Procure no nosso arquivo

terça-feira, 30 de julho de 2013

Portuguesa perde para o Furacão e é lanterna no Brasileirão

Opa,

O resultado de dias seguidos curtindo uma friaca sensacional foi visto no último final de semana: muito tempo dentro de casa não fazendo nada. Com isso, o cenário futebolístico ficou reduzido a uma partida, e ainda assim nada perdida. Fui somente ao Estádio Osvaldo Teixeira Duarte para assistir Portuguesa x Atlético/PR, válido pela 9ª rodada da principal divisão do Campeonato Brasileiro.


Times perfilados para o Hino Nacional antes do jogo. Foto: Fernando Martinez.

E podemos dizer que esse foi realmente um confronto entre duas equipes bastante desesperadas, já que ambas se encontravam na zona de rebaixamento antes dessa rodada. Para a Lusa, voltar a vencer jogando no Canindé era obrigação. E obviamente o clima nos arredores dentro e fora do estádio não era dos mais calmos.


Homenagem da Lusa ao maior lateral-direito de todos os tempos, Djalma Santos. Foto: Fernando Martinez.

Na esperança de se inspirar no clássico futebol do lateral Djalma Santos, falecido durante a semana e homenageado timidamente antes da peleja, a Portuguesa queria atacar desde o começo do jogo. Por azar (ou incompetência, você decide), a zaga falhou clamorosamente e logo aos 7 minutos Manoel apareceu livre entre os zagueiros para abrir o marcador pro Furacão.


Lance do primeiro gol da peleja, marcado pelo zagueiro atleticano Manoel. Foto: Fernando Martinez.

Só que diferente do que estamos acostumados a ver, a Portuguesa manteve a cabeça do lugar e mostrando um futebol bastante competitivo virou o marcador em apenas 15 minutos. Moisés marcou de cabeça aos 11 e o estreante Gilberto fez o segundo da peleja em pênalti bem cobrado aos 22. Estava fácil, e por muito pouco o time paulistano não marcou mais gols antes do primeiro tempo terminar.


Vira-vira da Lusa em pênalti cobrado por Gilberto. Foto: Fernando Martinez.

No segundo tempo o panorama continuou o mesmo e a Lusa era dona absoluta da peleja. No comecinho, o camisa 10 Souza cabeceou na trave... Mas minutos depois ele foi protagonista do lance que praticamente definiu a sorte do jogo. O atleta rubro-verde fez uma falta na lateral de campo e ganhou cartão amarelo. Como já tinha recebido um no tempo inicial, ele foi expulso de campo.


Boa defesa de Lauro na segunda etapa. Foto: Fernando Martinez.

Na hora nossa reação foi de indignação, pois como um atleta experiente como ele poderia ter feito tamanha bobagem? O jogador foi vaiado impiedosamente na saída do gramado pela revoltada torcida. Só que quando cheguei em casa e revi o lance vi que ele sequer tocou o jogador do Atlético/PR. Pior foi ver que o assistente número 2 não teve a capacidade de ver isso na hora, prejudicando demais a equipe local.


Mais um ataque visitante no tempo final. Foto: Fernando Martinez.

E nem preciso falar o que rolou depois, né? Com um a menos, a Portuguesa recuou completamente e por meia hora vimos o time sulista renascer e atacar sem parar. O gol era questão de tempo e ele saiu aos 18 minutos com a conclusão de Delatorre, atleta revelado no Desportivo Brasil e que apareceu algumas vezes aqui no JP em jogos das categorias de base.


A Portuguesa criou esporádicas chances depois de ficar com um a menos, como nessa cobrança de falta. Foto: Fernando Martinez.

A Lusa criou chances esporádicas e insossas, enquanto o Furacão obrigou o goleiro Lauro a trabalhar bastante. De tanto insistir, o time foi premiado com o terceiro gol já nos acréscimos, marcado pelo incansável Paulo Baier no alto dos seus 73 anos de futebol.

No fim, o resultado de Portuguesa 2-3 Atlético/PR colocou a equipe paulista ocupando a lanterna da competição, com apenas 7 pontos conquistados em 9 jogos. O "amado" técnico Pimenta caiu após esse revés e nessa quarta-feira o time irá ser dirigido por Guto Ferreira, que trabalhará em prol da fuga do rebaixamento.

Junto com os amigos Jamil e Paulo "Shrek" ainda fiquei um tempo nas dependências do clube vendo o circo pegar fogo na entrada da imprensa antes de voltar para casa. No domingo, tirei o dia para recarregar a bateria pois a semana promete ser bastante corrida.

Até a próxima!

Fernando

2 comentários:

  1. sr. Fernando gostaria de saber quais jogos vocês fizeram pela 2 divisão 2013 domingo dia 28 de julho 2013 e quais jogos vocês vao fazer 4 feira dia 31 7 2013. gostaria que vocês fizessem os seguintes clubes fernandopolis, grêmio prudente, internacional de bebedouro. e tupa. fico no aguardo de uma resposta ate amamha 4 feira dia 31 7 2013. um abraço sr. Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, não sei se leu o que escrevi no final do texto, mas não fizemos nenhum jogo no domingo. E como já disse algumas vezes, vamos tentar trazer o máximo de times para as páginas do JP, mas não temos nenhuma certeza de quais e quando aparecerão. Abraço!

    ResponderExcluir