quinta-feira, 27 de julho de 2023

Goleada palmeirense no ABC contra o Botafogo pelo Brasileiro sub-20

Texto e fotos: Fernando Martinez


Foram quase três meses de parada e ninguém se lembrava mais, porém na semana passada o Campeonato Brasileiro sub-20 voltou a ser disputado na sua fase de quartas de final. Na terça-feira retomei as coberturas no torneio com o duelo entre Palmeiras e Botafogo do Rio no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.

O jogo seria realizado originalmente no Allianz Parque, só que mudou de local. Aliás, a diretoria alviverde está com um fetiche monstro em colocar os compromissos da base na tradicional casa do Ramalhão. Hoje é uma das piores opções pensando no trajeto e no valor gasto. Saudade da época em que atuavam em Barueri.

Foi um aperto chegar no Brunão. O trem ainda foi de boa, o que pegou foi o ônibus que leva da Estação Santo André até o estádio. Mudaram todos os pontos iniciais e agora ele fica fora do terminal. Fazia calor e o ponto estava apinhado de gente. Piorando o cenário, o busão que pintou não tinha ar-condicionado. Não foi uma experiência legal voltar a usar o glorioso Vila Luzita desse jeito.


SE Palmeiras (sub-20) - São Paulo/SP


Botafogo de F e R (sub-20) - Rio de Janeiro/RJ


O capitão palmeirense, o botafoguense e o quarteto de arbitragem

Quando entrei na cancha os times já se aqueciam no gramado. No Engenhão pintou um empate em 3 a 3 e um novo resultado igual levaria a decisão da vaga na semi aos pênaltis. Quem vencesse, claro, estaria entre os quatro melhores. Tudo bem que o Bota foi bem na ida, mas eu sinceramente achava que o Palmeiras era favorito. Nem bem a partida começou e eu tive a confirmação.

Logo aos quatro minutos Luighi foi lançado em profundidade, seguiu pelo campo de defesa visitante e tocou na saída de Heitor. O Bota sentiu o golpe e suas investidas eram tímidas. Kevin era o principal nome paulista. Aos 19 o verde teve um escanteio pela esquerda. O camisa 11 bateu com imenso estilo e marcou um raríssimo gol olímpico. Na minha memória, foi apenas o quarto que vi em estádios até hoje.

Michel quase anotou o terceiro aos 21 e Léo teve bom momento aos 33. O fato do intervalo ter chegado com o triunfo local parcial por 2 a 0 foi uma vitória para o Bota. O clube do Rio de Janeiro não conseguiu repetir o bom futebol mostrado no Engenhão. No tempo final precisariam mudar tudo caso quisessem ter melhor sorte. Mudaram, mas só um pouco.


Luighi tocando na saída de Heitor e colocando o Palmeiras em vantagem logo aos quatro minutos






O Botafogo sentiu o golpe e tomou pressão paulista no primeiro tempo


Detalhe do belíssimo gol olímpico de Kevin, deixando o alviverde perto da semi

A primeira boa chance dos 45 minutos finais foi botafoguense, aos seis. Antônio acertou um belo tiro da entrada da área e Kaíque defendeu. Acabou que a reação parou por aí e o Palmeiras retomou as rédeas da peleja. Kevin e Luighi por pouco não fizeram aos 18 e aos 19, e aos 30 saiu o terceiro com Juninho, que tinha acabado de entrar, aproveitando rebote de Heitor em finalização de Estêvão.

A classificação palmeirense estava garantida. Estêvão teve duas oportunidades seguidas. Aos 33 Heitor salvou um gol certo e aos 34 ele chutou por cima. A presença entre os quatro melhores da competição foi confirmada de novo com Juninho, aos 46, em novo desvio do arqueiro carioca.



O Palmeiras seguiu superior na etapa final e criou bons momentos


A comemoração pelo terceiro gol palmeirense


Juninho (19) chuta e fecha a goleada local no Brasileiro sub-20


O placar eletrônico do Bruno José Daniel com o resultado final da peleja

Fim de papo no ABC: Palmeiras 4-0 Botafogo/RJ. Pela quarta vez o alviverde está na semi do Brasileiro sub-20 e agora vai em busca do terceiro título, o segundo seguido. Não há dúvida que independente do adversário, a equipe é favorita. Não existe base igual no país.

Falando em semi, na sexta-feira vai rolar a decisão de quem será o adversário palmeirense na penúltima fase do torneio. Estaremos no Parque São Jorge para conferir.

Até lá!

Ficha Técnica: Palmeiras 4-0 Botafogo/RJ

Local: Estádio Bruno José Daniel (Santo André); Árbitro: Thiago Lourenco de Mattos/SP; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Pedro Felipe, Léo, Iago Renato, Serafim, Ryan; Gols: Luighi 4 e Kevin 19 do 1º, Juninho 30 e 46 do 2º.
Palmeiras: Kaique; Edney (Gilberto), Pedro Felipe, Michel (Vítor Reis) e Ian; Léo (Figueiredo), Luighi (Juninho), Pedro Lima e Allan (Estêvão); Thalys (Patrick) e Kevin. Técnico: Lucas Andrade.
Botafogo/RJ: Heitor; Ryan, Kawan, Serafim e Gregory (Devid Richard); Felipe, Diego Abreu (Iago Renato), Kauê e Sapata; Antônio (Maycon) e Rhuan (João Guilherme). Técnico: Thiago de Camillis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário