Procure no nosso arquivo

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Portuguesa fica na Série A depois de ficar no zero com o Grêmio

Opa!

Fechando o ano futebolístico, na quente tarde de domingo fui pela 15ª vez na atual edição do Campeonato Brasileiro ao Estádio Oswaldo Teixeira Duarte num jogo da Portuguesa. Ainda levemente ameaçada pelo rebaixamento, os rubro-verdes receberam o Grêmio, vice-líder do certame.

A equipe paulistana precisava de um empate para escapar da Série B no ano que vem, enquanto os gaúchos também precisavam de um resultado igual, mas para se garantirem na fase de grupos da Libertadores. Esse foi o quinto Lusa x Grêmio que vi em todos os tempos. O último havia sido o 2x2 pela Série A do ano passado.


Times perfilados para a última apresentação em 2013. Foto: Fernando Martinez.

O belíssimo público de 4.383 pagantes viu uma partida que teve o Grêmio melhor durante a maior parte do tempo. Logo aos três minutos Barcos obrigou o goleiro Lauro a fazer ótima defesa. Aos 22, o mesmo Barcos se aproveitou de falha de Valdomiro, driblou o arqueiro e chutou. Lima salvou a pátria lusitana e tirou em cima da linha. No último lance, foi a vez de Vargas fazer Lauro trabalhar.


Rara chegada lusitana no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

A coisa estava feia para os comandados de Guto Ferreira. No tempo final Zé Roberto, sempre ele, foi responsável por três ótimos ataques visitantes antes dos dez minutos. O melhor deles aconteceu numa cobrança de falta que bateu na trave. Sabendo que os outros resultados garantiam a equipe na Série A, a Lusa nada fez.


Zé Roberto cobrando falta na trave no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

A partir dos 20 minutos a peleja caiu assustadoramente de produção e a maior diversão foi contar o número de ônibus que entravam no Terminal Tietê. Como estávamos no alto da arquibancada, ficou fácil de se divertir dessa forma. Quando o árbitro apitou pela última vez, os objetivos de ambas as agremiações foi cumprido.


Visão geral do Canindé para mais um Portuguesa x Grêmio. Foto: Fernando Martinez.


Renato Gaúcho, o grande Renight, de butuca na peleja. Foto: Fernando Martinez.

O Portuguesa 0-0 Grêmio deixou os rubro-verdes na 12ª colocação da Série A com 48 pontos ganhos e garantiu o tricolor como vice-campeão. Náutico, Ponte Preta, Vasco da Gama e Fluminense jogarão a Série B em 2014. A comemoração da coletividade lusitana pela queda do Flu foi enorme. Resta agora aprender com os erros dessa temporada e se preparar para 2014.


O placar final que salvou a Lusa da Série B e colocou o Grêmio na fase de grupos na Libertadores. Foto: Fernando Martinez.

Com esse post encerro as atividades aqui no Jogos Perdidos na temporada. Mais um ano que se vai e em breve outro que se inicia. Só da minha parte foram inacreditáveis 200 partidas vistas em 2013, uma marca que não alcançava desde 2007. Vamos ver se ano que vem a performance continua assim.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário