Procure no nosso arquivo

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Copa São Paulo: Juventus derrota o Mundão e vai para a terceira fase


Fechando minha presença na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, acompanhei uma peleja num local que hoje nem é mais tão perdido assim, o Estádio Conde Rodolfo Crespi. A Rua Javari recebeu mais uma vez uma pequena multidão para ver o encontro do Juventus contra o surpreendente São Raimundo de Roraima.

Surpreendente pois essa foi a primeira vez que um time do longínquo estado passou da fase inicial na história da Copinha. Os roraimenses disputam regularmente a competição desde 2005 (nesse período, só ficaram de fora em 2012) e cinco times ja haviam tentado, incluindo o próprio São Raimundo, essa proeza. O Mundão venceu uma partida e empatou outras duas, terminando o Grupo 28 na vice-liderança, atrás do Vasco da Gama.

O Moleque Travesso, há anos sem fazer uma campanha decente na competição, foi bem na fase inicial e terminou em primeiro no Grupo 27 com dois triunfos e um empate. Levando em conta o fator "torcida" e a tradição, os grenás eram francos favoritos contra a zebra do Norte do país.


CA Juventus (sub-20) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


São Raimundo EC (sub-20) - Boa Vista/RR. Foto: Fernando Martinez.


Capitães dos times e trio de arbitragem. Foto: Fernando Martinez.

E num ambiente infelizmente cada vez mais distante dos saudosos tempos de Sérgio Manjuillo, Alfredo e companhia, a casa grená viu uma atuação tranquila e segura do onze local. O CAJ não deu a menor chance para o São Raimundo surpreender, e logo aos 11 minutos já abriu o marcador em cobrança de pênalti do camisa 11 Luccas Brasil.

Jogando na boa, o Juventus ampliou aos 24 com Alex. Daí pra frente o jogo caiu de produção e o onze mandante teve apenas mais uma boa oportunidade, aos 40 minutos em cabeçada de Geovane que tirou tinta da trave. O 2x0 parcial no intervalo colocava sem maiores sustos os paulistanos na terceira fase.


Luccas Brasil avançando pela esquerda sob a firme marcação do camisa 7 Maranhão. Foto: Fernando Martinez.


Primeiro gol grená em cobrança de pênalti. Foto: Fernando Martinez.


Ataque local pela lateral. Foto: Fernando Martinez.


O goleiro Júnior mandando a bola para escanteio. Foto: Fernando Martinez.

No tempo final o Mundão teve a sua maior chance de gol bem no começo, mais precisamente aos três minutos, quando o camisa 6 Kaio Cristian acertou um tirambaço na trave. Após esse lance, de novo o domínio voltou para o Juventus. A equipe desperdiçou duas grandes oportunidades antes de fechar o placar aos 25 minutos com o gol de Geovane, camisa 19.

Para a alegria da rapaziada hype que encheu a Javari, a peleja terminou em Juventus 3-0 São Raimundo/RR. Foi a primeira classificação para a terceira fase desde 2007. O América Mineiro, que venceu o Vasco nos penais, foi o adversário, num repeteco do jogo que fechou o Grupo 27.


Chegada juventina pelo alto. Foto: Fernando Martinez.



Só deu Juventus durante o tempo final, quase sempre pela esquerda. Fotos: Fernando Martinez.

Falando dos roraimenses, é fato que mesmo com a desclassificação os atletas e a comissão técnica do Mundão merecem todos os parabéns pela grande performance que tiveram. Ao contrário da maioria dos boçais da "mídia especializada" que defendem uma Copinha "enxuta e com poucos times", aqui se defende a manutenção e talvez até o aumento do número de equipes. O verdadeiro problema não é o campeonato "inchado" e sim a confecção da tabela. É óbvio também que o período de disputa precisa ser ampliado.

A próxima cobertura da Copa São Paulo por aqui com uma partida com gosto de Série B no Nicolau Alayon já pela terceira fase. É um daqueles jogos em que não se pode ficar de fora.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário