Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

JP no Chile (Parte 5 de 13): Uma história (quase) centenária na última divisão


Depois de quatro pelejas, fechei o primeiro e único final de semana completo da minha turnê pelo Chile com chave de ouro num jogo absolutamente sensacional, o meu segundo na 20ª rodada do Campeonato Nacional de Fútbol – Cuarta División Sub-23 (ou simplesmente Tercera División B) em seu Grupo Norte.

O cronograma original marcava um compromisso da Primera B, mas quando descobri essa partida da última divisão nacional a troca foi imediata. Afinal, não é toda hora que temos a chance de ver o genial Club Deportivo Ferroviarios de Chile em ação. O adversário do Ferrito foi o Club Deportivo Quintero Unido Fútbol Club, Social y Cultural e o palco desse duelo foi o simpaticíssimo Estadio Población Los Nogales, situado no bairro Estación Central.



Ferroviarios de Santiago e Quintero Unido posados antes do confronto válido pela 20ª rodada da Tercera B. A faixa com os atletas aurinegros homenageia "Checho", jogador que se machucou durante a competição. Fotos: Fernando Martinez.

A trajetória da quase centenária agremiação através dos tempos é tão peculiar que merece ser contada aqui. O clube foi fundado em 14 de julho de 1916 representando, como o próprio nome já diz, os funcionários dos "ferrocarriles" da capital chilena. A equipe passou a disputar os certames da Asociación de Football de Santiago em 1927 e em 1933, ainda amador, viu a Liga Profesional de Football de Santiago ser fundada e o primeiro campeonato nacional profissional ser realizado.

No ano seguinte a AFS (amadora) se uniu à LPF (profissional) e essa união fez com que a segunda edição do campeonato nacional tivesse a presença de doze equipes. Essa acabou sendo a primeira e única vez que o aurinegro disputou o principal certame do país com sua denominação original. Ao final daquele torneio, os seis clubes amadores "recém-promovidos" foram mandados para a Divisão de Honra da LPF, uma espécie de segunda divisão, mas sem promoção.

A equipe seguiu com suas atividades e se sagrou cinco vezes campeã de torneios menores. Em 1947 o "Locomotora" foi uma das quinze agremiações que formaram a División de Ascenso e nos três primeiros anos - 1947/1948/1949 - emplacou um tri-campeonato. O acesso viria somente com o terceiro título, porém não foi bem assim que a história seguiu. Corta a cena.

O Club de Deportes Badminton jogava a primeira divisão desde seu início, só que depois de 17 temporadas foi rebaixado em 1949. Alegando que havia sido um dos "fundadores" da principal competição chilena, o time entrou justiça pleiteando permanecer na mesma divisão. A Asociación Central de Fútbol cancelou o descenso e consequentemente também cancelou o acesso do Ferroviários. Para não dar briga, a saída adotada foi a fusão das duas agremiações, nascendo então o Club Deportivo Ferrobádminton, com dirigentes dos dois clubes originais.

O Ferrobádminton ficou 16 temporadas na primeira divisão e após duas presenças na segundona, 1967 e 1968, deixou de existir em 1969. Os dirigentes do antigo Badminton desfizeram a fusão e se mandaram para Curicó (só para constar, a nova velha equipe jogou até 1973, quando deu seu lugar para o Curicó Unido, time que existe até hoje).

O escrete aurinegro voltou a desfilar pelos gramados do país e chegou muito perto se conquistar o acesso para a principal divisão em duas oportunidades. A primeira em 1972, quando foi vice-campeão três pontos atrás do Palestino (subia somente o primeiro colocado), e a segunda em 1974 quando ficou em terceiro, dois pontos atrás do campeão Santiago Morning e do vice Everton (subiam os dois primeiros).



O espetacular Ferrobadminton de 1963 e o time do Ferroviarios de 1972, ano em que foi vice-campeão da segunda divisão, ficando a dois pontos da elite. Reprodução: Flickr oficial do Ferroviarios.

O clube ensaiou mais algumas fusões nos anos seguintes - uma com o Norte Unido de Arica e outra numa mudança para a cidade de Talagante - e permaneceu na segundona até 1982, ano em que disputou seu último campeonato profissional. Desde então o escrete preto e amarelo perambula entre a terceira e a quarta divisões, tendo conquistado o título da "Cuarta División de Chile" em 2003.

Por conta de dívidas da Empresa de Ferrocarriles, a equipe perdeu sua famosa casa no final de 2012. Inaugurado em 1941, o Estadio Ferroviario Hugo Arqueros Rodríguez foi demolido e hoje a equipe manda suas partidas no Estadio Población Los Nogales, campo acanhando (e genial) no bairro de Estación Central que foi inaugurado há três anos.

Depois de conhecer um pouco mais dessa história é impossível não fazer um paralelo com vários clubes históricos do Brasil que foram praticamente desaparecendo do cenário. Dá para perceber que não é exclusividade verde e amarela ver clubes tão significativos em determinadas épocas sumindo. Mesmo com todas as dificuldades, os aurinegros estão animados com a chegada do centenário em 2016 e prometem várias ações para celebrarem a data. A marca é tão superlativa que basta dizer que os três principais times do país - Colo-Colo, Universidad de Chile e Universidad Catolica - são mais novos do que o Ferrito. Definitivamente não é pouca coisa.

Embora seja bem mais novo, o adversário dos Tiznados também tem relativa tradição nas divisões de acesso. O Club Deportivo Quintero Unido Fútbol Club, Social y Cultural foi fundado em 10 de junho de 1962 e permaneceu disputando as ligas amadoras da região de Valparaíso até 1980. Em 1981 o clube foi um dos que entrou na primeira edição da terceira divisão da história. Logo no segundo ano a equipe conquistou o acesso e passou cinco temporadas na segundona.

Após o rebaixamento de 1987 o Quintero permaneceu na terceira até 1999 (com uma breve passagem na quarta em 1998), quando abandonou o futebol. Depois de muitos anos longe dos gramados, a diretoria resolveu recolocar o time em campo no segundo semestre de 2013. A campanha na temporada de retorno foi bastante fraca, porém no ano passado a performance foi muito melhor e o clube alcançou a segunda fase.

Nas disputas da Tercera B desse ano os dois clubes já estavam sem chance de classificação para a fase decisiva quando se enfrentaram em 18 de outubro (no turno, a vitória foi do time azul pela contagem mínima). O Grupo Norte teve a presença de doze equipes e a chave teve o Deportes Recoleta e o Colina se destacando desde o início, tanto que os dois garantiram as duas vagas no quadrangular final.


O genial ingresso dos jogos do Ferrito. Foto: Fernando Martinez.


Para variar, a Cordilheira também foi destaque no cenário geral dessa partida. Foto: Fernando Martinez.


Capitães dos times e trio de arbitragem designado para a partida. Foto: Fernando Martinez.


Bandeira do onze aurinegro tremulando na arquibancada do Los Nogales. Foto: Fernando Martinez.


Torcida animadíssima do Quintero Unido marcando presença. Foto: Fernando Martinez.

Dito tudo isso, mais uma vez preciso citar o ótimo site terceradivision.cl pela cobertura que fazem desse campeonato. Por conta dele fiquei sabendo a exata localização dos jogos de sábado e domingo. O estádio de Los Nogales fica próximo ao centro de Santiago, e chegar ali, como aconteceu em todas minhas partidas na capital, foi muito fácil usando o metrô.

Saindo de La Moneda andei seis estações até chegar na San Alberto Hurtado, ambas na Linha 1. Dali segui a pé pela Toro Mazote, 5 de Abril e pela Padre Vicente Irarrázabal, em quase dois quilômetros de andanças. O bairro é repleto de casas mais humildes, com muitas construções antigas e ainda bem conservadas. O detalhe surreal foi parar para pedir informação para uma senhora e descobrir que ela é mãe de um dos músicos da OSESP e que atualmente ele mora próximo do Parque da Luz, ou seja, do lado da minha casa (!). O mundo realmente é um lugar pequeno demais.

Após vinte e tantos minutos de caminhada cheguei numa das várias canchas da capital. Já vi um monte de partidas grandes, inclusive da Copa do Mundo, mas confesso que chegar num lugar tão "ermo" futebolisticamente falando foi simplesmente sensacional. O Los Nogales também é um estádio "drive-in" pois quem está na rua consegue assistir a peleja sem pagar ingresso. Eu, claro, fiz questão de comprar meu "boleto" por 1.500 pesos chilenos e logo estava na atual casa do Ferrito.

Com total boa vontade imagino que o local tenha capacidade para 100 pessoas, algo que não impede a prática do futebol. São duas arquibancadas de madeira dispostas atrás de um dos gols e uma feita de trilhos de trem (!) do lado oposto dos bancos de reservas. O complexo é uma espécie de centro comunitário do bairro de Estación Central. Agora, legal mesmo foi ver torcedores do Ferroviários e do Quintero Unido, esses animadíssimos e sem parar de cantar por um minuto sequer.


Chute da entrada da área na primeira boa chance do time visitante. Foto: Fernando Martinez.


Zagueiro local prestes a mandar a bola pra longe. Foto: Fernando Martinez.


Jogada no meio de campo. Foto: Fernando Martinez.


Marcação firme de atleta do Ferrito. Foto: Fernando Martinez.


Um dos poucos ataques perigosos do time da casa no tempo inicial. Foto: Fernando Martinez.

E foi justamente a torcida do time visitante quem teve mais motivos para comemorar. O onze local não fez uma boa apresentação e seu adversário, como quem não quer nada, se aproveitou disso com golpes certeiros. No tempo inicial o Ferrito ainda tentou emplacar uma pressão, sem sucesso. Jogando na base dos contra-ataques, os azuis foram fatais. Na primeira grande investida o time avançou pela direita e, depois de chute cruzado, abriu o placar no meio do tempo inicial.

A partida foi para o intervalo no 0x1, e no segundo o time de Santiago teve mais posse de bola, porém se afobou demais, pecando sempre no último toque. Jogando na boa, a equipe azul levou enorme perigo em ataques pelas laterais. Por volta da metade do tempo final aconteceu o golpe de misericórdia. Um dos atacantes visitantes atacou pela esquerda e cruzou a bola. Livre de marcação, outro avante apareceu livre na pequena área e tocou de leve para o fundo das redes.


Ataque do Quintero Unido pela direita. Ao fundo, transeuntes dando uma olhadinha na peleja. Foto: Fernando Martinez.


Boa saída do goleiro visitante. Foto: Fernando Martinez.


Lance ríspido no meio de campo. A entrada machucou o jogador do Ferroviarios. Foto: Fernando Martinez.



Mais dois lances do confronto válido pela Tercera B chilena. Em ambas, dá pra ver torcedores do lado de fora do estádio acompanhando a partida Fotos: Fernando Martinez.

No fim, o fator casa não deu resultado e a peleja ficou em Ferroviarios 0-2 Quintero Unido. Ao final das 22 rodadas o time preto e amarelo ficou na quinta posição do Grupo Norte da Tercera B com 37 pontos, exatamente dez atrás da zona de classificação. Uma campanha razoável para a quase centenária equipe e que deixa esperançosa sua torcida para o aguardado ano do centenário.

O Quintero teve um início claudicante e um final de campeonato magistral. A equipe perdeu quatro vezes nas seis primeiras rodadas, mas nas dez últimas ficou invicta e conseguiu emplacar uma série de oito triunfos seguidos nos oito últimos jogos, terminando em terceiro lugar e ficando quatro pontos atrás do Colina, segundo time classificado. Detalhe: na sequência de oito vitórias, a equipe chegou a fazer um 9x0 e um 9x1, respectivamente contra o Luis Matte Larraín e o El Olam, ambos fora de casa.

Com a sessão esportiva encerrada era hora de voltar para o meu QG no centro da cidade e passar a última noite em Santiago na primeira escala da turnê. O relógio já marcava mais de oito da noite e o sol ainda resistia no céu, iluminando de forma incrível a Cordilheira dos Andes. Fiz o caminho de volta sem pressa, parando em pontos estratégicos, primeiro para jantar e depois para garantir minha passagem para a viagem da segunda-feira. Após três dias na capital, a agenda marcava uma semana repleta de viagens e muitos quilômetros percorridos dentro do país.

Até lá!

Fernando

3 comentários:

  1. Buen reportaje, dos instituciones con historia en el. Fútbol chileno, FERROVIARIOS DE CHILE, ha pasado por todas las divisiones de nuestro fútbol y QUINTERO UNIDO, también participó en Segunda división, nuevamente me sorprender amigo, saludos fernando

    ResponderExcluir
  2. Nuevamente me sorprender Fernando, buen reportaje de dos grandes instituciones de nuestro fútbol, FERROVIARIOS DE CHILE,ha pasado por todas las divisiones de nuestro fútbol y el cuadro de la Quinta Región QUINTERO UNIDO, también participó en Segunda División, hoy Primera B, saludos amigo

    ResponderExcluir
  3. sr.fernando feliz natal e bom anao novode 21-06. gostaria de saber sem em 2106 voces vao mostrar a serie a 2 20 clubes e serie a 3 20 totoasl 40 clubes. gostaria de unm resposta antes do fim doano,. um abraço. 22 de dezembro0 de 2106.ois

    ResponderExcluir