sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Efemérides Futebolísticas: 29 de setembro

Fala pessoal!

Prestes a começar um final-de-semana extremamente sem jogos, em virtude das eleições (isso atrapalha muito a nossa agenda futebolística), vamos com mais uma série de geniais EFEMÉRIDES FUTEBOLÍSTICAS, sempre fornecidas pelo Denis Haddad. Aqui vão eventos futebolísticos de 29 de setembro, com referências a 28 e a 30 de setembro:

- 28 de setembro de 1930 - domingo - Campeonato Paulista - Parque São Jorge - Corinthians 8 x Ipiranga 0. No primeiro tempo, o Corinthians vencia por apenas 2x0.
- 28 de setembro de 1952 - domingo - Campeonato Paulista - Rua Javari - Comercial, da Capital, 1 x Portuguesa de Desportos 3.
- 30 de setembro de 1928 - domingo - Campeonato Carioca - campo do Andaraí, na Vila Isabel - Andaraí 4 x São Cristóvão 6.
- 30 de setembro de 1964 - quarta-feira à noite - Campeonato Carioca - Rua General Severiano - Bangu 0 x São Cristóvão 0, com 1.025 pagantes.
- 30 de setembro de 1970 - quarta-feira à noite - amistoso - Maracanã - Brasil 2 x México 1, com 139.336 pagantes.

E, agora, 29 de setembro:

- 29 de setembro de 1912 - domingo - Copa da Noruega - Start 2 x Fram 9. Na mesma data, pelo Campeonato Carioca de Segundos Quadros, nas Laranjeiras, Fluminense 0 x América 5.
- 29 de setembro de 1918 - domingo - Campeonato Austríaco - Rudolfshugel 7 x Simmering 2.
- 29 de setembro de 1929 - domingo - Campeonato Paulista da APEA -estádio da Rua Barão Geraldo, em Campinas - Guarani 3 x Ipiranga 1.
- 29 de setembro de 1935 - domingo - Campeonato Carioca da Liga de Futebol do Rio de Janeiro - Laranjeiras - Fluminense 9 x Modesto 0.
- 29 de setembro de 1938 - quinta-feira à noite - Campeonato Paulista - Vila Belmiro - Santos 7 x Lusitano 1.
- 29 de setembro de 1946 - domingo - Campeonato Paulista - Pacaembu - São Paulo 2 x Corinthians 1, com 49.831 pagantes.
- 29 de setembro de 1951 - sábado - Campeonato Paulista - Rua Javari - Juventus 4 x Radium 3. Até os 45' do primeiro tempo, o Radium vencia por 3x1.
- 29 de setembro de 1963 - domingo - Campeonato Paulista - Morumbi - São Paulo 5 x Jabaquara 2, com 3.428 pagantes. O São Paulo chegou a estar vencendo por 5x0, tendo sido essa a última partida oficial entre essas equipes, devido ao rebaixamento do Jabaquara no final do campeonato daquele ano.
- 29 de setembro de 1966 - quinta-feira à noite - Campeonato Paulista da Primeira Divisão de Profissionais (Divisão de Acesso) - Rua Comendador Souza - Nacional 0 x Paulista 0.
- 29 de setembro de 1974 - domingo - Campeonato Paulista - Pacaembu - Corinthians 1 x Santos 0, com 66.871 pagantes. Foi a última partida de Pelé no Pacaembu, sendo que havia uma expectativa de que ele faria, nessa ocasião, sua despedida do futebol. Por conta disso, a hoje extinta TV Tupi colocou uma câmera exclusivamente sobre ele, cobrindo todos os seus movimentos em campo.
- 29 de setembro de 1985 - domingo - Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Profissionais - Estádio Ulrico Mursa - Portuguesa Santista 1 x Nacional 1, com 2.133 pagantes.
- 29 de setembro de 1991 - domingo - Campeonato Carioca - Laranjeiras - Fluminense 0 x América 0, com 6.276 pagantes.
- 29 de setembro de 1996 - domingo - Campeonato Brasileiro da Série C - Rua Javari - Juventus 4 x Barra Mansa 2. Foi a última partida profissional do time do estado do Rio.
- 29 de setembro de 1999 - quarta-feira - Campeonato Brasileiro da Série C - Rua Javari - Juventus 1 x Bangu 1.
- 29 de setembro de 2002 - domingo - Campeonato Brasileiro - Morumbi - Corinthians 2 x São Paulo 2, com 49.231 pagantes.
- 29 de setembro de 2004 - quarta-feira - Campeonato Brasileiro - Estádio Nelson Medrado Dias, em Parananaguá - Paraná 2 x Vasco da Gama 1, com 12.747 pagantes.

Tentar imaginar um jogo numa quinta-feira à noite na Comendador Souza é algo único. O dia que ganhar na mega-sena vou bancar a volta da iluminação no Nacional e também na Javari, torçam por mim! E legal também é relembrar do grande Juventus e Barra Mansa, em 1996. Foi nesse jogo que conheci o Jurandyr, o Victor e o Mílton, apresentados pelo Estevan. Eu fui o sexto integrante do JP a entrar no lance de joguinhos perdidos por aí. Faz muito tempo.

Até mais

Fernando

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Assassinando a bola no Morumbi

Opa,

Rapidinho, rapidinho, e só para constar, vamos aqui com o post de um dos 10 piores jogos que já vi num campo de futebol na minha vida. Na última quarta-feira, eu, o Mílton e o Jurandyr fomos até o frio e distante Morumbi, num horário assustador e ridículo, para conferir mais um jogo da Copa Sul-Americana. Dessa vez, o que nos tirou de casa foi a chance de ver um time raríssimo para a Lista, então acompanhamos o jogo entre o Corinthians e o Lanús.

Jogo dez da noite é ridículo, e ainda mais quando os times não entram em campo é pior ainda. O jogo foi algo de assustador de ruindade. No primeiro tempo a maior emoção na cadeira amarela (aonde fiquei) foi tentar achar um saleiro para salgar minha pipoca, que estava horrorosa. Apreensão na cadeira até a chegada de um providencial pipoqueiro. Tirando isso, nada demais.


Escanteio no jogo entre Corinthians e Lanús. Foto: Fernando Martinez.

No intervalo o Orlando nos ligou e avisou do desastre barueriense na Série C, para melhorar ainda mais a noite. No segundo tempo até que o Corinthians voltou menos pior, mas mesmo assim não jogou nada. Sussurros e gemidos eram ouvidos nas geladas galerias do Morumbi, assustando até os morcegos por lá.


Os dois times assassinando a bola no Morumbi. Foto: Fernando Martinez.

Com lances bisonhos, ridículos, péssimos, o jogo não poderia ter outro placar: Corinthians 0-0 Lanús. Em quase 1.100 jogos no campo, esse está entre os 10 piores da minha vida. Jogo sem chute à meta não dá, mas pelo menos matamos o Lanús, em sua segunda viagem ao Brasil para jogos oficiais.

Depois ainda fomos voltando às respectivas casas, e eu tive o dom de chegar aqui mais de uma da manhã, graças ao péssimo e horroroso horário das 10 da noite. Dinheiro é tudo na vida mesmo, danem-se os torcedores!

Nesse final de semana tem coisa boa acontecendo com o JP!

Abraços

Fernando

Juventus no CT Pão-de-Açúcar

Olá!

Já com algum atraso, devido a importância dos posts anteriores, publico aqui um joguinho perdido que assistimos na última terça-feira. Junto com o Jurandyr (curtindo suas férias), o David, o Natal e o Milton. Até que um bom número de integrantes do JP para presenciar a partida Juventus x Rio Preto, pelo Campeonato Paulista sub-20 da Primeira Divisão. Agora, como estamos sendo mais bem tratados lá pelas bandas do CT Pão-de-Açúcar, fiz as fotos oficiais da partida.


C.A. Juventus (sub-20) - São Paulo / SP. Foto: Emerson Ortunho.


Rio Preto E.C. (sub-20) - São José do Rio Preto / SP. Foto: Emerson Ortunho.


Trio de arbitragem formado pelo árbitro Michel Douglas dos Santos e os assistentes Andreval de Jesus Monteiro e Wendel Almeida da Silva, com os capitães das equipes. Foto: Emerson Ortunho.

O primeiro tempo do jogo foi muito fraco, ninguém criou nada, acho que como os jogadores só estão acostumados a treinar nas terças, foi esse o ritmo do jogo. Com isso o 0 a 0 foi inevitável.


Jogadores esperam a bola chegar na partida Juventus x Rio Preto. Foto: Emerson Ortunho.

Na segunda etapa tudo mudou... Que nada, tudo permaneceu como estava, numa sonolência só, dando margens para o integrantes do JP alguns temas de suma importância que estavam pendentes. Pra não dizer que ninguém fez nada, no final da partida o Rio Preto deu um certo aperto no Juventus, obrigando o goleiro dos grenás a fazer pelo menos duas boas defesas.


Jogador do Juventus tenta recuperar a bola. Foto: Emerson Ortunho.

Final de jogo: Juventus 0 x 0 Rio Preto. Incomoda bastante ver uma garotada nova fazendo um futebol burocrático. Será que eles pensam que vão chegar em algum lugar com isso?

Abraços!

Emerson

terça-feira, 26 de setembro de 2006

JP em Belford Roxo (parte 2 de 2)

Opa,

Desculpem a demora, mas uma gengiva inchada me impediu de aparecer aqui antes no dia de hoje. Sem demora, agora é a vez do post sobre o segundo jogo do último domingo. Na mesma Belford Roxo e no mesmo Estádio José de Alvarenga, o JOGOS PERDIDOS teve a honra de curtir mais um jogo do Campeonato Carioca da Terceira Divisão, agora com a partida entre Heliópolis AC e o EC Iguaçu.


Escudinhos dos times que nos proporcionaram a segunda partida em Belford Roxo: Heliópolis e Iguaçu. Fotos: Fernando Martinez.

Já era um sonho antigo ver uma partida do Heliópolis, coisa que só o Emerson tinha conseguido até hoje. E o legal desse jogo foi poder ver uma partida do time de Nova Iguaçu. A equipe foi fundada em 1912 (!), e parou com o futebol nos anos 50. Só agora em 2006 o time volta ao futebol, e disputa seu primeiro campeonato profissional. Fantástico! Esperamos que tenha vindo para ficar. E como sempre, agora seguem as fotos dos times posados:


Heliópolis AC - Belford Roxo/RJ. Foto: Fernando Martinez.


EC Iguaçu - Nova Iguaçu/RJ. Foto: Fernando Martinez.


Os capitães dos times, junto com o árbitro Ozaías Bello e os auxiliares Jaílson da Costa e Alexandro Quaresma. Foto: Fernando Martinez.

Na arquibancada pudemos conferir torcidas animadíssimas para as duas equipes, e elas foram presenteadas com um belo jogo de futebol. O Iguaçu começou melhor o primeiro tempo e ficou mais dentro da área do time da casa. Perdeu algumas boas chances e como castigo acabou tomando dois gols idênticos do time do Heliópolis: atacante saindo sozinho da frente do goleiro e a bola só sendo desviada de mansinho. Com dois a zero no placar, o bom time do Heliópolis só passou a admiistrar o jogo.


Quase sem ver o começo do jogo, Emerson, Cláudio, Estevan, Fernando, David e Humberto conversam sobre tudo e todos no alambrado do Estádio José de Alvarenga. Foto: Membro da comissão técnica do EC Nova Cidade (obrigado!).

Durante o resto do primeiro tempo o time alvinegro tentou buscar algum golzinho para ajudar no decorrer do jogo, mas quem acabou marcando novamente foi o Heliópolis. Em jogada confusa, o alvi-azul marcou o terceiro e praticamente selou a sorte da partida. E com a vitória parcial de três gols de diferença o jogo foi para o intervalo.


Jogadores do Heliópolis e do Iguaçu observam a bola, em lance disputado no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

No intervalo fomos buscar algum bar perto do estádio para curtir o famoso refrigerante "Mineirinho", que só é vendido naquela região. Eu nunca tinha provado essa droga alucinógena, mas posso dizer agora que está devidamente aprovado com o selo JP de qualidade. Me aproveitando disso, já encomendei um estoque de contrabando do refrigerante para São Paulo. Os paulistas merecem essa delícia.


Lance disputado no bom primeiro tempo da partida. Foto: Estevan Mazzuia.


Membros da comissão técnica do Nova Cidade com o torcedor mais antigo do clube, o senhor Júlio Lourenço. Ao lado, mais um momento dos comerciais JP para o delicioso refrigerante "Mineirinho", agora com o Estevan. Fotos: Estevan Mazzuia e Fernando Martinez.


Um aviso fantástico indicando a exata localização do banheiro "femenino" no estádio. E a mais fantástica ainda Kombi citada no aviso. Fotos: Fernando Martinez. [220411]

O segundo tempo foi bastante disputado e com um panorama bastante evidente: o Iguaçu ao ataque e o Heliópolis se lançando nos contra-ataques. Mas o tempo passava e o ataque do Iguaçu desperdiçou muitas chances para fazer o seu golzinho e talvez assustar os mandantes. Só depois dos 30 minutos o alvinegro chegou ao seu gol, com o atacante Madureira. Mesmo assim não adiantou tanto, já que minutos depois o placar foi finalizado pelo atacante Berger, que marcou um belo gol em bola enfiada em profundidade.


Tentativa de contra-ataque para os donos da casa, em segundo tempo de nível técnico bom. Foto: Fernando Martinez.


Genial arquibancada do estádio do Heliópolis Atlético Clube. Foto: Fernando Martinez. [220411]

Final de jogo: Heliópolis 4-1 Iguaçu. Bela vitória dos donos da casa e grande resultado com saldo de gols. Mas os dois times estão de parabéns pelo futebol apresentado e podemos dizer que esse grupo está bastante equilibrado e todos os times possuem boas chances de classificação á próxima fase.

Depois da partida foi a vez de voltarmos à estrada rumo à capital bandeirante. Isso eram cinco da tarde, e se levarmos em conta os 400 quilômetros que separam as duas capitais, levaríamos até cinco horas para chegar aqui. Mas como a "Jovem Guarda" do JP é mais descolada, levamos quase oito horas para chegar aqui. Paradas em vários postos de gasolina para ir no banheiro, beber algo ou simplesmente conversar e uma parada estratégica num posto em Itatiaia para degustação de um belo churrasco... valeu a pena, foram oito horas geniais!


Um momento de prazer e confraternização do JP: todos desfrutando um belo churrasco na cidade de Itatiaia/RJ. Mais uma vez o sentimento de dever cumprido tomara conta da noite. E valeu para comemorarmos a passagem da barreira dos 300 times vistos para o Estevan. Foto: Copo da mesa ao lado.

Valeu a pena, e como disse acima, mais uma vez ficamos com o sentimento de dever cumprido. Espero que possamos voltar em breve à fabulosa Terceirona Carioca, assim como em mais campeonatos surreais por aí... e novidades aparecerão em breve!

Até lá

Fernando

JP em Belford Roxo (parte 1 de 2)

Opa,

No último domingo, para voltar em grande estilo aos campos de futebol, após quase duas semanas radicado no Mundial Feminino de Basquete, a "Jovem Guarda" do JOGOS PERDIDOS (Estevan, Fernando, Emerson e David) promoveu uma viagem fantástica ao desconhecido. É pessoal, nós saímos de São Paulo às seis da matina rumo à cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, para acompanhar uma rodada dupla inigualável do Campeonato Carioca da Terceira Divisão.


A equipe do JP convocada para mais uma viagem mágica e misteriosa posa na fronteira entre São Paulo e Rio de Janeiro. David, Estevan, Emerson e Fernando na placa indicando a cidade de Queluz. Foto: Placa de trânsito.


JP chegando na cidade de Belford Roxo. Foto: Fernando Martinez. [220411]

Chegamos na cidade por volta das onze e meia da manhã e já fomos direto procurar o estádio do glorioso Heliópolis AC, aonde a rodada dupla seria disputada. Conferindo a beleza feminina do local, chegamos no Estádio José de Alvarenga e fomos extremamente bem recebidos pela diretoria do clube. Aliás, deixamos aqui um grande obrigado à todos eles. Nesse meio tempo ainda almoçamos e pudemos também conferir a boa estrutura do clube no local.


Escudinhos das equipes para o primeiro jogo do dia: Rio-São Paulo e Nova Cidade. Fotos: Fernando Martinez.

Mas o mais importante era o jogo, e o primeiro do dia foi uma partida entre o EC Rio-São Paulo e o EC Nova Cidade, aquele mesmo que jogou a primeirona do Carioca no final dos anos 80. Com o sonho realizado de vermos os times entrando em campo. E, como sempre, as fotos dos times posados e do trio de arbitragem seguem abaixo:


EC Rio-São Paulo - Rio de Janeiro/RJ. Foto: Fernando Martinez.


EC Nova Cidade - Nilópolis/RJ. Foto: Fernando Martinez.


O árbitro Marcelo Correia de Lima, junto com os auxiliares Sidney Costa e eduardo Couto, posam com os capitães dos times para o JP. Detalhe que o capitão do Nova Cidade, o jogador Sinésio, é também o presidente do time. Foto: Fernando Martinez.

Vale registrar que o Rio São Paulo, diferente do que achávamos, é um time antigo, fundado em 1952 e que está jogando profissionalmente agora. Já o Nova Cidade está voltando depois de dez anos parado e também faz um projeto social importante, desenvolvido pelo atacante-presidente Sinésio e pelo meia direita-diretor Júnior. Parabéns à eles!


Genial troca de flâmulas entre os capitães do Rio-São Paulo e do Nova Cidade. Cadê os times paulistas com essa tradição fantástica? Foto: Fernando Martinez.

Devidamente instalados na arquibancada, já que a chuvinha nos afastou do gramado, pudemos assistir um belíssimo jogo de futebol. Com certeza um dos melhores 10 jogos que assisti nesse ano. Logo no começo, o time alvi-negro teve a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti. Mas com a cobrança telegrafada, o goleiro do Nova Cidade fez a defesa. Mas depois dessa chance, o jogo ficou completamente aberto, com os dois times perdendo chances fantásticas. Os goleiros trabalharam perfeitamente e o jogo acabou indo para o intervalo sem a abertura do placar.


Pênalti perdido logo no comecinho de jogo para o time do Rio-São Paulo. Foto: Fernando Martinez.


Chance perigosíssima para o time do Nova Cidade, defendida pelo bom goleiro dos donos da casa. Foto: Fernando Martinez.

No intervalo ficamos conversando com dois amigos do JP perdidos por lá: o Cláudio Burger, vascaíno licenciado e amante do futebol "perdido" do Rio, nos deu o prazer da sua presença no José de Alvarenga. E também o Humberto, pesquisador do futebol do Rio e que está escrevendo um livro com a história de todos os times do Rio. Esperamos que a obra saia mesmo, para já garantirmos nosso exemplar.


Disputa de bola entre os jogadores dentro da área. Foto: Fernando Martinez.

O segundo tempo voltou então como o primeiro, com o jogo franco e com chances para os dois lados. de novo os atacantes paravam nas boas defesas dos goleiros ou então em algum detalhe que fizesse com que eles acabassem perdendo a oportunidade de abrir o marcador. Essa foi a tônica geral da segunda etapa. Mas mesmo sem gols (coisa que não suporto), o jogo foi realmente bom, muito melhor do que partidas de times grandes por aí no Brasileiro.


Mais um detalhe exclusivo do jogo entre Rio-São Paulo e Nova Cidade. Foto: Fernando Martinez.


Mais um ataque do Nova Cidade no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez. [220411]

Mas no final o jogo acabou mesmo em Rio-São Paulo 0-0 Nova Cidade. Pelo futebol apresentado, sentimos que os times tem boas chances de classificação à próxima fase, mesmo sendo um grupo bastante equilibrado. Mas isso foi o começo, já que a segunda partida do dia reunia os outros dois times desse grupo. Mas isso fica para o próximo post.

Até

Fernando

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Vitória andreense em cima do Taquaritinga no sub-20

Oi, pessoal!

Hoje foi um dia especial para mim, pois há exatamente um atrás me casei. Para começar o dia fui a Igreja para a agradecer a Deus a benção. Saindo da igreja, corri para Barueri para ver o jogo da série C do Grêmio Barueri, cujo o post já está no ar, e essa foi a segunda alegria do dia, pois pude ir acompanhado dos amigos do JP. Bom, depois do jogo corri novamente para casa, podendo assim almoçar com minha querida esposa Iara. O almoço foi meio rápido, precisamente 30 minutos, pois precisei partir solitário para Santo André onde pude acompanhar uma partida pelo Campeonato Paulista sub- 20 da 1ª divisão.

O jogo foi entre Santo André e Taquaritinga. O time andreense faz grande campanha nesse campeonato e venceu a primeira partida que realizou na segunda fase. Já o time interiorano perdeu seu primeiro jogo em casa e precisava desesperadamente da vitória. As campanhas foram determinantes na partida e a equipe da casa dominou completamente o jogo no primeiro tempo e grande parte da etapa final.


Ataque perigoso do time andreense, em jogo contra o Taquaritinga. Foto: Jurandyr Junior.


Mais uma bela chance do time de Santo André, contra o CAT. Foto: Jurandyr Junior.

O CAT teve uma produção muito baixa na partida e não rendeu o que se esperava para tentar melhor sorte no jogo. Com as cartas na mesa, o resultado não poderia ser outro senão a fácil vitória do Ramalhão. Final de jogo: Santo André 3-0 Taquaritinga. O time azul continua com sua bela campanha, rumo à vôos mais altos ainda nesse sub-20.

Terminada a partida, pude levar a Iara para um merecido jantar a luz de velas, pois afinal o dia foi especial.

Abraços à todos!

Jurandyr Junior

JP na manhã fria de Barueri

Olá,

Depois de mais de um mês, voltei a acompanhar uma partida do Campeonato Brasileiro da Série C, sendo que dessa vez fui até a cidade de Barueri no Estádio Municipal da Vila Porto e, junto com o Sr. Natal, Jurandyr e Mílton, acompanhei ao jogo Grêmio Barueri x J. Malucelli da cidade de São José dos Pinhais/PR, que valeu pela quarta rodada da terceira fase da competição. Como sempre, começo apresentando as equipes e a arbitragem nas fotos abaixo:


Grêmio Recreativo Barueri - Barueri/SP. Foto: Orlando Lacanna.


J. Malucelli Futebol S/A. Foto: Orlando Lacanna.


O árbitro Marcelo Venito Pacheco (RJ), os auxiliares Marco Aurélio do Santos Pessanha (RJ) e José Orlando H. Soares (RJ) e o quarto árbitro Otávio Corrêa da Silva (SP) posam para o JOGOS PERDIDOS. Foto: Orlando Lacanna.

Apesar da temperatura fria, a partida começou quente, com as duas equipes se lançando ao campo de ataque, tornando o jogo bem movimentado e emocionante. Nessa toada, logo aos 9 minutos, o avante Pedrão abriu o placar a favor do Grêmio Barueri.


Lance do primeiro gol do GRB, ainda no primeiro tempo da partida. Foto: Orlando Lacanna.

O time paranaense não se abateu e, logo conseguiu o empate, aos 19 minutos através de um gol de cabeça de Willian. Após o empate, a partida continuou repleta de lances perigosos e, o segundo gol poderia acontecer a qualquer momento para uma ou outra equipe, porém não foi isso o que aconteceu e o placar de 1 a 1 acabou prevalecendo até o final do primeiro tempo.


Ataque do time paranaense também no primeiro tempo da partida. Foto: Orlando Lacanna.

Na etapa final o ritmo continuou o mesmo até aos 9 minutos, quando Thiago Humberto colocou o time da casa em vantagem. Com 2 a 1 contra, o J. Malucelli saiu muito mais para o ataque e foi deixando espaços em seu campo de defesa, os quais o Grêmio Barueri foi aproveitando com muita objetividade que acabou resultando em mais dois gols marcados por Edylton e Wagner, aos 20 e 28 minutos respectivamente.


Ataque do Grêmio Barueri, em jogo que conseguiu se manter com grandes chances de chegar ao Octogonal Final da Série C. Foto: Orlando Lacanna.

Final de partida com o resultado Grêmio Barueri 4 - 1 J. Malucelli, que manteve o time da Grande São Paulo na vice liderança de seu grupo e, a um passo da classificação ao octogonal final que apontará as quatro equipes que estarão na Série B em 2007.

Apesar do frio e da garoa, valeu ter ido à Barueri, pois além de um bom jogo, conheci um novo estádio e ainda tive o prazer de conhecer mais alguns amigos internautas que acompanham diariamente o JP. Depois do jogo, o negócio foi voltar rapidinho para a Capital, pois um belo almoço estava me aguardando em casa, além disso, ainda teria uma tarde repleta de jogos de futebol, dessa vez pela TV e no aconchego do lar.

Abraços,

Orlando

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Efemérides Futebolísticas: 22 de setembro

Opa,

Com os membros do JOGOS PERDIDOS prontos para mais uma rodada de futebol no final-de-semana, vamos com mais uma coluna fantástica repleta de EFEMÉRIDES FUTEBOLÍSTICAS. Sempre fornecidas pelo Denis Haddad, hoje ele destaca eventos futebolísticos de 22 de setembro, com referências a 21 e 23 de setembro:

- 21 de setembro de 1946 - sábado - Campeonato Carioca - Laranjeiras - Fluminense 11 x Bangu 1.
- 23 de setembro de 1945 - domingo - Campeonato Paulista - Vila Belmiro - Santos 2 x Jabaquara 6. O Jabaquara somente voltaria a marcar 6 gols no Santos em 31 de julho de 1957, quarta-feira à noite, quando venceu por 6x4, igualmente na Vila Belmiro, diante de 5.619 pagantes.
- 23 de setembro de 1951 - domingo - Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Profissionais - Paulista, de Jundiaí, 10 x União, de Mogi das Cruzes, 2.
- 23 de setembro de 1967 - sábado - Campeonato Paulista da Primeira Divisão de Profissionais - Rua Comendador Souza - Nacional 4 x Jabaquara 2.

E, agora, 22 de setembro:

- 22 de setembro de 1888 - sábado - Copa da Escócia - Broxburn 9 x Adventurers 3, Battlefield 11 x United Abstainers 0 e Falkirk 11 x Vale of Bannock 2.
- 22 de setembro de 1900 - sábado - Campeonato Escocês da Primeira Divisão - Third Lanark 0 x Hibernian 0.
- 22 de setembro de 1912 - domingo - Campeonato Carioca dos Segundos Quadros - Laranjeiras - Flamengo 10 x Bangu 0.
- 22 de setembro de 1918 - domingo - Campeonato Paulista - campo do Corinthians, na Ponte Grande - Corinthians 5 x Minas Gerais 0.
- 22 de setembro de 1929 - domingo - Campeonato Argentino da Primeira Divisão - Independiente 10 x Excursionistas 2.
- 22 de setembro de 1935 - domingo - Campeonato Carioca da Federação Metropolitana de Desportos - Rua General Severiano - Botafogo 6 x Carioca 4.
- 22 de setembro de 1940 - domingo - Campeonato Paulista - Parque São Jorge - Corinthians 2 x Juventus 4. Até os 34' do segundo tempo, o Juventus vencia por 0x4. Nessa mesma data, também pelo Campeonato Paulista, no Pacaembu, São Paulo 2 x Ipiranga 3.
- 22 de setembro de 1946 - domingo - Campeonato Paulista - Rua Javari - Juventus 2 x SPR 0.
- 22 de setembro de 1957 - domingo - Fase Classificatória do Campeonato Paulista - Parque São Jorge - Corinthians 1 x Jabaquara 1.
- 22 de setembro de 1962 - sábado - Campeonato Paulista - Vila Belmiro - Jabaquara 4 x Portuguesa de Desportos 0, com 1.620 pagantes, tendo sido vendidas 978 arquibancadas e 642 meia-arquibancadas. Em 14 de setembro de 1958 o Jabaquara já havia vencido a Lusa também por 4x0, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, com 1.244 pagantes na Vila Belmiro.
- 22 de setembro de 1966 - quinta-feira à noite - Campeonato Carioca - São Januário - Bonsucesso 4 x Madureira 1, com 24 pagantes.
- 22 de setembro de 1974 - domingo - Taça Guanabara - Maracanã - América 1 x Fluminense 0, com 97.681 pagantes. Com esse resultado, o América sagrou-se campeão da Taça Guanabara daquele ano.
- 22 de setembro de 1979 - sábado - Campeonato Estadual do Rio de Janeiro - Estádio Wolney Braune, em Vila Isabel - América 2 x Campo Grande 1, com 811 pagantes.
- 22 de setembro de 1985 - domingo - Campeonato Paulista da Terceira Divisão de Profissionais - Estádio Espanha - Jabaquara 1 x Jacareí, com 1.171 pagantes.
- 22 de setembro de 1991 - domingo - Campeonato Paulista - Estádio Zezinho Magalhães - XV de Jaú 1 x Botafogo 2, com 914 pagantes.
- 22 de setembro de 1996 - domingo - Campeonato Brasileiro - Estádio Marcelo Stefani - Bragantino 0 x Vitória 1, com 394 pagantes.
- 22 de setembro de 2002 - domingo - Campeonato Paulista da Série B-3 - Estádio Espanha - Jabaquara 0 x Itararé 0.
- 22 de setembro de 2004 - quarta-feira - Campeonato Brasileiro - Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda - Flamengo 2 x Santos 2, com 10.439 pagantes.

Por enquanto é só. Fiquem ligados, pois nesse domingo tem time novo na minha Lista... até lá.

Fernando

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Paulista sub-15: Rio Preto 0-2 São Carlos

Oi, pessoal!

Aproveitando minha passagem pelo interior paulista, no sábado passado pude acompanhar uma partida válida pelo Campeonato Paulista sub-15, entre Rio Preto e São Carlos no Estádio Anisio Haddad, em São José do Rio Preto.


Placa na entrada do Estádio Anísio Haddad. Foto: Jurandyr Junior.

Foi a primeira rodada da Segunda Fase do torneio, e os times fazem parte do Grupo 8, junto das agremiações do Santos e da Ponte Preta. E como sempre, calor em São José do Rio Preto.


Um estádio vazio para Rio Preto x São Carlos. Foto: Jurandyr Junior.

A equipe visitante fez um gol logo aos 2 minutos de jogo e a partir dessa vantagem só deu Rio Preto. Mesmo assim a primeira etapa terminou com a vantagem sãocarlense.


Mais um lance da partida do Paulista sub-15. Foto: Jurandyr Junior.

O panorama da partida não mudou no segundo tempo, com o time da casa forçando o ataque na tentativa de empatar, mas os visitantes se postaram bem na defesa e num contra ataque definiram o jogo fazendo o segundo gol. Final de jogo: Rio Preto 0-2 São Carlos. Boa estréia dos visitantes na nova fase.

Abraços

Jurandyr Junior

Copa FPF: Oeste 2-2 Comercial

Olá pessoal!

Depois de quase três anos sem poder assistir uma partida na amigável e aprazível Itápolis, capital mundial da laranja, finalmente retornei por lá para acompanhar a Copa FPF no Estádio Municipal Ildenor P. Semeghin. Em campo, Oeste e Comercial, e dessa vez consegui as tradicionais fotos oficiais da partida.


Oeste F.C. - Itápolis / SP. Foto: Jurandyr Junior.


Comercial F.C. - Ribeirão Preto / SP. Foto: Jurandyr Junior.


Quarteto de arbitragem junto com os capitães das equipes. Foto: Jurandyr Junior.

As duas equipes que estavam brigando pela classificação, apresentaram um futebol dinâmico, com a equipe do Oeste partindo para cima do Comercial, com muita correria. A equipe comercialina, por sua vez, levava perigo nos contra ataques, e num desses abriu o placar.


Vista geral da partida entre Oeste e Comercial. Foto: Jurandyr Junior.

No intervalo pude saborear uma deliciosa raspadinha de groselha azul depois de um longo tempo sem encontrar esse refresco por aí.


Um registro da formidável raspadinha azul e uma vista da "iluminada" arquibancada. Fotos: Jurandyr Junior.

O segundo tempo não mudou de ritmo e o Oeste acabou conseguindo chegar ao empate. A equipe da casa continuou pressionando e logo virou o marcador com Joel, que foi lançado na área e tocou na saída do goleiro Cristiano. Quando parecia que a partida se encaminharia para vitória do Oeste, o Comercial chegou novamente ao empate, dando números finais ao jogo.


Bandeirão da empolgada torcida do Oeste. Foto: Jurandyr Junior.

Final de partida: Oeste 2 x 2 Comercial. Até o proximo post!

Abraços!

Jurandyr Junior