segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Oeste (finalmente) vence a primeira na Arena em 2023

Texto e fotos: Fernando Martinez


A sessão futebolística do feriadão de Carnaval, infelizmente, foi única. Acordei cedo no sábado e fui até a Arena Barueri curtir de perto o confronto, válido pela 11ª rodada, entre Oeste e Grêmio Novorizontino, uma espécie de "intruso" na edição 2023 do Campeonato Paulista da Série A2.

O rubro-negro quebrou uma sequência de nove partidas sem vitórias na quarta-feira ao fazer 2 a 1 no Juventus fora de casa. O triunfo fez o time subir para 13º, ainda muito ameaçado pelo rebaixamento. Já o Tigre é o terceiro e faz belíssima campanha. É sem dúvida um dos grandes favoritos para voltar à elite em 2024 e mostrar que a queda em 2022 foi "apenas" um acidente de percurso.

Estive, como de costume, com o Milton na jornada matutina. O sistema de trens da ViaMobilidade, um horror desde que tomou conta dos trilhos em 2022, funcionou de boa e chegamos em Barueri rapidinho. O rei Sol estava todo pimpão no céu e a previsão era de bastante calor durante a peleja. Mesmo assim, encarei a missão de ver pelo menos 45 minutos dentro de campo.


Oeste FC - Barueri/SP


Grêmio Novorizontino - Novo Horizonte/SP


Sabadão de Carnaval em Barueri com a foto oficial do árbitro Thiago Lourenço de Mattos, os assistentes Leonardo Augusto Villa e Dênis Matheus Afonso Ferreira e a quarta árbitra Marianna Nanni Batalha

Quando a pelota começou a rolar, só deu Novorizontino. O clube teve nada menos do que quatro grandes chances na etapa inicial, porém não foi capaz de abrir o marcador. Aos 16, Gledson fez boa defesa em tiro de Rômulo de longe. Gledson, de novo, fez milagre aos 36 em finalização de Ronaldo à queima-roupa. Aos 42, outra vez intervenção precisa do arqueiro em conclusão cruzada de Aylon. Aylon, de novo, acertou o travessão em lance no último minuto. Os locais não tomaram o gol na base do milagre.

Fui fazer companhia ao amigo nas cabines na etapa final e nada mudou dentro das quatro linhas. O Tigre seguiu melhor, infernizando a zaga local. Com três minutos, Bruno Costa mandou cruzado. Aos seis, nova oportunidade aguda. O Oeste não era capaz de passar do meio-campo e só foi fazer isso aos 10, com Reifit tocando pela linha de fundo. Aí a zaga do escrete preto e amarelo resolveu dar uma forcinha ao Oeste na saída de bola. Um dos zagueiros sofreu pressão de Cristian, perdeu o domínio e o camisa 9 rubro-negro rolou até o meio da área. Reifit tocou de leve, no canto esquerdo e inaugurou o placar.

O Tigre sentiu o golpe e ficou um bom tempo sem atacar. A única investida digna de registro foi aos 27 com chute de Aylon e outro milagre de Gledson, o grande nome da manhã em Barueri. Foi uma defesa de mão trocada que tinha o destino certo. Nos minutos restantes, os donos da casa se seguraram bem e conquistaram o primeiro triunfo na Arena em 2023.








Lances de Oeste x Grêmio Novorizontino iniciando a folia


Primeira vitória do Oeste como mandante em 2023

O Oeste 1-0 Grêmio Novorizontino levou o Rubrão ao 9º lugar com 13 pontos, às portas da zona de classificação. Faltando quatro jogos, não é nada absurdo pensar em vaga nas quartas de final. O Clube de Novo Horizonte se manteve em terceiro e certamente estará entre os oito. O que não podem é vacilar e perderem pontos bobos.

Estava saindo do estádio quando ganhei uma bem-vinda carona que me faria chegar uma hora antes em casa. Ninguém iria recusar, não é mesmo? Então eu e o Milton fomos felizes no carro até que, em menos de cinco minutos de trajeto, ele quebrou. Ficamos então estacionados por meras três horas e meia (!) no acostamento da Castello Branco aguardando um guincho chegar. Nesse ínterim - adoro essa palavra - caiu o mundo e a chuva não sossegou por um minuto sequer.


A visão que tive por quatro horas depois do jogo. Das quatro horas, 30 minutos sem chuva, mas quando ela chegou não parou mais. Poucos tiveram um sábado de Carnaval tão inspirado quanto o meu

Acabou que se fosse pela seguradora do dono do carro ainda estaríamos lá. O guincho chegou após uma eternidade, só que ele tinha apenas dois lugares disponíveis. Não deixaria o Milton sozinho, então tive que pedir um Uber para ir embora junto com o amigo. Perdi quatro horas e 55 reais nessa brincadeira. Podre e com sono, cheguei no QG da Zona Oeste depois das cinco da tarde. Paciência. Quando lançar o livro de melhores (e piores) história do JP, essa estará lá.

Com essa pequena epopeia informo que futebol de novo por essas bandas só no próximo final de semana, provavelmente com a rodada inicial do Brasileiro Feminino e duelo imperdível na capital. Sem carona, por favor.

Até lá!

Ficha Técnica: Oeste 1-0 Grêmio Novorizontino

Local: Arena Barueri (Barueri); Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos; Público: 976 pagantes; Renda: R$ 9.760,00; Cartões amarelos: Di Maria, Cristian, Davi, Léo Tocantins; Gol: Reifit 11 do 2º.
Oeste: Gledson; Lucas Rodrigues, Diego Jussani, Diego Augusto e Di Maria (Davi); Paulinho, Ítalo (Reifit), Negueba e Marcelo Toscano (Bruno Gonçalves); Cristian e Guilherme Portuga (Motta). Técnico: André Zacharias (interino).
Novorizontino: Georgemy; Williean Lepo (Raul Prata), Adriano, Renato Palm e Roberto (Léo Tocantins); Geovane (Bruno Silva), Lucas Café (Renan Gorne), Bruno Costa e Rômulo (Marlon); Ronaldo e Aylon. Técnico: Eduardo Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário