segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Oeste começa 2021 derrotando o Figueirense na Arena

Texto e fotos: Fernando Martinez


Mesmo sem parecer, começou 2021. No sábado passado fiz a minha estreia no novo ano apesar de ser tudo ainda relacionado à 2020. Uma época estranha, bizarra e difícil de se acostumar. Iniciando os trabalhos, fui até a Arena Barueri acompanhar o Oeste x Figueirense válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Por estarmos vivendo num ambiente de exceção, a temporada 2021 começou com um enorme desfalque: a não realização da Copa São Paulo de Juniores. Desde que o JP nasceu cobrimos o torneio de base mais importante do país com afinco, mostrando inúmeros times pequenos atuando nos estádios da capital e do interior. A FPF decidiu pelo cancelamento em virtude das dificuldades impostas pela pandemia. Atitude correta, o que não transforma o fato de chegar janeiro sem aquela avalanche de coberturas em algo natural ou agradável. Vamos ver para que ela volte com tudo em 2022.


O clique foi já com os atletas saindo do quadro, mas fica o registro dos árbitros e dos capitães a peleja que abriu o futebol em 2021

Como os certames de 2020 estão pegando fogo, a reta final foi empurrada até o final de fevereiro. Pena que teremos poucas coberturas nesses dois meses e vamos ter que assistir tudo que tivermos chance. Por isso que encarei o transporte público da Grande São Paulo com o receio de sempre só para ver o duelo entre o 16º e o lanterna da Série B nacional. Em 2019 eles cometeram um dos piores jogos da minha vida, uma semana antes da Copa América.

Apesar de matematicamente não, é fato que o rubro-negro paulista já está rebaixado para a Série C. Culpa do primeiro turno assombroso que fez. No segundo as coisas melhoraram muito, mas já era tarde. Depois da derrota por 2x0 contra o Cuiabá, os baruerienses venceram o Vitória em casa e empataram com o Botafogo no interior. O Figueira luta contra a queda e dos últimos oito compromissos perdeu apenas um. Tentando ratificar a boa fase, um triunfo contra o pior time era essencial.

O grande problema dos visitantes foi que o Oeste fez uma etapa inicial acima da média e chegou aos 2x0 com relativa facilidade. O gol que abriu a contagem foi uma pintura e saiu dos pés de Pedrinho. O jogador recebeu na intermediária e acertou um chute maravilhoso no ângulo esquerdo de Rodolfo Castro. A vantagem foi ampliada aos 30 com Bruno Alves. Fora os 2x0, os locais tiveram outros dois lances de perigo.





Detalhes do primeiro tempo de Oeste x Figueirense. A diferença de fotos noturnas ali com a iluminação nova é brutal

Antes do segundo tempo começar fui obrigado a sacar meu glorioso moletom do Ferro Carril Oeste pois estava frio (!). Em pleno dois de janeiro eu assisti 45 minutos de futebol agasalhado, uma pequena dádiva em meio de tantas notícias ruins. Com esse cenário o Figueira voltou melhor e disposto a correr atrás de um resultado melhor. Logo aos 10 minutos diminuíram com Lucas Barcelos aproveitando rebote do travessão. Erison, aos 23, ficou com a sobra na direita e finalizou pela linha de fundo.





Momentos do segundo tempo. O jogo foi bom, mas o que mais me impressionou mesmo foi que todas as fotos ficaram decentes, algo impensável até o ano passado

Na meia hora final o rubrão se segurou e neutralizou bem as agora tímidas investidas do adversário. O alvinegro chegou em Barueri contando com três pontos em cima do último colocado e terminou a peleja frustrado. O Oeste 2-1 Figueirense não tirou os paulistas da lanterna, duvido que saiam até a última rodada inclusive, porém ampliou a série invicta para três partidas. Os catarinenses podem voltar ao Z4 se o Náutico vencer o Confiança na noite de hoje. Independente disso, seguem ameaçadíssimos pela queda.

Aproveito e agradeço o "amigo do JP" Luciano Claudino pelo credenciamento do que vos escreve. É mais fácil conseguir credenciamento em uma Copa do Mundo sub-17 da FIFA do que em um jogo com pouco interesse da Série B. Graças a ele eu conseguirei me fazer presentes nas duas últimas apresentações do escrete rubro-negro. Antes disso ainda tem cobertura dos torneios de base da CBF.

Até a próxima!

_________________________

Ficha Técnica: Oeste 2-1 Figueirense

Local: Arena Barueri (Barueri); Árbitro: Andrey da Silva e Silva/PA; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Lídio, Fábio, Bruno Lopes, Betinho, Alecsandro, Arouca, Matheus Neris; Gols: Pedrinho 19 e Bruno Alves 31 do 1º, Lucas Barcelos 10 do 2º.
Oeste: Glauco; Matheus Rocha (Eder Sciola), Victor Lisboa, Maurício e Rael; Lídio (Betinho), Bruno Alves (Bruno Lopes), Yuri e Caio Vinícius; Fábio (Luan) e Pedrinho. Técnico: Roberto Cavalo.
Figueirense: Rodolfo; Thiaguinho, Jhonatan, Vítor Mendes e Renan Luis; Patrick (Arouca), Matheus Neris, Bruno Michel e Lucas Carvalho (Erison); Lucas Barcelos (Davi Kuhn) e Alecsandro (Guilherme Teixeira). Técnico: Julian Tobar.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário