Procure no nosso arquivo

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Portuguesa derrota o Juventus e mantém tabu no Canindé

Fala, pessoal! 

No domingo passado rolou a oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2 e eu me fiz presente na pugna mais tradicional do certame. No gramado do Estádio Osvaldo Teixeira Duarte, Portuguesa e Juventus duelaram honrando 73 anos de história e 117 confrontos oficiais válidos pela primeira divisão estadual em todos os tempos. Além disso, os dois ocupam os primeiros lugares na minha lista de times mais vistos (assisti 260 vezes in loco os grenás e 239 a Lusa).

Não, eu não considero esse duelo um "clássico" paulistano, e sim um jogo com muitíssima tradição, nada além disso. Na minha humilde opinião, um clássico de verdade tem que contar com grandes decisões através dos tempos, muita repercussão na mídia e mobilização da cidade sede das equipes. E longe de querer menosprezar a longa história do "duelo das colônias", é fato que o jogo não reúne (e nunca reuniu) nenhum desses itens. 

De qualquer forma, não tinha como perder o 118º capítulo dessa saga, o terceiro no Canindé nesse século (estive nos outros dois em 2003 e 2004, com vitórias locais por 1x0 e 3x2 respectivamente) e o primeiro pela segundona. Falando nisso, o Moleque Travesso tentaria quebrar o enorme tabu de NUNCA ter vencido a Portuguesa dentro do Osvaldo Teixeira Duarte em jogos válidos por campeonatos paulistas (atualizado). 

Isso mesmo, você leu certo. Em 14 jogos realizados pelo estadual desde a inauguração do estádio em 1972, foram 12 vitórias lusitanas e dois empates. A defasagem é tão imensa que os grenás chegaram a tomar goleadas de 4x0 por duas vezes (em 1976 e 1988) e um 5x1 em 1998. Indo mais longe nos números, a última derrota da Lusa para o Juventus num estádio próprio (confrontos em campos neutros não contam, obviamente) foi no longínquo ano de 1958, quando perdeu por 3x2 na antiga e saudosa "Ilha da Madeira". São longos 55 anos de invencibilidade. 

Com a história colocada em pratos limpos, sinceramente eu não achava que o Juventus fosse quebrar esse tabu no jogo de domingo. O time tem feito uma campanha muito irregular (três vitórias e quatro derrotas) e nada indicava que poderia aprontar uma molecagem no terreno lusitano. Para piorar a situação grená, a Lusa parece que se acertou na A2 depois de estrear perdendo para o Monte Azul e então somava seis jogos sem perder. Além disso, o goleiro Gledson estava há 441 minutos sem sofrer gols. 

Enquanto 2842 torcedores pagaram ingresso, eu fui para o campo de jogo captar as imagens dos times e do ogo em si. Pena que a Lusa se recusou a fazer a foto oficial, sabe-se lá o motivo para isso. Sei que o Moleque Travesso posou direitinho, e o exclusivo instantâneo segue abaixo: 


Quem não tem cão, caça com gato. Segue a foto da Portuguesa perfilada, já que ela se recusou a posar. Foto: Fernando Martinez. 


CA Juventus - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez. 

Com a bola rolando, a diferença técnica ficou evidente durante todo o tempo inicial. O rubro-verde foi bastante superior e passou os primeiros 45 minutos ocupando a área adversária. A grande presença de juventinos nas arquibancadas não foi suficiente para inflamar os atletas do time mooquense. 


Jogador da Portuguesa se desvencilhando da marcação juventina. Foto: Fernando Martinez. 

Só que o grande problema para os donos da casa eram as finalizações, todas com defeito. O comandante de ataque Diego Viana, que ainda causa arrepios na maioria dos lusitanos, perdeu pelo menos três chances claras de abrir o marcador. E quando a conclusão dos ataques funcionava, brilhava o goleiro Juninho, outra vez fazendo grande apresentação. 


Chute de longe para o time rubro-verde. Foto: Fernando Martinez. 


Outra boa jogada de ataque dos donos da casa. Foto: Fernando Martinez. 

O 0x0 parecia inevitável até o penúltimo minuto, quando Moisés fez grande jogada, avançou por todo o campo defensivo juventino e chutou cruzado. Juninho defendeu bem, mas no rebote Diego Viana, ele mesmo, apareceu livre e chutou forte para fazer o primeiro da Lusa. E com essa vantagem mínima, o primeiro tempo chegou ao seu final. 


Comemoração dos jogadores da Lusa após o primeiro gol, marcado por Diego Viana. Foto: Fernando Martinez. 

Na volta para o segundo tempo o panorama da peleja mudou completamente. O Juventus resolveu botar as manguinhas de fora e fez uma partida muito boa, sem dúvida a melhor que vi da equipe até aqui no certame. Os dois goleiros fizeram intervenções importantes mantendo o placar apenas no 1x0. 


O camisa 10 Souza iniciando mais um ataque para a Portuguesa. Foto: Fernando Martinez. 


Boa cabeçada do camisa 4 Valdomiro para ótima defesa de Juninho. Foto: Fernando Martinez. 

Nos minutos finais a peleja ganhou ainda mais emoção. Aos 41, após uma cobrança rápida de falta sem que o Juventus estivesse ligado, Marcelo Cordeiro recebeu pela esquerda e cruzou para Diego Viana (!) se esticar todo e marcar o seu segundo gol na tarde. Dias de artilheiro para o contestado camisa 9! 


De longe, o lance do segundo gol lusitano, novamente de Diego Viana. Foto: Fernando Martinez. 

Dois minutos depois, Gledson perdeu a invencibilidade de 528 minutos após Élvis aparecer sorrateiro e diminuir o marcador após indecisão entre o arqueiro e um dos zagueiros. A pressão juventina foi enorme nos minutos restantes, mas o empate não veio. 


Agora a bola no fundo das redes da Portuguesa no gol de Élvis aos 43 do segundo tempo. Festa na enorme torcida juventina presente no Canindé. Foto: Fernando Martinez. 

No final, a peleja ficou mesmo em Portuguesa 2-1 Juventus. Logo após o apito final o clima esquentou. O meia rubro-verde Correa foi pra cima do camisa 10 grená Élvis, alegando ter sofrido uma cusparada. Foram alguns longos minutos de confusão até que os ânimos fossem acalmados. 

O triunfo levou a Lusa para o terceiro lugar na tábua de classificação com 15 pontos, atrás apenas do líder Grêmio Osasco com 17 e do vice Rio Claro, último invicto do campeonato, com 16. Já o time da Mooca caiu para a 12ª colocação com os mesmos 9 pontos. 

Já com os atletas nos respectivos vestiários saí do estádio e logo me encontrei com os amigos Mílton, Sérgio e o figuraça Cosme. Dali segui para uma boquinha providencial na famosa casa de esfihas do Pari, pertinho do meu antigo QG. No próximo sábado e domingo teremos mais... 

Até lá! 

Fernando

5 comentários:

  1. sr. fernando gostaria de saber se voces fizeramo jogo do barueri e portugesa de desportos onte dia 20 2 2013. se voces nao fizeram gostaria que voces fizesssem um jogo do barueri a2 2013 ate ofim da primeira fase. da a3 2013 gostaria de ver internacional de limeira, guaçuano, taubate, uniao sao joao de ararAS, sertaozinho, batatais,francana, e flamengo de guarulhos. e pela serie a1 gostaria de ver atletico de sorocaba, uniao barbarense, ituano, penapolense, linense, por enquanto os jgos que vi estao nota 100 gostaria de ver estes ate o fim da primeira fase da 1 a2 e a3. agradeço e fico aguardando uma resposta e se der para o sr. fzer uma lista de quais jogos voces vao fazeer ate o fim da primeira fase da a1 a2 e a3 agradeço tambem obrigado. 21 2 2013.

    ResponderExcluir
  2. sr. fernando quero ver um jogo do flamengo deguarulhos ate o fim da primeira fase da a3 2013.

    ResponderExcluir
  3. O Juventus ganhou lá uma vez, pela contagem de 1x0, gol do ponta direita Luiz Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Sérgio, tudo bem? Esse tabu se refere a somente jogos oficiais válidos pelo Campeonato Paulista. Mencionei o número de 117 confrontos que são específicos desse certame, sem contar os amistosos, no primeiro parágrafo e esqueci de mencionar na sequência. O texto já foi atualizado.

      No mais, desde 1972, o Moleque Travesso venceu a Lusa no Canindé por duas vezes apenas em amistosos. O primeiro teve o placar de 1x0 (gol de Chiquinho) para os grenás em 18/02/73 e o segundo foi 2x0 (gols de Bizi e Gatãozinho) em 19/11/81. Em campeonato estadual, nunca aconteceu. Abraços!

      Excluir
  4. sr. fernando voces nao estao mais fazendo os jogos da serie a1 a2 e a3 2013. este fim de semana nao foram fazer jogos. gostaria que voces mostrassem o gremio barueri da a2, e dA A3 VOCES MSTRASSEM GUAÇUANO, FLAMENGO DE GUARULHOS, UNIAO SAO JOAO DE ARARAS, FRANCANA,NJA E 5 VES QUE ESCREVO PARA VOCES E VOCES NAO ME DAO RESPOSTA. NOTA CEM ATE AGORA PELOS JOGOS E FOTOS DA A1 A2 E A3 2013. E TAMBEM VOCES VAO MOSTRAR A 2 DIVISAO 2013. AGUARDO RESPOSTA URGENTE. E SE VOCES NAO PODEM FALAR TODOS OS DE FIM DE SEMANA E DE MEIO DE SEMANA QUE VOCES VAO MOSTRAR ATE O FIM DA PRIMEIRA FASE. OBRIGADO E FICO NO AGUARDO. E QUIAS JOGOS VOCES FIZERAM DIA 23.2.2013 E 24.2.2013 SABADO E DOMINGO. E O QUE VOCES VAO FAZER NO FIM DE SEMANA SABADO DIA 2 DE MARÇO E DOMINGO DIA 3 DE MARÇO DE 2013.AGUARDO.RESPOSTAS.

    ResponderExcluir