Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O polêmico regulamento da Série A1 2014

Fala, pessoal!

A FPF acabou de realizar o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista Série A1 2014. Tudo bem que teremos menos datas disponíveis para o estadual por causa da Copa do Mundo e tudo mais, mas bem que o regulamento poderia ter sido um pouco mais analisado pelos responsáveis e muito mais caprichado, certo?

No esquema atual, podemos ter o absurdo de ver quatro times de uma mesma chave rebaixados. Pior... Um dos rebaixados estaria nas quartas-de-final e com chance de ser campeão da competição. Isso mesmo, amigos, na temporada 2014 podemos ver um time campeão paulista e rebaixado para a Série A2 ao mesmo tempo. Surreal, certo? Uma anomalia, sem sombra de dúvida.

Vamos lá, o problema são as tais "19 datas"? Tudo bem... A Série A1 nem é o foco das publicações do JP, mas fazemos questão de dar nossa opinião nesse assunto, prestando um serviço para o pessoal que elaborou o regulamento atual. Criamos um regulamento mais justo e eficaz para um campeonato de 20 times com apenas 19 datas disponíveis:

- No primeiro turno da primeira fase, os 20 times são divididos em duas chaves de dez equipes cada. Jogam contra os times do próprio grupo em turno e os campeões de cada um deles fazem a final do turno. Para essa fase, seriam utilizadas 10 datas.

- No segundo turno da segunda fase, jogam apenas os seis primeiros colocados de cada chave. Os times jogam agora contra as equipes do outro grupo. Os campeões dessas chaves disputam a final do returno. Para essa fase, seriam utilizadas 7 datas.

- Campeão do primeiro turno enfrenta o campeão do segundo turno na grande final do campeonato em jogos de ida e volta, totalizando 2 datas. Somando todas as datas utilizadas, opa, usamos as "míseras" 19 datas disponíveis.

- Faltou falar do rebaixamento. Então, os oito times que "sobraram" do primeiro turno da primeira fase seriam divididos em duas chaves de quatro times cada, se enfrentando em ida e volta dentro do grupo. os dois últimos de cada grupo são rebaixados para a A2 2015. Aqui seriam necessárias seis datas, as mesmas do segundo turno da segunda fase.

O legal é que aí dava até para a FPF incrementar o seu principal campeonato com taças para os times que ganhassem o primeiro e segundo turno, algo esquecido através dos tempos. Simples não? Pode não ser justo e blá-blá-blá, mas com certeza é um campeonato com regulamento muito melhor do que o divulgado hoje.

Até a próxima!

Fernando

Um comentário: