Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O primeiro jogo da história do Brasileiro Sub-20 (da CBF)


No começo dessa semana fez bastante frio - uhú - na capital paulista, mas as baixas temperaturas não me fizeram desistir da sessão noturna da terça-feira. Também, não tinha como perder o Corinthians x Grêmio valendo pela histórica primeira rodada do recém-criado Campeonato Brasileiro Sub-20 no Estádio Paulo Machado de Carvalho.

Sim, você leu certo: recém-criado. O antigo "Campeonato Brasileiro Sub-20" foi organizado pela Federação Gaúcha de Futebol de 2006 até 2014, mas nunca teve a chancela da CBF. Com a entidade que rege o futebol brasileiro agora entrando na dança, ela pegou o nome e já não sabemos se aquela competição que rolava em todos os meses de dezembro terá continuidade.

Os vinte primeiros colocados do Ranking da CBF participam dessa edição inicial do nacional de juniores. Os clubes foram divididos em quatro chaves de cinco equipes cada e os dois primeiros se classificam para a segunda fase. Os dois Mosqueteiros fazem parte do Grupo B junto com Coritiba, Flamengo e Vitória. Os jogos dentro da chave são apenas em turno, então perder ponto jogando em casa não é nada recomendável.


SC Corinthians (Sub-20) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Grêmio FBPA (Sub-20) - Porto Alegre/RS. Foto: Fernando Martinez.


Capitães dos times e quarteto paulista para a peleja com o árbitro Adriano de Assis Miranda, as assistentes Marcia Bezerra Caetano e Renata Ruel de Brito e a quarta árbitra Adeli Mara Monteiro. Foto: Fernando Martinez.


Crianças com os uniformes dos vinte participantes da competição. Foto: Fernando Martinez.

Atual campeão paulista, brasileiro (do torneio da FGF) e da Copinha, o Corinthians começou mal a disputa do estadual da categoria com apenas uma vitória em cinco jogos. Os gaúchos terminaram a primeira fase do estadual na quarta colocação e classificado para as quartas-de-final, aonde enfrentarão o Veranópolis. Posto isso, não tinha como para fazer nenhum prognóstico.

A peleja estava originalmente marcada para Barueri e foi alterada para o Pacaembu pois a diretoria corintiana apostou numa maior presença de público. E olha, confesso que me surpreendi com o que vi. Mesmo sem ser realizada com portões abertos, mais de 1500 pessoas (!) pagaram dez reais para ver essa partida, um número surpreendente. Se fosse na Arena, com certeza não teria mais do que 150 almas.

Infelizmente para a maior parte do público, o jogo não foi muito bom para os donos da casa. Logo aos seis minutos o tricolor gaúcho abriu o marcador e fez o primeiro tento da história da competição. Caio avançou pela esquerda e cruzou. Batista tocou e contou com grande colaboração do setor defensivo alvinegro para fazer o seu.

O Corinthians respondeu minutos depois numa bola na trave, mas nada mais fez de tão perigoso durante o primeiro tempo. O Grêmio era perigosíssimo nos contra-ataques e por pouco não ampliou ainda mais a vantagem. O segundo acabou acontecendo somente aos 21 do tempo final, numa jogada rápida que pegou a defesa corintiana desprevenida.

Tai foi bem demais pela direita e cruzou na medida para Tontini chutar no canto esquerdo baixo de Zé Guilherme. O time paulistano jogava mal demais, mas foi brindado com o gol de honra três minutos depois numa cabeçada precisa de Arlindo aproveitando bola alçada por Léo Príncipe dentro da área.

Esse gol poderia ter animado o onze local em busca de um melhor resultado, mas isso não aconteceu. O Corinthians continuou abaixo do esperado e nem chegou perto de criar aquela chance parruda para pelo menos não sair derrotado logo na estreia. O Grêmio levou o jogo em banho-maria e ao final dos 90 minutos conseguiu um resultado maiúsculo.


Lance do primeiro jogo do Brasileiro Sub-20 (da CBF) em todos os tempos. Foto: Fernando Martinez.


Ataque corintiano pela direita. Foto: Fernando Martinez.


Boa chegada local no primeiro tempo da partida. Foto: Fernando Martinez.


Visão do Pacaembu em mais uma ofensiva corintiana. Foto: Fernando Martinez.


Bola alçada na área local no começo do segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.


Recado da organizada do Corinthians com o qual concordo plenamente. Aonde vão parar os atletas da base, hein? Foto: Fernando Martinez.

O Corinthians 1-2 Grêmio deixou o Timão numa situação ruim já pensando em vaga para a próxima fase. Dos três jogos restantes dois serão fora de casa e o único como mandante será realizado em São José dos Campos (!). A superação terá que ser enorme. Por outro lado, os gaúchos jogarão em casa duas vezes e tem tudo para ficar com uma das duas vagas. No outro jogo da chave, o Flamengo empatou com o Vitória.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário