Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Nacional derrota o Azulão e mantém chance de vaga na Copa

Texto e fotos: Fernando Martinez


Quase a programação deu errado, porém de última hora consegui uma verba para vir à capital em busca de outro final de semana de coberturas pro JP. Iniciei os trabalhos na tarde de sábado no Estádio Nicolau Alayon mantendo a série de apresentações do Nacional em casa em 2017. Dessa vez o duelo foi contra o São Caetano pela quinta rodada do segundo turno do Grupo 3 da Copa Paulista.

Esse encontro foi bastante comum no período de 1992 a 1998, a maior parte pela Série A3. Eu mesmo nunca tinha visto esse confronto antes já que eles pararam de jogar quando o onze do ABC se tornou "grande" nacionalmente falando. Somente ano passado voltaram a ficar frente a frente, também na Copa. Na história, foram onze confrontos com três vitórias nacionalinas, dois empates e seis triunfos do Azulão.


Nacional Atlético Clube - São Paulo/SP


Associação Desportiva São Caetano - São Caetano do Sul/SP


O árbitro Lucas Canetto Bellote, os assistentes Marco Antonio Motta Junior e William Trufelli Malaquias, o quarto árbitro Márcio Mattos dos Santos e os capitães das duas agremiações

Vindo de quatro jogos sem vencer - o que complicou demais a chance de classificação - o Naça precisava de seis pontos nos seus dois últimos compromissos e ainda por cima torcer contra Água Santa e Santos. O São Caetano já estava garantido com antecedência por causa de sua ótima campanha. Antes dessa rodada, o onze do ABC somava 23 pontos e tinha perdido apenas uma vez.

Jogando nos seus domínios, os ferroviários foram seguros desde o princípio. O São Caetano, comandado pelo rei do acesso Luís Carlos Martins, era perigoso nos contra-ataques, mas a zaga local trabalhou direitinho e não sofreu nenhum susto maior. Jogando bem, o Naça abriu o placar aos 18 minutos com o camisa 11 Tiaguinho completando cruzamento de Emerson Mi pela direita. Atrás no marcador, o Azulão foi pra cima e começou a levar perigo com bons ataques.

A partida seguiu em bom nível e aos 43 minutos, quando os visitantes jogavam melhor, o Nacional fez o segundo com Láecio. Com os 2x0 de vantagem o escrete paulistano ficou de boa e segurou a onda direitinho durante todo o segundo tempo. Os visitantes tentaram e criaram ótimos momentos, só que a meta defendida pelo arqueiro Felipe Lacerda não foi vazada.


Gabriel, camisa 4 do Azulão, se preparando para mandar a bola longe do seu campo


Ataque nacionalino pela direita


Disputa de bola pelo alto dentro da área visitante


Tiaguinho saindo para comemorar seu gol, o primeiro do Nacional


Elias, atacante do Azulão, recebendo a pelota na direita


No tempo final, o time do ABC tentou mas não foi capaz de vencer o goleiro Felipe Lacerda

O placar final de Nacional 2-0 São Caetano fez com que os ferroviários permanecessem na quinta colocação da chave, agora com 20 pontos. Na última rodada o Naça precisa derrotar o Taubaté fora de casa e torcer ou para o Santos não ganhar da lanterna Briosa ou pro Água Santa não ganhar da Portuguesa. Só assim eles ficarão entre os 16 classificados. Depois de tanto vacilo, só resta ficar na torcida.

No domingo consegui emplacar uma genial rodada dupla começando com jogo importante pela semi-final da Segundona Paulista. Caí da cama e fui até Mogi das Cruzes ver um confronto improvável.

Até lá!

© 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário