Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Velo goleia na sua volta à Copinha depois de 15 anos

E aí, pessoal? 

Continuando com a rodada quádrupla válida pela jornada inicial da 44ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, a caravana da coragem saiu de Sumaré com destino à cidade de Rio Claro, cidade sede das pelejas do Grupo S do certame. A estreia da chave reuniu os times do Velo Clube e do Itaúna/MG num duelo genial, inédito e raríssimo. 

Os mineiros estão estreando na competição em 2013, enquanto o sensacional time rio clarense faz apenas sua segunda participação. A primeira (e única) foi em 1998, num difícil grupo que contava com Atlético/MG, Ponte Preta e Coritiba. Após ver o seu maior rival participar do certame por quatro anos seguidos (de 2008 a 2011), agora é a vez do Galo Vermelho sediar uma chave. 

Como deixamos Sumaré num horário razoável, deu tempo suficiente de chegar na Capital da Alegria para uma boquinha mais do que necessária. O almoço foi rápido, e cerca de meia hora antes do apito inicial já estávamos nas dependências do simpático Estádio Benito Agnello Castelano, um dos mais agradáveis para se ver futebol no interior. 

E além de ser um confronto bastante interessante, a peleja ficou ainda mais legal em virtude dos uniformes dos dois times. O Itaúna jogou com uma camisa com faixa transversal (o que é sempre legal) e o Velo resgatou um uniforme antigo com listras horizontais verdes e vermelhas. É a camisa mais linda que já vi a equipe de Rio Claro utilizar e posso confessar que já virou sonho de consumo. 


AE Velo Clube R (sub-20) - Rio Claro/SP. Foto: Fernando Martinez. 


EC Itaúna (sub-20) - Itaúna/MG. Foto: Fernando Martinez. 


Quarteto de arbitragem e capitães dos times. Foto: Fernando Martinez. 

E a equipe que chegou em 12º lugar no último campeonato paulista sub-20 não deu a menor chance para o Itaúna na primeira meia hora de partida. Tendo como maior destaque o goleiro Otávio, o time mineiro foi presa fácil do bom e rápido time do Velo Clube. 


A zaga do Itaúna sofreu com o bom e rápido ataque do Velo Clube. Foto: Fernando Martinez. 


Jogo rolando e torcida velista fritando na arquibancada. Foto: Fernando Martinez. 

Com 15 minutos, o placar já apontava 2x0 para o Velo. O primeiro gol foi marcado aos 11 com Luam se aproveitando de bobeira geral da zaga mineira. Quatro minutos depois, Moacir avançou pela esquerda e tocou na saída do arqueiro. Caio marcou o terceiro aos 30 minutos, fechando o marcador no tempo inicial. 


Belo voleio de atacante do Velo para ótima defesa de Otávio. Foto: Fernando Martinez. 


Bola pipocando na área do Itaúna no que seria o primeiro gol do time local. Foto: Fernando Martinez. 

O jogo só não teve um placar ainda mais dilatado pois o Velo Clube jogou praticamente um "amistoso" durante os 45 minutos finais. A partida caiu bastante de ritmo e não tivemos emoções na maior parte do tempo. O que valeu foi descobrir a sensacional lojinha montada no Benitão. Ali, além de camisas oficiais, são vendidos livros sobre a história da agremiação. Claro que fui "obrigado" a comprar uma publicação sobre o centenário do clube, com direito a todos os jogos da história. Imperdível! 


Moacir se preparando para chutar a pelota no segundo gol do Velo. Foto: Fernando Martinez. 


Lance na direita do ataque velista. Foto: Fernando Martinez. 

Menos mal que nos minutos finais o Velo tenha acordado e marcado mais duas vezes. O quarto gol saiu aos 39 minutos através de João, aproveitando rebote em cobrança de pênalti que ele mesmo bateu. Já o quinto aconteceu aos 42, novamente nos pés do camisa 7 Moacir. 


Jogadores dentro da área do time mineiro. Foto: Fernando Martinez. 


Lance do pênalti batido por João aos 39 do segundo tempo. Otávio fez a defesa, mas o camisa 17 marcou no rebote. Foto: Fernando Martinez. 

Final de jogo: Velo Clube 5-0 Itaúna. Foi uma belíssima estreia da equipe rubro-verde, e só nesse jogo, a equipe já igualou o número de gols feitos na edição de 1998 da Copinha. Já para o Itaúna, que teve inúmeros problemas com inscrição de jogadores dias antes desse jogo, o que vale mesmo é o aprendizado e a garimpagem de atletas para a Segundona Mineira 2013. 

Depois desse jogo, o mundo caiu em Rio Claro. Mesmo assim, voltei ao gramado para acompanhar o jogo de fundo. O segundo maior campeão do certame entre em campo... 

Até lá! 

Fernando

Um comentário:

  1. Matéria legal meus amigos. O Velo Clube é um dos times + legais do interior e talvez uma das torcidas + fanatícas.

    ResponderExcluir