Procure no nosso arquivo

terça-feira, 9 de julho de 2013

Série C Carioca na periferia de Xerém: JP voltando a seu devido lugar

Salve amigos!

Após merecidas férias para acompanhar um torneio nada perdido, tive que lavar a alma em minha última passagem pela Cidade Maravilhosa. Assim sendo, no último sábado acompanhei o amigo Cláudio Burguer até a cidade de Duque de Caxias, na Grande Rio, mais precisamente em seu distrito de Xerém, já pertinho de Petrópolis, para acompanhar a emocionante disputa entre Esprof e Mangaratibense, valendo vaga na segunda fase do Campeonato Carioca da Terceira Divisão.

Minha namorada Bruna Amaral, administradora de meu “QG Maravilhoso” não poderia ficar de fora, assim como o fotógrafo Sandro Vox, a serviço do Site FutRio. Todos devidamente embarcados na nova viatura JP, o “Tefinho”, seguimos em direção do fantástico Estádio de Los Larios, chegando com antecedência suficiente para preparar material para um post da série “Estádios pelo Brasil”, a ser publicado oportunamente.

Como o grupo A do torneio é “manco”, em virtude da desistência do Rio das Ostras, a partida era de vida ou morte para o time alvirrubro, que precisava da vitória, já que folgaria na última rodada, contabilizando os pontos da vitória por WO contra o time da Região dos Lagos. Aos visitantes, bastaria o empate. Correndo por fora na briga pelas duas vagas, a equipe do Barcelona, contabilizando o WO contra o Rio das Ostras a seu favor na penúltima rodada, e tendo pela frente o eliminado Condor, da rodada derradeira.


Esprof A de FC. Foto: Estevan Mazzuia.


Grêmio Mangaratibense. Foto: Estevan Mazzuia.


Capitães entre o quarteto de arbitragem, formado por André Rodrigo Rocha, Andréia Izaura Maffra Marcelino de Sá, Eliziane Vidal dos Santos Durões e Leonardo Blanquet Mamed. Foto: Estevan Mazzuia.

O jogo começou bastante agitado e equilibrado, como pedia a disputa. As primeiras chances claras de gol, entretanto, foram dos visitantes. Aos 10 minutos, Gustavo foi lançado na direita e bateu um cruzado rasteiro de fora da área, obrigando o arqueiro Rafael da Silva a se esticar todo para impedir o tento. Antes de sair pela linha de fundo, a pelota ainda triscou o pau direito do goleiro.


Zazá (Esprof) e Dóryan (Mangaratibense) em jogada junto a lateral na primeira etapa. Foto: Estevan Mazzuia.


Lance da primeira etapa. Foto: Estevan Mazzuia.

Após a pausa técnica da primeira etapa, embora os visitantes estivessem um pouco melhor na partida, o time da casa criou uma boa jogada, com Thiago descendo pela esquerda e cruzando rasteiro para o miolo da pequena área. O gol teria sido inevitável, mas Luiz não alcançou a bola.


Ataque do Mangaratibense na primeira etapa. Foto: Estevan Mazzuia.


Detalhe de uma partida bem disputada no Larião. Foto: Estevan Mazzuia.

Apesar de demonstrar mais qualidade no posicionamento e no toque de bola, o time do Boto Cinza dava espaço ao Esprof, que subia ao ataque com bastante perigo, mas sem conseguir finalizar a gol. Dessa forma, os atletas foram para o chuveiro sem que as redes da Toca dos Tigres fossem balançadas.


Arqueiro Rafael Jesus foi fundamental aos visitantes. Foto: Estevan Mazzuia.


Mais uma boa briga ainda na primeira etapa. Foto: Estevan Mazzuia.

Para a segunda etapa fui acompanhar a partida das arquibancadas, e não vi uma grande mudança no panorama da partida. O treinador Márcio Moreira mexeu no time, tentou de tudo, mas o gol não saía para a equipe cabofriense.


Visão panorâmica do Los Larios, por ocasião da partida. Foto: Estevan Mazzuia.

Com o calor em Xerém, já era esperado que a qualidade do jogo caísse gradativamente, e nenhuma chance clara de gol foi criada, em que pese a boa aplicação dos atletas em campo. Se houve falta de criatividade, não foi por falta de esforço dos jogadores.


Moreno cobrando falta...


... e zagueiro se esticando pra defender o Mangaratibense. Fotos: Estevan Mazzuia.

Já no final, os corações foram para nas pontas das chuteiras, e as táticas ficaram esquecidas nas pranchetas dos treinadores. Assim, aos 38 minutos, a bola sobrou para Thiaguinho, que havia entrado na segunda etapa, para deleite da torcida que o pedia desde o início da peleja.

Visivelmente fora de forma, o jogador arriscou um bom chute da intermediária, e Rafael Jesus defendeu parcialmente. Após a cobrança de escanteio, a bola sobrou para o defensor Zazá, meio sem jeito, bater de calcanhar para a tranquila defesa do arqueiro gremista. No abafa, o Esprof teve uma nova chance pouco depois, com Luiz batendo com perigo à esquerda da meta, num chute travado pelo lateral adversário Julio.


Rafael da Silva também teve boa atuação sob as traves esprofianas. Foto: Estevan Mazzuia.


Julio cobrando falta para o Mangaratibense. Foto: Estevan Mazzuia.

Nos cinco minutos finais, viu-se um belo rali em busca do gol, que finalmente saiu, já nos acréscimos, mas em favor dos visitantes, um verdadeiro banho de água fria sobre o Esprof. Uma despretensiosa cobrança de lateral pela direita da defesa esprofiana contou com a desatenção dos exaustos atletas da equipe, e a bola acabou sobrando livre para Weliton, que havia entrado na metade da segunda etapa. Com categoria, o jogador deslocou o goleiro e sacudiu as redes, garantindo a classificação em primeiro lugar no grupo para o Grêmio.


Detalhe do abafa final. Foto: Estevan Mazzuia.

Fim de jogo, Esprof 0x1 Mangaratibense. Contra o Rubro Social, na última rodada, o time azul poderá dar uma folga aos titulares, enquanto que o Esprof fica na torcida por um improvável tropeço do Barcelona diante do eliminado Condor, de Queimados, no estádio Luso Brasileiro.

Foi isso!

Abraços

Estevan

Um comentário:

  1. sr. Fernando parabéns pela cobertura da copa das confederaçoes2013.voltamos a 2 divisão 2013. gostaria de pedir que vocês fizessem os seguintes jogos dia 14 7 2013 jacarei e atlético mogi, e PALMEWIRINHA E PIRassunhuguense, e dia 21 7 2013 ultima rodada vocês fizessem pirssunhnguese e radium, ecus e jacarei, e taboao da serra e desportivo brasil, e fernandopolis e bandeirantes de birigui. fico no aguardo de uma resposta ate 2 feira dia 15 7 2013. agradeço SE VOCES FIZEREM ESTES JOGOS. OU ENTAO SE VOCES PODEM POR AS FOTOS ATUALIZADAS DE 2013. DOS SEGUNTES CLUBES, BANDEIRANTE DE BIRIGU, RADIUM DE MOCOCA, PALMEIRNHA PORTO FERREIRA, JACAREI, DESPORTIVO BRASIL PORTO FELIZ, FERNANDOPOLIS, ELOSPORT CAPAO BONITO,

    ResponderExcluir