Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O surpreendente Botafogo/SP chega na semi da Copa São Paulo

Fala, pessoal!

A 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou às quartas-de-final e o JP foi de novo até o Estádio Conde Rodolfo Crespi para ver o mais legal confronto dessa fase: Grêmio versus Botafogo de Ribeirão Preto, a maior surpresa dessa edição do certame.

A Pantera fez parte do Grupo H na primeira fase e se classificou com duas vitórias e um empate ficando na primeira colocação da chave. Nas duas fases seguintes a equipe eliminou o Botafogo do Rio e o Fluminense, sempre fazendo grandes apresentações.


Botafogo FC (sub20) - Ribeirão Preto/SP. Foto: Fernando Martinez.

Vale registrar que essa é a melhor campanha do Botinha nos últimos 19 anos. A melhor fase do time na competição foi entre 1983 até 1996. Nesse período o Botinha emplacou várias performances muito boas, como o nono lugar de 1990, o quinto de 1993 e 1995 e o vice-campeonato de 1983.


Grêmio FBPA (sub20) - Porto Alegre/SP. Foto: Fernando Martinez.


Capitães e quarteto de arbitragem. Foto: Fernando Martinez.

O time gaúcho, vice-campeão em 1991, vira e mexe faz uma campanha razoável, mas nunca chegou ao título da Copa São Paulo. Nesse século, o destaque fica por conta no quarto lugar em 2002, do sexto em 2008 e na oitava colocação em 2013. Em 2015, o tricolor dos pampas eliminou Rio Preto, Confiança, América/SP, Paraná e o surpreendente Goiânia.

O duelo tricolor começou com os paulistas jogando muito bem. Foram pouco mais de dez minutos com total domínio botafoguense. Para coroar essa pressão, William fez um golaço aos 12 minutos depois de acertar o ângulo de Gritti.


Jogadores do Bota em lance dentro da área gremista. Foto: Fernando Martinez.


A zaga gaúcha teve muito trabalho no começo do jogo. Foto: Fernando Martinez.

Nem deu pra comemorar muito, pois dois minutos depois Vico avançou no meio da zaga da Pantera e deixou tudo igual no primeiro ataque do time gremista. O Bota sentiu o golpe e viu o Grêmio dominar a meia hora final do tempo inicial. Luís Felippe atazanou a zaga paulistas mas não conseguiu virar a partida.


Lance no meio de campo. Foto: Fernando Martinez.


Agora a vez do Grêmio ter lance de perigo dentro da área paulista. Foto: Fernando Martinez.

Já no segundo tempo praticamente não teve jogo. Os times deixaram a inspiração no vestiário e, talvez afetados pelo fortíssimo calor, não apresentaram nada digno de registro. Para variar o melhor lance foi discutir sobre a história do futebol com os amigos no alambrado da Javari.


Chute de longe para o tricolor gaúcho. Foto: Fernando Martinez.


Zaga da Pantera afastando o perigo. Foto: Fernando Martinez.

Aos 44 minutos, quando já era quase certa a decisão por pênaltis, Wesley teve um momento de extrema lucidez e fez o segundo do Botafogo. O jogador recebeu a bola na intermediária, driblou três adversários e chutou cruzado para vencer o arqueiro, colocando a Pantera na semi-final da Copinha.


Boa chance para o Grêmio, mas o goleiro Thales fez preciosa defesa. Foto: Fernando Martinez.


Atletas do Bota comemorando a histórica classificação. Foto: Fernando Martinez.


Placar final na Rua Javari. Foto: Fernando Martinez.

O resultado de Grêmio 1-2 Botafogo/SP foi histórico para a equipe interiorana, pois passa é a melhor campanha do clube na competição em 32 anos. A semi-final será disputada contra o bom time do Palmeiras. A outra semi-final terá o clássico entre Corinthians e São Paulo.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário