segunda-feira, 1 de maio de 2023

União faz gol relâmpago, mas é goleado pelo Pinda FC no Juvenil

Texto e fotos: Fernando Martinez


Se a preliminar no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira pelo sub-15 teve um certo equilíbrio entre União Mogi e Pinda FC, o duelo válido pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista sub-17 foi bastante diferente. Diferente também foram os uniformes usados pelas duas equipes. Na minha opinião, seria bem legal se isso fosse obrigatório nas rodadas duplas do 15/17.

O Pinda FC tinha vencido todos os seus jogos no torneio e era líder isolado do Grupo 9. O União Mogi, mesmo atuando dentro de casa, não era favorito. Eu fiz as fotos oficiais na boa e decidi acompanhar, por motivos óbvios, o ataque do escrete visitante. Nem bem a partida começou e pintou um lance absolutamente sensacional.


União Mogi das Cruzes FC (sub-17) - Mogi das Cruzes/SP


Pinda FCL (sub-17) - Pindamonhangaba/SP


Capitães do União e do Pinda FC com o quarteto de arbitragem

O onze do Vale deu a saída e a bola foi recuada a um dos zagueiros. O defensor falhou feio e a posse ficou com Victor, camisa 11 do alvirrubro, que chutou forte e abriu o placar. Revi a jogada completa depois e o tento foi anotado simplesmente entre sete e oito segundos (!), um absurdo. Certamente o gol mais rápido que vi na vida contando meus 3.600 jogos em estádios.

Difícil fazer qualquer tipo de afirmação com 100% de certeza a respeito de competições de base em São Paulo. Boa parte das informações sumiu e quase nada tem registro de imagem. Agora, por tudo que envolve o esporte, podemos levar a crer que o gol de Victor deve estar entre os cinco mais rápidos, se não o mais, em todos os tempos no estado. Pena que ninguém vá saber disso, nem mesmo a FPF, a organizadora. O gol merecia ser visto por todos.

Voltando à realidade, o Pinda FC nem sentiu o golpe. Para desespero de quem foi ao estádio torcer pelo União, o clube do Vale do Paraíba rapidamente dominou a peleja. Aos nove o camisa 9 Fernando Luz empatou, aos 23 ele virou e aos 36 ele ampliou a vantagem visitante. Com esse nome, é meio caminho andado. Ele ainda chegou perto de anotar outro antes no intervalo.




Uniformes diferentes do Infantil no União x Pinda FC do Juvenil





A sequência matadora de Fernando Luz. Na primeira foto, o gol de empate. Na segunda, a comemoração pela virada, Na terceira, o camisa 9 fez 3 a 1 tocando na saída do goleiro e veio comemorar para as lentes do JP

Na etapa final o Pinda segurou a onda e administrou a vantagem obtida nos 40 minutos iniciais. A partida caiu de produção e pouco se viu no gramado judiado do Nogueirão. O União ainda tentou assustar em algumas raras investidas e não teve capacidade suficiente de diminuir a vantagem adversária. Aos 35, Kauê deu números finais ao confronto com o quarto tento alviverde.




No tempo final a partida caiu de produção e o Pinda FC consolidou a vitória, a quarta em quatro jogos

O União Mogi 1-4 Pinda FC foi justíssimo pelo que se viu em Mogi das Cruzes, mas fica também para a história por conta do gol aos sete segundos. Não é toda hora que a gente presencia algo desse tamanho acontecendo. O onze pindense segue com 100% de aproveitamento com suas quatro vitórias, enquanto o escrete da Grande São Paulo acho que dificilmente vai se classificar.

Saí rapidinho do Nogueirão pois a sessão da tarde era longe e eu tinha um caminho longo a percorrer pelos trilhos da CPTM e do Metrô. Das várias opções possíveis acabei escolhendo um duelo bem legal em campo neutro pela Segundona.

Até lá!

Ficha Técnica: União Mogi 1-4 Pinda FC

Local: Estádio Francisco Ribeiro Nogueira (Mogi das Cruzes); Árbitro: Marcio André Moreira; Público e Renda: Portões abertos; Cartões amarelos: Victor, Daniel; Gols: Victor 7'', Fernando Luz 9, 23 e 36 do 1º, Kauê 35 do 2º.
União Mogi: Felipe Jesus; Silas (Cauã), Mateus (Júlio César), Thiago (Daniel) e Guilherme (Walisson); Felipe Souza, Wagner, Matheus (Heberty) e Jair (Rauhan); Miguel e Victor. Técnico: Cosme Brito.
Pinda FC: Ryan; Raphael Baldim (Kauê), Daniel, Gustavo Henrique e Maycon (Guilherme Neves); Jonathan Lira (Thiago Tardin), Lucas Prince (Cauã Santos), Biel (Kauan) e Gustavo Nunes; Fernando Luz (Gustavo Allan) e Luiz Fernando (Kanehara). Técnico: Fábio Castilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário