Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Bernô elimina o Taquaritinga e está na semi da Segundona

Texto e fotos: Fernando Martinez


No domingo, encerrando as coberturas do final de semana, rolou uma sessão da tarde absolutamente imperdível. EC São Bernardo e Taquaritinga se enfrentaram no Baetão decidindo quem seria o último classificado para a semi-final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Na minha lista de apostas, colocava os dois favoritos pro acesso. O duelo entre eles na minha modesta opinião deveria ter acontecido na decisão.

Não foi fácil a chegada do Bernô às quartas de final. Você viu aqui no JP a cobertura dos três compromissos realizados pela segunda fase na velha cancha do ABC, todos com vitória: 2x0 contra o Osvaldo Cruz, 2x0 contra o VOCEM e 4x1 em cima da Francana. Em casa, 100% de aproveitamento, fora, apenas um ponto contra a Veterana. Apesar de tudo, a equipe terminou na liderança do Grupo 7. O CAT estava no Grupo 8 e também terminou na liderança. No jogo de ida das quartas-de-final, vitória do Leão da Araraquarense pela contagem mínima e a inversão da vantagem. Um empate classificaria o quadricolor, enquanto o onze da Grande São Paulo precisava vencer.


Esporte Clube São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP


Clube Atlético Taquaritinga - Taquaritinga/SP


Capitães do Bernô e do CAT juntos com o árbitro Rodrigo Gomes Domingues e os assistentes Vladimir Nunes da Silva e Bruno Silva de Jesus

Entre várias coisas geniais desse confronto, uma delas foi o clima de decisão. Um total de 3.250 pessoas pagaram ingresso, deixando o Baetão com uma aparência que há muito não se via. Além da boa presença da torcida local, muita gente veio de Taquaritinga. Todos já sabiam que seria um cotejo complicado e a vaga seria definida com bastante emoção. Quando a bola começou a rolar, confirmamos todas as expectativas.

O alvinegro do ABC começou melhor e buscou atacar a bem postada defesa visitante. Não tivemos uma chance clara de gol, apesar disso os atacantes chegaram várias vezes dentro da área. O que complicou bastante a atuação do Bernô foi a expulsão de 11 Erick aos 17 minutos. O camisa 11 deu um soco no pescoço de um atleta adversário numa jogada na lateral e deixou seu time com um a menos. Precisando vencer, isso deixou a coisa mais dramática.

Com um a mais, o Taquaritinga tentou se aproveitar porém quase sofreram o primeiro aos 22 minutos. Pedro roubou a bola no meio e lançou Eric Mamer na área. Ele chutou firme com endereço certo, só que Geílson fez uma estupenda defesa. Alternando bons momentos, ambas as agremiações atacaram bastante, mas o zero não saiu do placar. Pro segundo tempo, os comandados de Ricardo Costa teriam que ser mais objetivos caso quisessem se classificar.


Disputa de bola no meio-campo


Erick saindo de campo depois de ser expulso aos 17 do tempo inicial


Goleiro do CAT fazendo boa defesa em cobrança de falta


Investida do Bernô pela direita

O segundo tempo começou com o Bernô tentando ser mais efetivo e teve mais posse de bola, pena que chute no gol mesmo não tinha. A pressão era efêmera e a cada minuto que passava a torcida ficava mais apreensiva. Aos 11 minutos, um susto... O Taquaritinga teve a mais clara oportunidade para consolidar sua classificação, mas o avante perdeu um gol feito. Aos 21, outro bom momento com um tiro de longe de Barone e boa defesa de Caíque.

O momento era todo do CAT e foi nessa hora que o São Bernardo, na marra, abriu o marcador. Decorridos 24 minutos, o lateral Vítor arriscou de longe. O goleiro Geilson defendeu parcialmente e, no rebote, Dênis deu de carrinho e colocou a bola no fundo da meta. Um tento heroico, no sufoco, na raça, bem como a campanha do Bernô nessa Segundona. Com o 1x0 contra não restou outra opção pro Leão da Araraquarense a não ser se mandar pro ataque em busca do empate.

O sufoco que o onze local passou até o apito final foi enorme. Os visitantes atacaram na base do bumba-meu-boi e assustaram a zaga alvinegra mais de uma vez. Depois de tantos anos de penúria e de resultados desastrosos, muitos dos que estavam na arquibancada torta do Baetão não acreditavam no que estavam vendo: um EC São Bernardo competitivo prestes a se classificar entre os quatro melhores do certame. Empurrados por essa força, o glorioso clube do ABC se segurou com méritos e, ao último trilar do apito do árbitro, conquistou a vaga na semi.


Visão geral do Baetão para São Bernardo x Taquaritinga


Ataque aéreo do Taquaritinga no segundo tempo


Atleta do CAT se mandando pro ataque


Camisa 3 do Bernô cortando cruzamento dentro da sua área

O placar de EC São Bernardo 1-0 Taquaritinga colocou o Cachorrão na semi-final da edição 2017 da Segundona Paulista. É a primeira vez que a equipe fica entre os quatro melhores de uma competição profissional desde a Terceirona de 1993. O último adversário na busca do retorno para a Série A3 será o Osasco FC, que eliminou o Mauaense também com cobertura do JP. Na outra semi, a zebraça União Mogi pega o Manthiqueira.

Depois de acompanhar os anos de limbo do Bernô, com seis rebaixamentos em sete anos durante os anos 90, as campanhas terríveis na virada do século, a saída do profissionalismo em 2001, a volta em 2010 sem nenhuma campanha realmente digna de registro, é genial acompanhar o renascimento da tão tradicional agremiação da Grande São Paulo. Falando por mim, estarei na torcida para que possam conquistar o acesso.



Festa dos jogadores e dos torcedores do São Bernardo pela classificação

Minha estadia foi de cinco dias com seis jogos no cronograma. Agora passo a semana no litoral e no próximo sábado volto à capital pensando em manter minha série nos cotejos do Nacional em 2017. Além disso, vamos tentar emplacar alguma rodada dupla no domingo.

Até a próxima!

© 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário