quinta-feira, 25 de julho de 2019

Jogo ruim e triunfo do Audax contra o lanterna Sport em Osasco

Texto e fotos: Fernando Martinez


Seguindo com as coberturas do Campeonato Brasileiro Feminino aqui no Jogos Perdidos, na fria noite de terça-feira fui sozinho até a cidade de Osasco acompanhar o encontro entre Audax e Sport pela 13ª rodada da primeira fase. O palco foi o completamente vazio Estádio José Liberatti, o glorioso Rochdale. Eu nem tinha ideia, mas foi a primeira vez que vi as duas equipes na categoria. Tinha certeza que pelo menos o alvirrubro paulista já estava na lista.

Assim como já disse aqui no post de Corinthians x Flamengo, teve muita gente que deu opiniões mil a respeito do futebol feminino durante a Copa do Mundo da categoria. Vários "especialistas" ditando regras e estabelecendo critérios a respeito como quem pode e deve cobrir a categoria, um absurdo completo. E toda essa rapaziada fala, mas na hora H ninguém aparece numa partida como essa pois certamente "não tem tanto apelo".

Isso acontece no futebol masculino e vemos que no feminino é a mesma coisa. É fácil ir ao Pacaembu num domingo à tarde assistir um Corinthians x Flamengo (e ainda assim poucos marcaram presença), só que ir até a cancha osasquense numa terça de noite é algo totalmente fora de cogitação. Mesmo que o esporte deslanche, os duelos "menores" continuarão provavelmente sem coberturas decentes. E viva o "país do futebol".


Grêmio Osasco Audax Esporte Clube (feminino) - Osasco/SP


Sport Club do Recife (feminino) - Recife/PE


As capitãs dos times e o quarteto de arbitragem todo feminino para a peleja: a árbitra Adeli Mara Monteiro, as assistentes Amanda Pinto Matias e Leandra Aires Cossette e a quarta árbitra Fernanda Ignacio de Souza

Falando da partida em si, o Audax começou a rodada ocupando a sétima colocação e lutando ferozmente por uma vaga nas quartas de final. Vindo de uma goleada de 5x1 sofrida contra o Internacional, a palavra de ordem era reabilitação. Não seria difícil, já que o Sport é de longe a pior agremiação do torneio.

As pernambucanas saíram de campo derrotadas nas doze rodadas disputadas marcando apenas dois gols (!) e sofrendo um total de 48. Tomaram 6x0 do Flamengo, 7x0 do Corinthians e perderam o último compromisso contra o Santos em Ulrico Mursa por 9x0. Não é à toa que isso acontece, já que o elenco foi montado às pressas quando a competição estava prestes a começar. A maior vitória para as meninas é estarem atuando apesar de todas as dificuldades. Elas merecem todos os parabéns.

Por conta de todo o contexto, esperar uma goleada do Audax não era nada absurdo, pelo contrário. Porém dentro de campo a atuação do time da casa foi decepcionante do começo ao fim. A equipe mostrou uma total incapacidade ofensiva e judiou da boa vontade dos gatos pingados que compareceram ao Rochdale. Foi difícil se manter acordado com uma peleja tão ruim.

Na etapa inicial o placar foi inaugurado apenas aos 36 minutos com Thatya. Na segunda, a esperança de técnico Vitor Mosca ter dado uma injeção de ânimo nas meninas se dissipou logo nos primeiros movimentos, já que elas voltaram com a mesma inoperância. O cenário árido de emoções teve o segundo tento, marcado por Raquel aos 30, e nada mais. Sem brincadeira, esse foi um dos piores jogos da atual temporada.


O Sport tinha perdido todos os seus jogos até então, mas não foi fácil para o Audax derrotá-los



Duas investidas do Audax durante o primeiro tempo. A primeira em cruzamento pela direita e a outra pelo meio


Atacante local se adianta e cabeceia a pelota antes da sua marcadora




Durante o segundo tempo o Audax enfileirou vários ataques, mas marcou apenas uma vez, com Raquel aos 30 minutos

O Audax 2-0 Sport fez as paulistas subirem ao sexto lugar faltando duas rodadas para o término da primeira fase. As moças ainda visitarão o Santos e receberão a Ponte Preta na última rodada. Elas tem a faca e o queijo na mão para se garantirem na segunda fase, mas precisam melhorar muito o futebol caso queiram a vaga. Já as nordestinas buscam apenas terminar o nacional com a cabeça erguida.

Voltei rapidinho para a capital pois não podia perder tempo pensando na labuta nossa de cada dia. Na quarta, dia de uma abençoada folguinha, voltei aos gramados com cobertura do Brasileiro sub-20 na Fazendinha.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Audax 2-0 Sport

Competição: Campeonato Brasileiro Feminino; Local: Estádio José Liberatti (Osasco); Árbitra: Adeli Mara Monteiro (SP); Público e renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Thatya, Natalia (Aud), Tatiane, Sena (Spo); Gols: Thatya 36 do 1º, Raquel 30 do 2º.
Audax: Kaká; Rosani (Ana), Lulu (Gabrielle), India e Franciele; Tatiane, Thatya, Raquel e Maria Patricia (Rafinha); Amanda e Natália. Técnico: Vitor Mosca.
Sport: Janaina; Alessandra Santos, Tatiane, Tatyane Santos e Mariana (Mila); Amanda, Sena, Melina e Esterfany; Isis e Thays.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário