Procure no JP

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Barcelona segura o líder União Suzano na Rua Javari

Texto e fotos: Fernando Martinez


Na quarta-feira passada, feriado de 1º de maio, armei uma rodada tripla em três campos diferentes pela primeira vez em cinco anos. A jornada começou bem cedo com novo jogo do Barcelona Capela pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O Elefante recebeu o líder (!) União Suzano em confronto inédito buscando a primeira vitória no certame. O palco, como acontece na atual temporada, foi o Estádio Conde Rodolfo Crespi. Foi a 31ª apresentação seguida do clube da Zona Sul que contou com a minha presença, todas desde 2015.

O onze paulistano empatou seus dois primeiros compromissos no torneio - um horroroso 0x0 contra o Guarulhos em casa e 1x1 contra o Mauaense - e no domingo conseguiu a proeza de ser derrotado pelo Flamengo fora de casa mesmo com dois atletas a mais. Tentando apagar a má impressão deixada, nada melhor do que ganhar do líder. O genial USAC está retornando aos campeonatos da FPF em 2019 e até aqui vem fazendo ótima campanha com três triunfos e apenas um revés.


Barcelona Esportivo Capela Ltda - São Paulo/SP


União Suzano Atlético Clube - Suzano/SP


O genial quarteto de arbitragem comandado pelo árbitro Alester Clauli Tambelli, os assistentes Danilo Nogueira da Silva e Marcos Regis Vasconcelos e o quarto árbitro Gonçalo Francisco Netto junto com os capitães dos times

Um público razoável de 141 pagantes marcou presença na Rua Javari, entre eles o decano Milton Haddad e o figuraça Fernando "Passe Livre", agora com uma mochila no lugar da sua lendária sacolinha de plástico. Em tempos de sustentabilidade, ele dá um grande exemplo. O que não muda é sua insanidade, totalmente intacta e funcionando a todo vapor. Junto com a dupla, vi um jogo legal em que o Barcelona deu trabalho ao escrete suzanense. Foi legal ver o Elefante atuando de forma competitiva, algo que não estamos tão acostumados a ver.

O Javali das Palmeiras mostrou serviço principalmente pela direita e deu trabalho para a zaga local, que neutralizou com sucesso as investidas. As melhores chances foram criadas aos 22 e aos 25 minutos respectivamente com Alexander e Santiago. Aos 30 foi a vez dos paulistanos se aventurarem no ataque e, quem diria, o gol saiu. Depois de tiro de longe o goleiro Fabricio deu rebote e, na nova finalização, a bola bateu no camisa 9 Johnny e entrou. O USAC buscou o empate nos minutos restantes porém no intervalo a vantagem mínima era do Barcelona.

Na segunda etapa os visitantes melhoraram a performance e aos oito minutos, numa falha do sistema defensivo da casa, deixaram tudo igual. Após cruzamento de Emerson Silva pela direita, os zagueiros ficaram olhando e a bola sobrou para Tocantins. O camisa 18 tocou entre dois adversários no canto esquerdo de Alexandre. O ritmo se intensificou com o 1x1 e ambas as agremiações criaram bons momentos. Aos 25 Felipe, camisa 7 do Elefante, entrou sozinho pela esquerda e tentou por cobertura. A conclusão caprichosamente saiu pela linha de fundo.

O União respondeu à altura aos 35 minutos. Mateus Vítor cruzou da esquerda e Victor Soares recebeu. O atleta entrou livre na área e, com o goleiro já batido, chutou para fora, perdendo um gol daqueles que até eu na minha forma física atual faria. Nos minutos restantes, o equilíbrio continuou sendo a tônica do cotejo, e apesar das boas oportunidades, o placar não sofreu mais alterações.


Gerson, camisa 5 do Barcelona, cruzando para dentro da área do USAC


De novo Gerson em ação, aqui protegendo a pelota de atleta suzanense


Ataque do União Suzano pela direita do campo ofensivo


Já no segundo tempo, o USAC buscou o empate, aqui em tentativa pelo alto


Tocantins, 18 do União, chutando de longe


Visão da Rua Javari na bonita manhã de feriado

O placar final de Barcelona 1-1 União Suzano tirou o onze da Grande São Paulo da liderança, agora ocupada pelo Flamengo. O Elefante continua na vice-lanterna, à frente apenas do Jabaquara e ainda sem vencer. Na próxima rodada o USAC descansa e os paulistanos visitam o Mauá FC. Será a última rodada do turno, mostrando que realmente campeonato de tiro curto assim é algo péssimo. Um dia os clubes ainda terão noção disso e lutarão por um calendário mais decente. Sei disso assim como acredito em Papai Noel e Saci Pererê.

Saímos da Javari e fomos fazer uma boquinha pertinho do estádio. Tudo bem rápido, já que a sessão da tarde não demoraria pra começar. Teve sessão do Paulista Feminino no Canindé e mais uma vez a imensa equipe de reportagem do JP foi conferir e prestigiar o futebol das meninas.

Até lá!

_________________________

Ficha Técnica: Barcelona 1-1 União Suzano

Competição: Campeonato Paulista Segunda Divisão; Local: Estádio Conde Rodolfo Crespi (São Paulo); Árbitro: Alester Clauli Tambelli; Público: 141 pagantes; Renda: R$ 1.355,00; Cartões amarelos: Felipe (Bar), Agostine, Santiago, Renato, Emerson Silva (Uni); Gols: Johnny 30 do 1º, Tocantins 8 do 2º.
Barcelona: Alexandre; Cristopher, Alessandro, Guilherme e Rodrigo; Gerson; Felipe (Wesley); Felix e Guilherme (Romilson); Johnny (Geovani) e Artur. Técnico: Murilo Souza.
União Suzano: Fabricio; Rafinha (Churrasco); Israel, Agostine e Alexander; Renato, Matheus Niterói (Tocantins), Léo Rincon (Marcelo) e Emerson Silva; Santiago e Vitinho. Técnico: Luiz Cavalheiro.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário