sexta-feira, 11 de junho de 2021

Boa estreia corintiana no Brasileiro de Aspirantes

Texto e fotos: Fernando Martinez


Poucos se tocaram (se bobear nem a CBF), mas na quinta-feira teve início a quinta edição do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Em uma tarde fria, com garoa e bastante nublada, fui ao Estádio Alfredo Schurig apreciar de perto aquele clássico maroto entre Corinthians e Santos. Terceira vez que ambos se encontram na história do torneio e nas duas anteriores o Timão venceu também jogando na capital.

São 16 os participantes do nacional sub-23 e a fórmula é a mesma do ano passado. Dois grupos com oito times, confrontos de chave contra chave e os quatro melhores de cada uma se garantindo na segunda fase. Aí teremos dois grupos de quatro equipes e os dois primeiros estarão na semi. No ano passado a decisão foi sui generis: Ceará x Vila Nova/GO com título do alvinegro.

Criado em 2017 pela CBF, o certame de Aspirantes até hoje teve um total de 32 participantes. Em 2021 apenas o Cuiabá é estreante. O Corinthians disputa pela terceira vez enquanto o Peixe é um dos três clubes que jogaram todas as edições junto com Coritiba e Grêmio. Além da conquista do Ceará em 2020, Internacional, em 2017/2019, e o São Paulo, em 2018, foram os outros campeões. Detalhe: nenhum dos dois disputou a competição nos últimos anos.

Estava uma temperatura perfeito e o único senão foi que agora resolveram mudar a entrada de imprensa no Parque São Jorge. A entrada agora é no “portão do Tamboré”, quase na Marginal Tietê. Bom para quem está de carro, péssimo para que chega a pé como eu. Algo natural pensando que nunca ajudam, só dificultam. Enfim, consegui me credenciar ainda no lugar antigo na base do argumento e logo estava na parte coberta.



O time posado do Corinthians com todo mundo junto e os capitães com o quarteto de arbitragem

O maior destaque da tarde provavelmente estava no banco de reservas corintiano. Tivemos a estreia do glorioso Danilo Gabriel de Andrade, ou "Zidanilo" para os mais íntimos. Um dos maiores colecionadores de títulos no futebol brasileiro no Século 21 se aposentou há pouco e agora é o técnico do time sub-23 do mosqueteiro. Uma boa aposta da diretoria corintiana com um dos maiores ídolos dos anos 2010. Se vai dar resultado, temos que esperar. Mas sem dúvida é uma boa aposta.

Posso dizer que a impressão foi bastante positiva. O Corinthians foi bem e, apesar de alguns passes errados e certa afobação nas conclusões, conseguiu um resultado positivo muito importante. O triunfo começou a ser construído aos 20 minutos em chegada pela direita. A pelota foi cruzada, a zaga não afastou e dois corintianos não conseguiram finalizar. Por sorte a bola foi espirrada e sobrou livre para Reifit, no meio da área, tocar na saída de Diógenes e abrir o marcador.


O agora técnico Danilo fez sua estreia no banco de reservas do sub-23 corintiano






O primeiro tempo foi pouco movimentado e teve o Corinthians um pouco mais perigoso

O Santos pouco fez na busca pelo empate e, tirando duas chances no final com Rwan aos 42 e Fernando aos 44, nada aconteceu. O Timão não chegou próximo do campo ofensivo adversário e a etapa inicial se encerrou com o 1x0. No segundo tempo o Peixe melhorou e fez a zaga paulistana trabalhar. Os dianteiros santistas mostraram serviço e empataram a peleja aos quinze. Fernando - dono de um belo nome - cruzou da esquerda e Matheus Moraes cabeceou no canto de Filipe.

Com o 1x1 e precisando atacar se quisesse voltar a ter vantagem, o Corinthians se encontrou e dominou as ações até o fim. O goleiro Diógenes fez pelo menos duas ótimas defesas, além de momentos bons com Rafael Bilu aos 21 e 26 minutos. Aos 32 saiu o segundo tento paulistano. Du Queiroz avançou pela direita e cruzou. A bola foi tocada para trás no primeiro pau e Warian, vindo na corrida, completou de cabeça no canto esquerdo. O terceiro quase saiu por duas vezes, porém no fim, o placar se manteve no Corinthians 2-1 Santos.






O Santos voltou melhor no tempo final e deixou tudo igual, mas o Corinthians teve forças para fazer o segundo e ganhar na estreia

A vitória do escrete mosqueteiro os deixou na vice-liderança posição do Grupo A após a rodada inicial. O ponteiro é o Ceará por causa do 3x0 aplicado no Bragabull. No Grupo B, três líderes: Avaí, Fortaleza e CRB. A próxima jornada será dia 17. O Timão visita o RBB enquanto os santistas recebem o Ceará. A primeira fase do Brasileiro de Aspirantes termina em 5 de agosto.

Se tudo permitir, volto à Fazendinha na tarde de sábado com outra cobertura na pauta, desta vez pelo Brasileiro sub-17. Sem campeonatos da FPF até agosto, temos que assistir tudo que pintar da CBF.

Até lá!

_____________

Ficha Técnica: Corinthians 2x1 Santos

Local: Estádio Alfredo Schürig (São Paulo); Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos/SP; Público e renda: Portões fechados; Cartões amarelos: Luan, Du Queiroz, Warian; Gols: Reifit 20 do 1º, Matheus Moraes 15 e Warian 32 do 2º.
Corinthians: Filipe; Igor Formiga, Igor Morais (Léo Paraíso), Felipe Torres e Luan; Du Queiroz, Gabriel (Emerson), Warian e Rafael Bilu; Matheus Matias (Matheus Melo) e Reifit. Técnico: Danilo.
Santos: Diógenes; Sandro, Gustavo Moreira, João Cubas e Jhonnathan; Felipe de Carvalho, Victor Braga e Lucas Henrique (Matheus Moraes); Alexandre Tam (Victor Yen), Rwan (Antônio Mikael) e Fernando (Wellington). Técnico: Edinho.
._________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário