Procure no nosso arquivo

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Nos acréscimos, Briosa empata com o VOCEM em Ulrico Mursa

Opa,

Sábado passado descemos a serra para conferirmos de perto o jogo de uma das equipes mais legais que fazem parte do Campeonato Paulista da Segunda Divisão desse ano. Nós que gostamos tanto da parte histórica dos certames não tínhamos como deixar escapar a chance de assistir um jogo do Vila Operária Clube Esportivo Mariano de Assis, o tradicionalíssimo VOCEM, aqui perto.

No terceiro jogo da segunda fase do Grupo 11 da Segundona, a equipe do interior visitou a Portuguesa Santista no Estádio Ulrico Mursa em busca da primeira vitória nessa fase. Esse foi o primeiro encontro entre as duas agremiações em todos os tempos.


AA Portuguesa - Santos/SP. Foto: Fernando Martinez.

Fundado em 1954, o Esquadrão da Fé iniciou suas atividades no profissionalismo em 1978. Em 1982 a equipe chegou à segunda divisão paulista, permanecendo nela até 1987. Em 1984 o onze bordô fez sua melhor campanha em todos os tempos após chegar no quadrangular final - aonde subiram Paulista e Noroeste - e terminar sua participação em quarto lugar.

Após ser rebaixada em 1989, a equipe passou a ter participações apenas esporádicas no estadual. O time marcou presença nas terceironas de 1992 e 1993 e na Série B1B de 1994. Após a famosa reestruturação das divisões feita pelo presidente Farah, tudo se complicou e o escrete bordô se afastou do profissionalismo.

De 1999 até 2002 mais quatro participações. Bom, quatro não, duas, já que a equipe abandonou os campeonatos de 2000 e 2002. Vale registrar que o campeonato de 1999 marcou a única partida que havia visto da agremiação até então. Pela segunda fase da Série B2, vi o time de Assis jogar contra o Flamengo de Guarulhos na Grande São Paulo.


VOCEM - Assis/SP. Foto: Fernando Martinez.

Depois de abandonar a B3 de 2002 a equipe foi praticamente extinta. Em 2005, no primeiro post da saudosa série do JP "Volta ao Passado", o Orlando visitou a cidade de Assis e viu que dificilmente a equipe voltaria a perambular pelos gramados paulistas. De 2007 até 2010 um time de futsal vestiu as cores do VOCEM, mas nada do time profissional retornar.

Eis que no começo desse ano começamos a ouvir boatos sobre uma inesperada volta do Esquadrão da Fé ao profissionalismo. A presença no arbitral e a presença do time na primeira tabela divulgada pela FPF confirmou a genial notícia que o time voltaria aos gramados do estado após 12 anos de ausência.

Só que até estrear contra o Presidente Prudente em 6 de abril a presença do time na Segundona esteve bastante ameaçada. Por falta de alguns documentos, o Assisense entrou na justiça pedindo que o VOCEM fosse excluído do campeonato. Depois de várias exclusões e inclusões na tabela, em 28 de março aconteceu a confirmação oficial por parte da federação.


Capitães dos times junto com o árbitro Luciano Silva e os assistentes Danilo Ricardo Manis e Mauro André de Freitas. Foto: Fernando Martinez.

O Vila Operária terminou a fase inicial na terceira posição do Grupo 1 atrás de Grêmio Prudente e Bandeirante de Birigüi. Na segunda fase a equipe foi derrotada em casa pelo Primavera e empatou contra o Pirassununguense jogando no Belarmino del Nero. Os três pontos contra a Briosa eram essenciais para a chance da classificação permanecer viva.

Já a Portuguesa, que joga sua quarta Segundona consecutiva, perdeu a invencibilidade de 11 jogos no revés contra o Primavera na rodada anterior. Jogando pela segunda vez dentro de casa nessa fase, o triunfo era "obrigação", mesmo com o crônico problema ofensivo visto durante todo o certame. Vale registrar que a Briosa marcou apenas nove gols nos onze jogos realizados até então.


Bola alçada na área do VOCEM. Foto: Fernando Martinez.

Para essa peleja tive a companhia bissexta do Emerson, ressurgido das cinzas para os dois jogos do fim de semana, algo que não acontecia há algumas eras. Junto com ele, o amigo Renato também desceu ao litoral conosco. Já no Ulrico Mursa encontramos o Victor, testemunha do pós-jogo mais sensacional que vivi na Copa do Mundo, e o Estevan.


Zaga do Esquadrão da Fé mandando a pelota para longe. Foto: Fernando Martinez.

Devidamente dentro de campo, vimos a Portuguesa começar a peleja mais ligada e com o VOCEM se segurando bem na defesa. A pressão santista porém era efêmera, pois os jogadores locais chegavam apenas perto da grande área, não criando nenhuma chance clara de gol.


Cobrança de falta para os visitantes. Foto: Fernando Martinez.

O time de Assis, comandado pelo meia Rosembrick, ex-Sport, Palmeiras e Santa Cruz, se segurou bem e levou a peleja para o intervalo sem a abertura do marcador. No intervalo saímos do campo para ver o jogo entre a torcida presente. Destaque para o saboroso lanche de calabresa vendido ali, de longe um dos mais sensacionais já degustados em estádios. Ganhou fácil o Selo JP de qualidade.


Foi falta ou não foi? Reclamação por parte do onze santista não faltou. Foto: Fernando Martinez.


A zaga assisense trabalhou bastante no tempo final. Foto: Fernando Martinez.

No tempo final o jogo melhorou um pouco, mas a Briosa continuou deixando a torcida preocupada com o seu fraco ataque. Para piorar, o Esquadrão da Fé passou a incomodar bastante em rápidos contra-ataques. Num deles, aos 21 minutos, Rodrigo aproveitou cruzamento de David e abriu o marcador para o onze visitante.


Atletas hipnotizados pela pelota. Foto: Fernando Martinez.

Se o empate já não era bom, uma derrota seria trágica para a Briosa. A peleja virou um "ataque contra defesa" na luta local para pelo menos empatar a pugna. Em tarde pouco inspirada os atacantes não acertavam o último toque. Quando conseguiam, o goleiro Altenir mostrava segurança.


Ataque pela direita na busca pelo empate. Foto: Fernando Martinez.

A peleja foi seguindo no 0x1 até o último lance. Quando a vitória assisense era quase uma certeza a Portuguesa teve um escanteio a seu favor pela direita. Édson Pio jogou a bola na área e o zagueiro Guilherme subiu mais do que todo mundo para cabecear firme e empatar o jogo no seu lance derradeiro.


Momento do gol de empate da Briosa no crepúsculo da peleja. Foto: Fernando Martinez.

O placar final de Portuguesa Santista 1-1 VOCEM deixou a equipe do litoral na terceira colocação do Grupo 11 com quatro pontos, atrás do Pirassununguense por conta do número de gols marcados. O VOCEM, agora com dois pontos, está na última colocação. O líder é o Primavera com seis.

Ficamos um bom tempo no estacionamento do Ulrico Mursa relembrando histórias dos quase 10 anos do JOGOS PERDIDOS antes de pegarmos a Via Anchieta para voltar à capital paulista. A noite do sábado serviu para recarregar (um pouco) a bateria, pois no domingo cedinho pegaríamos a estrada novamente, agora com destino ao interior.

Até lá!

Fernando!

Um comentário:

  1. sr. Fernando parabéns pelos jogoda copa do mundo 2014. voltando a 2 divisão 2014 gostaria QUE AMANHA VOCES FIZESSEM 2 JOGOS UNIAO MOGI DAS CRUZES E PAULINIA EM MOGI DAS CRUZES. E NACOINAL DA CAPITAL E ATIBAIA. NA COMENDADOR SOUZA CAPITAL. E FIZESSEM UM JOGO DO BANDEIRANTE DE BIRIGUI AQUI EM SAO PAULO. FICO NO AGUARDO DE UMAQ RESPOSTA. 8 8 2014. PARABENS SR. FERNANDO.

    ResponderExcluir