EC CABO BRANCO
Escudinho do EC Cabo Branco na sede social do clube. Foto: Estevan Mazzuia.
Olá, amigos!
Hoje tenho o enorme prazer de contribuir com um post da fantástica série "Volta ao Passado" com uma visita a um clube que foi um dos maiores times do futebol paraibano. Falo do Esporte Clube Cabo Branco, time da cidade de João Pessoa e que tive o enorme prazer de conhecer. A origem do nome do clube, logicamente é que Cabo Branco dá nome a uma praia da cidade, e um famoso farol bem próximo à Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.
Entrada do clube social Cabo Branco, na cidade de João Pessoa. Foto: Estevan Mazzuia.
O clube é belíssimo, o melhor da capital pataibana. Foto: Estevan Mazzuia.
Quadra poli-esportiva do Cabo Branco. Foto: Estevan Mazzuia.
A equipe foi fundada em 1915 por jovens de João Pessoa que resolveram tornar as "peladas" disputadas por eles em algo oficial. O time participou de forma vitoriosa do primeiro jogo promovido pela Liga Desportiva Paraibana, isso em 1919.
Graças à popularidade obtida com o futebol, isso aliado a uma forte estrutura social, financeira e administrativa, fez com que o Cabo Branco se transferisse para o Hipódromo de Jaguaribe. Vários esportes co-existiam, mas de longe o maior sucesso era da equipe de futebol. A equipe foi campeã estadual em 1915, 1918, 1920, 1924, 1926, 1927, 1929, 1931, 1932 e 1934. Mas em 1942 a equipe se afastou do profissionalismo para nunca mais voltar. Na época, o time era o maior campeão do estado, e ainda hoje segura a quarta posição no ranking dos maiores campeões paraibanos.
Time do Cabo Branco Campeão Estadual em 1920. Reprodução: Livro "A história do futebol paraibano", de Walfredo Marques.
Aqui a equipe posada em 1923. Reprodução: Livro "A história do futebol paraibano", de Walfredo Marques.
Fora do profissionalismo, o clube se preocupou em construir sua memória baseado muito na parte social. O clube é muito bem localizado e possui uma linda sede social, com boa estrutura para a prática esportiva, e reuniões sociais.
Piscinas do clube. Foto: Estevan Mazzuia.
Campo de futebol dentro das dependências do clube. Foto: Estevan Mazzuia.
Quadras de tênis. Foto: Estevan Mazzuia.
Sala de troféus do clube, com suas inúmeras conquistas. Foto: Estevan Mazzuia.
Infelizmente, o retorno ao futebol profissional não faz parte dos planos da atual diretoria mas, para nossa alegria, é esplendoroso saber que um grande campeão do passado mantém com galhardia tão exuberante patrimônio! Realizado com a oportunidade, deixei as dependências do clube com aquela gostosa sensação de dever cumprido. Mas a minha viagem de férias ainda proporcionou outras tantas emoções... É só aguardar!
Abraços
Estevan (fotos e relato da viagem) / Fernando (informações históricas e redação)
muito bom
ResponderExcluir