de pênalti


Apesar da vitória, o Corinthians se despediu do campeonato na primeira fase

O placar de Corinthians 3-2 Figueirense não adiantou nada em termos de classificação pois o triunfo tardio deixou os paulistas na sexta colocação do Grupo A com 12 pontos ganhos mas pelo menos injetou ânimo para a sequência da Copa Paulista. Os catarinenses, líderes do Grupo B, estarão com Internacional, Vitória e Santos no Grupo D da segunda fase. O C terá Grêmio, Bahia, Goiás e Avaí.

Essa foi a segunda cobertura corintiana pelo segundo dia seguido. Nos próximos dias os alvinegros continuarão na berlinda aqui no JP, inclusive com chance de "tirar o J" de uma gloriosa equipe do nordeste do país pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Corinthians 3-2 Figueirense

Competição: Campeonato Brasileiro de Aspirantes; Local: Estádio Alfredo Schurig (São Paulo); Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP); Público e renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Altair, Christofer, Emerson, Rodrigo (Cor), Poffo (Fig); Gols: Jorge Colman 28 do 1º, Alípio (pênalti) 5, Jorge Colman 12, Rodrigo Figueiredo 14 e Poffo (pênalti) aos 19 do 2º.
Corinthians: Christofer; Renan Brainer, Igor Morais, Del'Amore e Kauê; Emerson, Altair (Rodrigo), Warian e Rodrigo Figueiredo; Jorge Colman (Hugo Borges) e Gabriel Silva (Luan). Técnico: Edson Leivinha.
Figueirense: Eduardo; Kauê, Hélinton, Alessandro (Damaceno) e Renner; Pierre, Poffo (Gustavo), Carlinhos (Lucas Henrique) e Bruno; Alípio (Polidoro) e Echaporã (Davi Alves). Técnico: Rodrigo Casarin.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário