terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Palmeiras elimina o Botafogo e se classifica no Brasileiro sub-20

Texto e fotos: Fernando Martinez


No domingo completei meu sétimo dia seguido com futebol, algo impensável num dezembro "normal", com a última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro sub-20. O Palmeiras recebeu o Botafogo/RJ no Allianz Parque em duelo de decisão direta por uma vaga nas quartas de final. O verde tinha que vencer, enquanto os cariocas jogavam pelo empate.

Na quinta-feira o atual tri campeão paulista foi eliminado da Copa do Brasil perdendo do Bahia por 3x1. No estadual, está na semifinal contra o Audax. Foi uma temporada atípica, mas como venho falando nas matérias que fiz durante esse mês, a maratona apertou demais a molecada. Tantos jogos consecutivos sobrecarregam os atletas titulares e reservas.



Botafogo posado e a foto dos capitães com o quarteto de arbitragem

Os juniores palmeirenses entraram em campo cansados e precisando do resultado, uma mistura sempre complicada. Descansado - o último compromisso tinha sido na segunda-feira - o Bota atuou com o regulamento debaixo do braço e levou enorme perigo nos contra-ataques. Só que antes do alvinegro criar seus momentos, foram os donos da casa que chegaram perto de marcar.

As duas melhores chances dos locais foram aos 20 minutos com Giovani em uma finalização que tirou tinta da trave direita e um chute ótimo de Marcelinho aos 34 que bateu no travessão. Antes do intervalo chegar, o goleiro paulistano Leandro fez milagre em tiros à queima-roupa de Navarro aos 34 e Ênio aos 38 minutos. Foi uma etapa inicial boa e bastante movimentada. Já no tempo final, o calor forte deu lugar a um verdadeiro dilúvio.






Lances do primeiro tempo de Palmeiras x Botafogo/RJ

Debaixo de muita água, o Botafogo retornou ao gramado nos últimos 45 minutos novamente sofrendo com a brilhante atuação de Leandro. Navarro novamente teve a oportunidade de abrir o placar a favor dos cariocas aos 12 e outra vez o goleiro fez milagre em chute cara-a-cara. Aos 16, um replay: o mesmo Navarro desperdiçou finalização na linha da pequena área. Foram quatro os lances claros e cristalinos a favor do Bota. Todos fizeram muita falta...

Aos 24 minutos Daniel, atleta do Palmeiras, recebeu belo passe em profundidade pela esquerda. Ele entrou na área, deu um drible incrível no defensor e chutou no ângulo esquerdo, um gol que geralmente a gente faz em futebol de botão. Aos 33, Leandro impediu milimetricamente o gol de empate botafoguense. Aos 42, novo milagre em tiro de Ênio. O alvinegro tentou muito, porém o camisa 1 mandante não quis que os atletas cariocas retornassem para casa com a classificação.


Bola no fundo das redes do Bota... era o gol da classificação palmeirense





O Botafogo jogava pelo empate, mas no fim não foi capaz de assustar os paulistas e não teve sucesso na busca do empate

O Palmeiras 1-0 Botafogo/RJ colocou o clube da Zona Oeste da capital bandeirante nas quartas de final do Brasileiro sub-20 no oitavo lugar com 30 pontos, à frente do Glorioso por ter duas vitórias a mais. Essa pode entrar na conta de Leandro, pois foi a atuação brilhante que teve com suas seis (!) grandes defesas do arqueiro que colocou a sua agremiação na próxima fase. O adversário será o Atlético Mineiro.

Enquanto o Palmeiras muda o foco em busca de uma vaga na final do Paulista sub-20 na segunda-feira, eu voltarei as atenções ao Brasileiro de Aspirantes e a luta do Corinthians pensando na semifinal.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Palmeiras 1-0 Botafogo/RJ

Local: Allianz Parque (São Paulo); Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Daniel, Kevin, Andrew, Ênio, Henrique Luro; Gols: Daniel 24 do 2º.
Palmeiras: Leandro; Thiago (Ramon Rocha), Jhow, Helder e Vanderlan; Gabriel Góes (Caio Cunha), Vitinho, Giovani (Daniel) e Marcelinho (Carlos); Fabrício (Kevin) e Pedro Acácio (Vitor Hugo). Técnico: Wesley Carvalho.
Botafogo/RJ: Andrew; Vitor Marinho (Gabriel), Wesley, David Sousa e Hugo; Kayque (Marquinhos), Matheus Nascimento (Vitinho), Romildo (Kauê) e Ênio; Rafael Navarro e Robson Júnior (Henrique Luro) (Wendel Lessa). Técnico: Ricardo Resende.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário