sábado, 8 de janeiro de 2022

Grêmio derrota o Castanhal em Jaú e se classifica

Texto e fotos: Fernando Martinez


Terminada a preliminar no Estádio Zezinho Magalhães, os vencedores da primeira rodada do Grupo 10 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, edição 2022, entraram em campo. Grêmio e Castanhal jogaram para saber quem praticamente se garantiria na segunda fase com uma rodada de antecedência.

O tricolor gaúcho, atual vice-campeão do torneio, venceu o Mixto por 2x0 e estreou bem apesar de não ter feito uma apresentação de encher os olhos. Já os paraenses surpreenderam e derrotaram o XV de Jaú pela contagem mínima. Essa foi a primeira vitória do Castanhal na história da Copinha em sua segunda participação. Eles vieram à São Paulo credenciados pelo título do estadual da categoria de 2018.

O glorioso Japiim da estrada já estava na minha Lista desde 2001, quando o vi em ação jogando em Campinas contra a Ponte Preta. O confronto, válido pela Copa do Brasil daquele ano, teve uma estrondosa goleada a favor da Macaca por 8x1 com direito a quatro gols (e um pênalti perdido) do atacante Washington. Assim como o Mixto na peleja que abriu a jornada, 21 anos separam as duas vezes que vi as longínquas equipes ao vivo.




Legal poder fazer a foto oficial do Castanhal na segunda vez que os vi ao vivo. Na sequência também tem a do Grêmio e a do quarteto de arbitragem e os capitães. Detalhe: as duas imagens com apenas os 11 titulares, como deveria ser

Boa parte dos presentes se mandou após o empate quinzista contra os mato-grossenses. Quem ficou e não era gremista torceu, claro, pelo time paraense. Da minha parte estava tudo bom, estava tudo bem, mas realmente, realmente eu preferia ver uma partida com gols. Foi um privilégio enorme estar no Zezinho Magalhães, porém dois 0x0 em sequência não é algo que encha os olhos.

Sob uma iluminação que me surpreendeu positivamente (esperava uma escuridão monstra, mas até que consegui salvar boas imagens), vi um primeiro tempo equilibrado e bem disputado. O Castanhal colocou as manguinhas de fora e chegou a criar bons momentos. Aos poucos o Grêmio foi se soltando e abriu o placar - ufa! - aos 33. Kauan Kelvin (!) iniciou e concluiu a jogada do gol.

O Castanhal tentou o empate e ele quase aconteceu. Por sorte o arqueiro gremista salvou. No intervalo, como já tinha visto três tempos perto do relvado, resolvi assistir a segunda etapa das cabines, local em que o trio Mário, Sérgio e Caio estava desde o início da jornada. Cabine bem ajeitada com a maravilhosa visão da cidade de Jaú. É um dos estádios mais legais do interior mesmo, não há nenhuma dúvida.







A iluminação da casa do XV de Jaú não é ruim e consegui salvar boas imagens do primeiro tempo. Na quinta, o lance do primeiro gol, marcado por Kauan Kelvin

Lá no gramado a coisa melhorou e as duas equipes desfilaram grandes lances para os poucos presentes. O Grêmio foi mais incisivo, porém o Castanhal também chegou perto do gol. A melhor oportunidade foi do tricolor aos 33 minutos. O camisa 4 Gustavo Marins acertou um chutaço ainda do seu campo em direção à meta paraense. Caprichosamente a bola quicou na pequena área e não entrou por poucos centímetros. Foram três ou quatro segundos em que todo mundo torceu pelo gol do Grêmio. Uma pena.






Do alto, momentos do tempo final entre Castanhal e Grêmio. Na última foto, Gustavo Martins e companhia comemoram o segundo gol

Aos 43 não deu chabu e os gaúchos fecharam o placar. Cuiabano cobrou escanteio e o zagueiro Gustavo Martins - sim, a defesa gremista é composta pela dupla Gustavo Martins e Gustavo Marins... cadê os apelidos? - cabeceou firme e ampliou. O Castanhal 0-2 Grêmio acabou sendo um resultado justo e coloca o tricolor na segunda fase. O time preto e amarelo se garante com um triunfo simples em cima do Mixto.

Foram dois jogos, dois gols e a realização de um sonho antigo de acompanhar uma partida no Zezinho Magalhães. Valeu demais a pena. Como a viagem era bate-volta, saímos rapidinho da cancha para pegar a estrada. Foram cerca de quatro horas no gás até chegar na capital são e salvo. Só que nem deu tempo de dormir direito, já que na sexta tinha rodada dupla perto com outro time novo. Descanso? Só na segunda fase.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Castanhal 0x2 Grêmio

Em breve
_________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário