Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 23 de março de 2016

Jogos Perdidos no imperdível Fla x Flu do Pacaembu!


Na tarde do último domingo não teve Projeto 40 e nem futebol paulista na pauta, afinal, não tinha como perder o clássico entre Flamengo e Fluminense no Estádio Paulo Machado de Carvalho válido pelo Campeonato Carioca 2016. Esse foi o primeiro jogo do estadual do Rio de Janeiro no estado de São Paulo em todos os tempos, logo, quem gosta de futebol não podia ficar de fora dessa jornada.

Esse foi o segundo Fla x Flu disputado no velho estádio paulistano. No primeiro, realizado em 1942 pelo Torneio Quinela de Ouro, os dois times ficaram no zero, num tempo aonde meu avô ainda era um jovem moçoilo. Aliás, vale lembrar que essa peleja só voltou a ser realizada aqui pois Maracanã e Engenhão não poderão ser utilizados até outubro em virtude da Olimpíada. Abençoado quem teve a ideia de trazer esse clássico para cá.


A multidão rubro-negra na principal entrada do Pacaembu. Foto: Fernando Martinez.


Flamengo e Fluminense perfilados para o Hino Nacional Brasileiro. Foto: Fernando Martinez.

Por motivos óbvios, poucas vezes um jogo do Campeonato Carioca teve matéria no JP. Foram duas, para ser mais preciso: a genial semi-final da Taça Guanabara de 2006 entre America x Cabofriense e o confronto entre Volta Redonda e o falecido Cardoso Moreira no domingo de Carnaval de 2008. Após oito anos, hora perfeita para rolar a terceira cobertura.

O primeiro Clássico das Multidões da temporada fez parte da segunda rodada da Taça Guanabara, a segunda fase do estadual. Na primeira os dois se classificaram sem problemas. Agora os oito melhores times jogam em turno único e os quatro melhores se classificam para a semi-final.

Rivalidades à parte, o ambiente da partida em si foi o melhor possível. Claro que os flamenguistas estavam em maior número, mas nem por isso os torcedores do Flu deixaram de perambular pelas ruas em torno do estádio. As duas torcidas conviveram de forma pacífica fora e dentro do Pacaembu. Fiquei na parte coberta do estádio junto com representantes das duas agremiações. Ah se os clássicos paulistas fossem assim...

Estava tudo muito bom, tudo muito bem, mas dentro de campo, meu Deus do céu. O jogo foi simplesmente horroroso e os dois times ficaram devendo um futebol minimamente digno para os mais de 30 mil presentes. A presença de nomes como Fred, Diego Souza, Guerrero e Emerson Sheik nada adiantou para que a emoção entrasse em campo.


Zaga tricolor mostrando serviço no começo do jogo. Foto: Fernando Martinez.



Duas boas defesas do goleiro Diego Cavalieri. Foto: Fernando Martinez.


Guerrero disputa - e perde - a bola no meio de campo. Foto: Fernando Martinez.


Cobrança de falta a favor do rubro-negro no tempo final. Foto: Fernando Martinez.


O placar em branco decepcionou todo mundo, muito por conta do fraco futebol apresentado. Foto: Fernando Martinez.

Sério, fica difícil até achar alguma coisa para escrever aqui sobre os 90 minutos. Tirando um lance aonde o Flu reclamou pênalti e alguns ataques rubro-negros, nada decente aconteceu. Foi uma pena, pois o público merecia ter visto pelo menos mais vontade dos jogadores no gramado.

No fim, o óbvio Flamengo 0-0 Fluminense decepcionou a todos. É difícil crer que um dos dois faça uma Taça Guanabara exemplar. Apesar de tudo, Vasco e Botafogo hoje estão jogando melhor. Independente da ruindade vista na peleja, valeu demais ter presenciado esse momento histórico, e isso ninguém tira de nós.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário