Procure no nosso arquivo

terça-feira, 16 de julho de 2013

Juventus estreia na Copa Paulista vencendo o Joseense na Javari

Fala, pessoal!

No sábado de manhã foi dada a largada para a disputa da Copa Paulista 2013, competição que dá ao seu campeão uma vaga na Copa do Brasil 2014. E nada melhor do que começar os trabalhos do JP no certame com um joguinho no Estádio Conde Rodolfo Crespi, a Rua Javari. Fui sozinho acompanhar um inédito confronto válido pelo Grupo 4: Juventus x Joseense.

A edição 2013 da Copa Paulista conta com 27 clubes espalhados em quatro chaves. Além do Moleque Travesso e do Tigre do Vale, o "grupo de perto" também conta com as presenças de Audax, atual vice-campeão, São Caetano, Santo André, Taubaté e São Bernardo FC. Apenas o time grená, campeão em 2007, e o Ramalhão, campeão em 2003, já conquistaram o caneco.

E mesmo sendo a primeira vez que entra na disputa da Copa Paulista, a equipe do CAJ (o "CA" Joseense, claro) promete fazer um bom trabalho, pois conta com a mesma base de atletas que foi nona colocada na disputa do último Paulista da Série A3. Já o Juventus, ainda traumatizado com a lamentável e vergonhosa campanha na A2, campeonato que terminou na lanterna, mudou tudo e praticamente tem um novo grupo, agora comandado pelo "sabe tudo" da base grená, Celinho.

Agora, independente da estreia em si, esse foi o primeiro jogo do time profissional na Javari sem a presença do mito Sérgio Mangiullo. Confesso que acompanhei a peleja triste por saber que nunca mais teremos a presença do amigo perambulando por lá. Antes do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio para ele. Tirando a falta de educação de meia dúzia, foi bonito ver todos aplaudindo o torcedor símbolo do Juventus.


Mesmo com o falecimento do grande Sérgio Mangiullo, a Ju-Jovem marcou presença na estreia juventina na Copa Paulista. Fotos: Fernando Martinez.


CA Juventus - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


CA Joseense - São José dos Campos/SP. Foto: Fernando Martinez.

E diferente do que vimos durante quase toda a disputa da Série A2, o time paulistano fez uma partida digna contra o seu adversário do Vale do Paraíba. Se o time não mostrou um futebol primoroso, pelo menos jogou com vontade e determinação, buscando o gol a todo momento. O Tigre também não fez uma partida ruim, mas ficou claro que ambos sofreram com a falta de ritmo.


Bola zanzando pela área do Joseense no começo de jogo. Foto: Fernando Martinez.


Atleta juventino preparando chute de longe. Foto: Fernando Martinez.

No primeiro tempo a equipe local sofreu com o posicionamento errado dos atacantes que resultou numa série de impedimentos marcados pelo asistente número 2. O Joseense chegou perto de abrir o placar por duas vezes. A primeira chance foi defendida pelo estreante Fernando Henrique, vice-campeão da A3 com o Batatais, e a segunda foi salva em cima da linha pela zaga.


Ataque grená no jogo contra o Tigre do Vale. Foto: Fernando Martinez.


Gol do Juventus anulado pelo assistente número 2. Foto: Fernando Martinez.

A etapa inicial terminou como começou, com o sempre incômodo 0x0. No segundo tempo o Joseense voltou mais recuado, chamando o Juventus para seu campo e apostando em contra-ataques. O goleiro visitante Helder trabalhou bastante e evitou como pôde o gol grená. Mas Rafael Castori conseguiu superar o camisa 1 do Joseense com um belo gol aos 29 minutos. Após bola rebatida, ele acertou um ótimo chute cruzado da entrada da área.


Escanteio para os donos da casa no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.


Bola no fundo das redes do Joseense no gol de Rafael Castori. Foto: Fernando Martinez.

Daí para frente teve de tudo na Javari: torcedor quebrando a perna na comemoração do gol, Joseense abandonando a postura defensiva, Juventus perdendo grandes oportunidades de ampliar o marcador e o jogo paralisado por alguns minutos em virtude da ambulância ter deixado a Javari. A única coisa que não teve por ali foi outro gol, e o time da casa conseguiu estrear com o pé direito na Copa Paulista.


Bom ataque grená pela esquerda. Foto: Fernando Martinez.


Goleiro Helder salvando o Joseense de sofrer o segundo gol nos minutos finais. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Juventus 1-0 Joseense. A vitória deixou os grenás na primeira colocação do Grupo 4 junto com o São Bernardo FC, que venceu o Audax jogando no Nicolau Alayon. No outro jogo da chave, Taubaté e Santo André ficaram no zero. Os grenás só voltarão a campo no dia 24, enquanto o Tigre recebe o Taubaté em casa no próximo sábado.

Após o jogo fui almoçar com o amigo Cosme 'As You Are', que seguindo com seu histórico apareceu no estádio somente depois do apito final, e dali fui para casa, abortando as missões futebolísticas para o restante do final de semana. No mais, o futebol volta à pauta do JP durante essa semana.

Até a próxima!

Fernando

Um comentário:

  1. Ju Jovem é a única torcida do Juventus, o resto é nego idiota que acha que mora em Genova

    ResponderExcluir