Procure no nosso arquivo

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Corinthians derrota a Portuguesa no primeiro clássico do Paulistão

Fala, pessoal!

A sessão futebolística do último domingo fugiu bastante da nossa linha editorial. Primeiro porque foi num jogo da rodada inicial do Campeonato Paulista, segundo porque foi um clássico e também por ter sido a abertura "oficial" da competição por parte da FPF. Falo do clássico entre Portuguesa e Corinthians no Estádio Osvaldo Teixeira Duarte.

A FPF tem sempre marcado na jornada inicial do certame o confronto entre os campeões da A1 e da A2 na temporada anterior. Bizarro é que essa foi apenas a sexta vez que Lusa e o time do Parque São Jorge se enfrentaram no Canindé em jogos do estadual. Cada time venceu dois confrontos e aconteceu um empate.

Da minha parte esse foi o centésimo jogo que vi do Paulistão em todos os tempos, e foi legal poder alcançar essa histórica marca justamente no estádio aonde vi a primeira peleja da série, lá em 1983. Detalhe que essa foi a primeira vez - um absurdo - que acompanhei um clássico dos times profissionais de Portuguesa e Corinthians, respectivamente o segundo e o quarto times que mais vi até hoje (257 e 172 vezes).


Um dos melhores momentos da tarde foi o bate-bola entre os mascotes dos participantes do Paulistão. Foto: Fernando Martinez.

Tirando tudo isso pude relembrar como é chato ver um jogo grande. Cerca de 719 jornalistas estavam perambulando pelos espremidos corredores da área de imprensa do estádio, 99% deles ali apenas por causa do campeão mundial de 2012. Junta-se o calor a essa muvuca e voilá, monta-se um cenário nada perdido, ainda mais quando estamos sozinhos.


O bom zagueiro mosqueteiro Gil cortando cruzamento rubro-verde. Foto: Fernando Martinez.

Falando do jogo, o Corinthians fez um ótimo primeiro tempo e sem dificuldade chegou aos 2x0 com gols de Romarinho e Guilherme, para a "alegria" da torcida lusitana. Apesar do sufoco que tomou durante todo o tempo inicial, a Portuguesa conseguiu diminuir nos acréscimos com o gol de Henrique.


Gol de Romarinho abrindo o placar no Canindé. Foto: Fernando Martinez.


Depois Guilherme, ex-jogador lusitano, ampliou para o time do Parque São Jorge. Foto: Fernando Martinez.

No tempo final a peleja caiu de produção e o Timão fez sua torcida lembrar daquele futebol modorrento e sem inspiração do segundo semestre do ano passado. Só que a Portuguesa não conseguiu aproveitar essa morosidade corintiana e saiu derrotada de campo.


Incrível chance perdida pela Portuguesa no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.


Hora da careta no Canindé em escanteio para o Timão. Foto: Fernando Martinez.

O jogo terminou com o placar do tempo inicial: Portuguesa 1-2 Corinthians. Mesmo sendo apenas a primeira rodada, a Lusa precisa abrir o olho, pois não fez uma boa partida e, como o torneio é de tiro mais curto, qualquer vacilo, principalmente em casa, pode ser fatal. Fora que o pessoal do Canindé precisa superar os infindáveis acontecimentos nos bastidores e a incerteza se o time estará ou não na elite do campeonato nacional.

Até a próxima!

Fernando

Um comentário:

  1. sr. Fernando e equipe feliz ano novo 2014. gostaria de saber se vocês vao fazer os jogos da serie a2 a 3 e 2 divisão 2014 quando começar. a a 2 começa di26 de janeiro e a3 começa 2 fevereiro e a 2 divisão 6 de abril. fico no aguardo de uma resposta. um abraço

    ResponderExcluir