Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 11 de julho de 2013

No Canindé, a noite comemorativa de 30 anos de futebol

Opa,

Fechando a rodada tripla feita no último sábado, a noite foi bastante especial para o que vos escreve, afinal de contas, poder comemorar o trigésimo aniversário do primeiro jogo que assisti num estádio de futebol no mesmo bat-horário e bat-lugar da minha "estreia" é algo extremamente raro.

Foi na noite do dia 6 de julho de 1983 que meu saudoso pai me levou para curtir uma peleja de futebol pela primeira vez. Naquela noite de quarta-feira, um Corinthians "na retranca" recebeu o América de São José do Rio Preto pelo primeiro turno do Campeonato Paulista daquele ano. Enquanto o alvinegro liderava o Grupo B com 12 pontos, o Diabo era lanterna do Grupo D com oito. O certame contava com 20 times divididos em quatro chaves de cinco clubes cada.


Trecho da matéria do jogo entre Corinthians e América no jornal Folha de São Paulo de 6 de julho de 1983.

A equipe paulistana tinha perdido o compromisso anterior jogando também no estádio rubro-verde contra o Taubaté. Talvez por esse motivo e por imaginar que o estádio não estaria cheio, ele tenha acreditado que aquele era o cenário ideal para levar seu filho que estava prestes a completar sete anos. E ele acertou em cheio, pois além de nós, apenas outras 3702 pessoas pagaram ingresso para ver a vitória local por 3x0, com gols de Vágner (o futuro Vágner Basílio), Casagrande e Biro-Biro.


Matéria da partida em página do jornal O Estado de São Paulo em 7 de julho de 1983.

O mais legal de tudo isso é que consigo me lembrar exatamente da sensação fantástica de entrar num estádio pela primeira vez para ver um jogo de verdade (já havia visitado outros estádios na capital sem partidas rolando). Em tempos de um Canindé sem os grotescos alambrados de hoje e de um clima muito mais tranquilo para se frequentar estádios em jogos de times grandes, curti cada segundo daquela noite.

Trinta anos e 2193 jogos depois, fui (pela 254ª vez) ao Estádio Osvaldo Teixeira Duarte para o confronto entre Portuguesa e Cruzeiro, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Confesso que nem fui pelo jogo em si, mas sim pela oportunidade de fazer essa verdadeira "volta ao passado" e de certa forma, homenagear meu pai, falecido em 1997 e responsável direto pela minha paixão pelo futebol.


Troca de passes no ataque da Portuguesa em noite de comemoração no Canindé. Foto: Fernando Martinez.


Outro detalhe de Portuguesa x Cruzeiro. Foto: Fernando Martinez.

Serei franco e vou dizer que o fraco jogo que terminou com o placar de 1x1 foi o que menos me interessou nessa noite. Legal mesmo foi sentir toda essa atmosfera nostálgica que vivi durante o tempo em que estive nas arquibancadas do Canindé. Fico muito feliz em ter toda minha história devidamente registrada em anotações e uma série de imagens, um privilégio para poucos.


Falta para o time mineiro no fim do jogo que comemorou meus 30 anos em estádios. Foto: Fernando Martinez.

Sem o menor intuito em me "aposentar" dos campos de futebol, já começarei a trilhar o caminho em busca de mais uma partida para seguir em busca de mais trinta anos de futebol...

Até a próxima!

Fernando

3 comentários:

  1. sr Fernando passe o jogo ecus e jacarei pois torço pelo jacarei e gostaria de ver a foto do jacarei dia 21 7 2013. gostaria de saber se vocês podem fazer este jogo. me responda ate amanha 6 feira dia 19 7 2013. fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  2. sr. Fernando me responda se vocês podem fazer o jogo de domingo ecus de Suzano e jacarei 2013 poi s sou torecedor do jacrei e gostaria de ver as fotos do jACAREI 2013. AGUARDO UMA RESPOSTA ATE AMANHA SABADO DIA 20 7 2013.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo, nós não faremos o jogo ECUS x Jacareí no próximo domingo.

    ResponderExcluir