quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Cuiabá vence o Oeste e volta ao G4 da Série B

Texto e fotos: Fernando Martinez


Quando o Campeonato Brasileiro da Série B começou no meio de um dos piores períodos da pandemia, eu tinha a certeza de que não veria nenhum jogo do torneio pois o credenciamento ficou super restrito. Aí pintou o auxílio luxuoso do "amigo do JP" Luciano Claudino e finalmente pude fazer a minha estreia. Não poderia esperar outra coisa do maior fotógrafo de Campinas e região. Na pauta, o encontro entre Oeste e Cuiabá na Arena Barueri pela 29ª rodada.

Matematicamente o clube paulista ainda não foi rebaixado, mas é certo que isso irá acontecer. Já dava para ter uma ideia desde a horrenda e catastrófica performance no primeiro turno: uma vitória, quatro empates e assustadoras 15 derrotas. No segundo melhorou um pouco, só que o cenário de terra arrasada deixa como única dúvida quando a queda será confirmada. A partir de 2021 vai ficar complicado ver de perto a Série B.


Se em jogo de divisão menor já não está rolando, imagina em jogo de campeonato nacional. Não teve foto posada, só a imagem tradicional dos capitães e trio de arbitragem

O Cuiabá por sua vez luta pelo acesso desde o começo do certame. Os mato-grossenses ocupavam a sexta posição e um triunfo contra o lanterna era obrigação. É fato que tem vários times legais querendo uma vaga na Série A do ano que vem e torço pelo sucesso do Dourado e do Sampaio Corrêa. Ah, vale lembrar tinha visto o escrete verde e amarelo apenas uma vez, em 2017. Foi em Campinas, no empate seguido de vitória nos pênaltis que eliminou a Ponte Preta da Copa do Brasil daquele ano.

Fez calor em Barueri e, de boa na arquibancada superior, acompanhei uma partida em que o onze local começou melhor e não deu espaços ao adversário. Não que isso tenha se traduzido em bons ataques, longe disso, mas pelo menos equilibraram as forças. O grande problema é que quando a fase está ruim geralmente as coisas não vão muito bem. Na primeira boa chegada dos visitantes, o marcador foi inaugurado. Felipe Marques tocou em profundidade, Elton recebeu e bateu na saída de Caíque França. Cuiabá 1x0.





Lances do primeiro tempo entre Oeste e Cuiabá

Antes do intervalo os cuiabanos por pouco não ampliaram a vantagem quando Pierini chutou da entrada da área e a finalização tirou tinta da trave depois de desvio em Luanderson. O Oeste tentou, e sem conseguir assustar o arqueiro João Carlos desceu aos vestiários com a derrota parcial nas costas. A rapaziada comandada pelo técnico Roberto Cavalo retornou ao gramado mostrando bastante força de vontade.

O Dourado se segurou na defesa e viu os donos da casa criarem o melhor momento aos 24 minutos. Pedrinho recebeu passe de Fábio e mandou a bicuda. Caprichosamente a pelota acertou a trave. Com a estrela em dia, os visitantes, que até então não tinham atacado na etapa final, marcaram pela segunda vez aos 31. Yago chutou, Luanderson desviou e o rebote ficou nos pés de Jenison. O camisa 18 só teve o trabalho de completar.

O jogo deu uma caída após o 0x2 e o que chamou a atenção foi um belíssimo arco-íris que brilhou no céu de Barueri. Confesso que deixei de acompanhar o que estava rolando no gramado e fiquei de olho no fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotículas de água suspensas no ar (valeu, Wikipedia). JP também é cultura, amiguinhos.





Mesmo tendo melhorado em relação ao primeiro turno, o Oeste certamente não vai conseguir fugir do rebaixamento. O 0x2 deixa os paulistas mais próximos da Série C e o Cuiabá pensando cada vez mais na Série A


O belíssimo arco-íris que pintou no céu de Barueri no decorrer do segundo tempo

O placar final de Oeste 0-2 Cuiabá, combinado com as derrotas de Juventude e Sampaio, recolocaram a agremiação do Centro-Oeste no G4, especificamente na terceira posição. Faltando nove rodadas, eles disputarão o acesso até o fim. O rubrão permanece (e nada irá mudar a situação) no último lugar a caminho da Série C. Na sexta receberão o ameaçado Vitória.

Até a próxima!

_________________________

Ficha Técnica: Oeste 0-2 Cuiabá

Local: Arena Barueri (Barueri); Árbitro: Adriano Barros Carneiro/CE; Público e renda: Portões fechados; Gols: Elton 27 do 1º e Jenison 31 do 2º.
Oeste: Caíque França; Matheus Rocha (Eder Sciola), Vitor Lisboa, Luanderson e Salomão; Maurício (Bruno Lopes), Yuri, Caio Vinícius (Luan) e Léo Ceará (Kauã Jesus); Fábio e Pedrinho. Técnico: Roberto Cavalo.
Cuiabá: João Carlos; Lucas Ramon, Ednei, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Gabriel Pierini, Rafael Gava (Nenê Bonilha) e Felipe Marques (Maxwell); Elton (Jenison) e Marcinho (Yago). Técnico: Allan Aal
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário