Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

JP no genial amistoso entre Primavera e Shangai SIPG FC

Texto e fotos: Fernando Martinez


Dando uma pausa nas coberturas da Copinha, o sábado nos reservou a chance de ver um Amistoso Internacional simplesmente surreal e imperdível. Nem nos maiores delírios poderíamos imaginar assistir um encontro entre o Primavera de Indaiatuba e o Shanghai Shanghai International Port Group FC, mais conhecido como Shangai SIPG FC. Não eram os times adultos e sim o sub-20, mas mesmo assim não tinha a menor chance de não estar no Estádio Ítalo Mário Limongi.

A caravana da coragem foi composta pelos amigos Paulo Shrek, Sérgio Oliveira e Mário. Não foi fácil levantar tão cedo - o apito inicial seria dez da matina - mas como aqui é tudo pelo social, sair da cama para matar um time tão insólito não foi um sacrifício tão grande assim. No caminho percebemos que a manhã seria muito quente e que o calor não daria nenhuma trégua. Entramos nas dependências do campo do Fantasma cerca de uma hora antes do horário programado.


Esporte Clube Primavera (sub-20) - Indaiatuba/SP


Shanghai Shanghai International Port Group FC (sub-20) - Shangai/CHI


O robusto trio de arbitragem e os capitães dos times

O onze chinês foi fundado em 2005 e atualmente participa da primeira divisão do seu país. O elenco principal conta com o brasileiro Oscar, recém-contratado do Chelsea. Hoje eles são a terceira equipe mais valiosa do país e a chegada em terras tupiniquins tem o intuito de fazerem aquele famoso intercâmbio que já conhecemos de outras eras. O legal é que o encontro teve uniformes oficiais, hinos, flâmulas e tudo que temos direito. Amistoso de gente grande com a molecada.

Dois dias antes desse compromisso o elenco primaverino foi eliminado da Copinha depois de ser derrotado pelo Ituano jogando no seu campo. No geral, não foi uma campanha ruim (três vitórias, um empate e uma derrota) e vários atletas que estavam na maior competição de base do país disputaram o amistoso. O mais doido é que ele teve dois tempos de 60 minutos. É verdade, mesmo debaixo de um sol senegalesco, a rapaziada atuou duas horas sem pestanejar. Não temos a menor ideia do motivo.


Bola no campo de defesa local


Atleta chinês fazendo aquela pressão na saída de bola primaverina


Chegada do SIPG FC pelo alto dentro da área paulista


Momento "Salão de Baile" no gramado do Ítalo Mário Limongi


Zagueiro do Primavera cortando cruzamento

Talvez por isso o jogo tenha sido bem meia-bomba. Tudo bem que o que valia era colocar o escrete asiático na Lista, mas bem que poderíamos ter visto um pouco mais de animação. Eu e os amigos presentes derretemos por conta do sol e ficamos a maior parte do tempo na parte coberta do Ìtalo Mário Limongi. O Primavera foi melhor mas fez apenas um gol, já no segundo tempo, através do jogador Jonas, o Toró. O arqueiro chinês saiu mal do gol e o camisa 9 tocou por cobertura.

Parecia que o escrete tupiniquim sairia de campo com o triunfo, porém, aos 55 minutos (!) a bola sobrou na esquerda do ataque chinês. Não sei quem foi, e de longe não tinha realmente como saber, mas um dos avantes invadiu a área e tocou na saída do goleiro do Primavera, encerrando a longa sessão futebolística com tudo igual no marcador.


Bola perigosa dentro da pequena área do Fantasma


O sol castigou os atletas, que foram obrigados a atuar por duas horas (!) debaixo de um calor absurdo


Disputa de bola no círculo central


Camisa 24 do Shangai SIPG mandando a pelota pro campo de ataque


Um dos últimos ataques do Primavera na peleja

A surrealidade do amistoso entre Primavera 1-1 Shangai SIPG FC vai ficar guardada na extensa lista de jogos perdidaços que tive o prazer de acompanhar na minha carreira nos gramados. Passei tanto calor que desisti de acordar cedo no domingo já que sabia que seria uma barra estar na Javari. Durante a semana deve pintar algum joguinho da Copinha perto de casa. Vamos aguardar.

Até a próxima!

© 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário