segunda-feira, 18 de abril de 2022

Atlético Guaratinguetá faz barba e cabelo em Mogi das Cruzes

Texto e fotos: Fernando Martinez


Depois da rodada quádrupla da Sexta-Feira Santa, no Sábado de Aleluia diminuí o ritmo e vi "apenas" três. Caí da cama bem cedo com a ideia de colocar o time de número 744 na Lista. Fui ao Estádio Francisco Ribeiro Nogueira conferir o duelo entre o União Mogi e o novato Atlético Guaratinguetá em seu primeiro compromisso fora de casa. Abrindo os trabalhos, o confronto pelo Campeonato Paulista sub-15. Ah, esse foi o jogo de número 3.333 da minha vida. Vale sempre o registro.




Diferente do que tem rolado, apenas os onze titulares do União Mogi e do Atlético Guaratinguetá posaram para a imagem oficial. Fica muito melhor assim. Na sequência, capitães e quarteto de arbitragem

O mais novo clube do Vale do Paraíba foi fundado em 8 de novembro de 2021 e por enquanto está atuando com a filiação especial de base que a FPF criou há dois anos. A princípio a ideia da rapaziada é atuar apenas na base e somente no futuro pensar em se aventurar no profissional. Fundado por ex-atletas e pessoas ligadas ao esporte da cidade, o que se sabe é que Rivaldo, aquele mesmo, está envolvido. Tanto que ele também acompanhou a rodada dupla.

Na estreia, o Atlético empatou em dois gols com o Taubaté, enquanto o União Mogi foi derrotado pelo São José por 2x0. Tivemos que sair cedo, bem cedo e um bom quórum de amigos fez companhia nessa jornada: Mário, Milton, Pucci, Nilton e Caio. Todos para matar o clube de Guará. "Ah, vale sub-17 na Lista?". Sim, vale normal.

Fiquei no gramado depois de fazer as fotos oficiais. Mas a coisa foi feia, Deus do céu. A partida foi muito ruim, sem dúvida uma das piores do ano. Foi uma daquelas que demoram seis horas. O que salvou a pátria foi o gol do Atlético Guaratinguetá aos 34 minutos com Pedro, camisa 7.


O árbitro participando ativamente da ação, tentando driblar atletas dos dois times





O jogo não foi bom, longe disso. Na base do milagre ainda saiu um gol.

Na etapa final, fui até a sombra bater um papo com os amigos. O papo foi bom, porém dentro das quatro linhas nada aconteceu. A molecada local e visitante maltratou a pobre gorduchinha sem nenhuma piedade. Se não fosse o momento de lucidez de Pedro, teria visto outro 0x0. No fim, o União Mogi 0-1 Atlético Guaratinguetá saiu no lucro.

Findado o sub-15, chegou a vez do confronto entre ambos válido pelo Campeonato Paulista sub-17. Na primeira apresentação de cada um, o Atlético ficou em um empate sem gols com o Taubaté e o União Mogi fez 2x1 no São José. Minha esperança era que a molecada juvenil fosse a campo mais inspirada para que pudéssemos assistir um jogo melhor.




União Mogi, Atlético Guaratinguetá, quarteto de arbitragem e os capitães nas imagens oficiais no Nogueirão

Só que os atletas, provavelmente inspirados pelo fim de semana santo, resolveram não malhar o Judas, e sim a pelota. Os juvenis conseguiram a proeza de serem piores do que os infantis. O primeiro tempo principalmente foi uma coisa de deixar qualquer um espantado, negativamente falando. A torcida do Guará que foi ao Nogueirão (muita gente, por sinal) nem ligou e cantou sem interrupções.

Quando a etapa final começou o panorama se repetiu e passamos a torcer pelo gol de qualquer uma das equipes. A peleja se arrastou até que, aos 21 minutos, aconteceu o milagre. Kauã, camisa 10 atleticano, tirou o zero do placar. A manhã já tinha sido garantida, e quando tudo chegava ao fim, aconteceu o grande lance do sábado.

Robert, camisa 11 visitante, pegou a bola na intermediária e seguiu passando por todos os adversários. Ele percorreu o campo inteiro, driblou o goleiro e abriu o marcador em grande estilo. Sem exagero, o gol lembrou o gol do Maradona contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986, tamanha a beleza. Nem ele acreditou no que tinha acabado de fazer.





Momento de um jogo que foi bem abaixo da média


A alucinada comemoração no gol de Robert, um dos mais bonitos que já vi em um estádio


Dentro de campo, os atletas malharam a bola como se fosse o Judas. Fora, a molecada levou o próprio para apanhar bastante no Sábado de Aleluia

O placar de União Mogi 0-2 Atlético Guaratinguetá foi justo. Saber que saíram dois gols em um jogo tão fraco foi a maior vitória possível e com isso saímos felizes do Nogueirão. Sem tempo a perder, pegamos a estrada com destino ao ABC Paulista ver dois times disputando vaga na semifinal da Série A3. Mal sabíamos que a terceira partida do dia também seria muito ruim.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: União Mogi 0x1 Atlético Guaratinguetá

Ficha Técnica: União Mogi 0x2 Atlético Guaratinguetá

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário