Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Atual campeão paulista, Ituano vence a primeira na Série D

Salve amigos!

No último sábado revivi o passado, resgatando a tradição das caravanas JP. Tive a honra da companhia dos amigos Fernando Martinez e Renato Rocha. Depois de acompanhar o espetacular Torneio “Retrô” (Taça Oberdan Cattani) na Rua Javari, seguimos para a “grande” cidade de Itu, na região da Sorocabana.

Depois de exatos 42 minutos de estrada (espero não ser surpreendido por nenhuma multa por excesso de velocidade), chegamos ao Estádio Dr. Novelli Junior, o "Majestoso da Vila Nova", palco do duelo entre Ituano FC e Maringá FC. O inusitado duelo entre campeão paulista e vice paranaense de 2014.


Fachada do Estádio Dr. Novelli Júnior, em Itu. Foto: Fernando Martinez.


Visão panorâmica do estádio durante o jogo. Foto: Estevan Azevedo.

A partida valeu pela quinta rodada do primeiro turno da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D em seu grupo A7. O time da casa começou mal o campeonato, e segurava a lanterna do grupo com um empate em três jogos. Os paranaenses viviam um momento oposto, liderando com duas vitórias e um empate. A vitória era essencial para que o Ituano mantivesse qualquer pretensão de acesso no torneio.


Ituano FCL - Itu/SP. Foto: Fernando Martinez.


Maringá FC - Maringá/PR. Foto: Fernando Martinez.


Arbitragem formada por Thiago de Alencar Gonzaga, Andreia Marcelino de Sá e André roberto Smith Silveira com os capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez.

Devidamente instalados em campo, acompanhamos o domínio rubro-negro na primeira etapa, quando o arqueiro Diego pouco trabalhou. O momento culminou em uma boa chance para a equipe: Claudinho cruzou para a finalização de Ricardinho, por cima da meta defendida por Edinaldo.


Lance da primeira etapa. Foto: Fernando Martinez.


Ricardinho (11) manda a bola MUITO para cima. Foto: Estevan Azevedo.

Dois minutos depois, a Zebra respondeu, com Eydison chegando na linha de fundo e cruzando para Bahiano na pequena área. Mas o atacante acabou perdendo a dividida com o goleiro.


O público foi pequeno para acompanhar outro jogo do campeão paulista da Série D. Foto: Estevan Azevedo.


Ataque do Ituano na primeira etapa. Foto: Estevan Azevedo.

Aos 23 minutos foi a vez de Marcão cabecear com perigo ao gol dos visitantes, após cobrança de falta de Christian, que mostrava muita movimentação, apesar da idade. Passados trinta minutos de jogo, os visitantes se soltaram e começaram a arriscar uns ataques, mas sem levar muito perigo nas conclusões. Sem grandes emoções, o primeiro tempo acabou sem abertura do placar.



Mais uma tentativa ituana de abrir o placar, em cabeçada de Marcão. Fotos: Estevan Azevedo.

No intervalo, a tradicional busca por guloseimas locais, e o encontro de um delicioso pastel de carne, seguido de um surpreendente espetinho de morangos cobertos com chocolate. Tudo muito bem regado à tubaína local, óbvio.


Jogador do Maringá se esticando todo pra fazer o corte. Foto: Fernando Martinez.

Assistimos a segunda etapa atrás do gol onde o Galo atacava. Logo aos dois minutos, Marcão cabeceou a queima-roupa contra o gol defendido por Edinaldo, obrigando-o a operar verdadeiro milagre. Aos 11 minutos, Christian cobrou falta da direita e Ricardinho desviou para as redes. Estava aberto o marcador, com justa vantagem aos locais. Na súmula, o gol foi anotado para Christian.


Detalhe do gol do Ituano, anotado por Marcão. Foto: Fernando Martinez.

A segunda etapa, de forma geral, foi bem melhor do que a primeira, mas as equipes erraram muito nas finalizações. Os cerca de 500 torcedores presentes (o público oficial, de quase mil torcedores, engloba os carnês vendidos a torcedores que preferiram o Caldeirão do Huck) ainda viram um abafa paranaense nos cinco minutos finais, respondido em alguns bons contra-ataques ituanos, mas ficou nisso mesmo.


Ataque local pela direita. Foto: Fernando Martinez.


Ataque do Maringá na segunda etapa. Foto: Estevan Azevedo.

Fim de jogo, Ituano 1x0 Maringá, resultado que deu ânimo para o Ituano vencer sua próxima partida, em casa, contra o Guarani/SC, colocando-se de vez na briga pela classificação, e manteve o Maringá na zona dos que avançam.

Até a próxima!

Estevan Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário