Procure no nosso arquivo

domingo, 30 de dezembro de 2012

Ranking JP do Futebol Paulista sub-20 2012

Opa, 

O Ranking JP do Futebol Paulista sub-20, lista que fecha a trilogia de rankings do blog, foi o que mais sofreu mudanças drásticas em relação ao do ano passado. Se os cinco primeiros lugares não foram alterados, campanhas inesperadamente positivas e outras negativas provocaram várias subidas e quedas absolutamente monstruosas . 

Pela primeira divisão, São Paulo e Santos chegaram na decisão depois de eliminarem respectivamente Red Bull e Palmeiras na semi. Nas duas partidas da final, duas incontestáveis vitórias do alvi-negro e o título foi pela terceira vez nos últimos seis anos para a Vila Belmiro. 

Já na segunda divisão, a grande final reuniu Osasco FC e Jabaquara, times que despacharam Mauaense e Assisense na semi. Após os dois jogos da decisão (tanto o empate em Santos quanto a vitória do time da Grande São Paulo em casa tiveram cobertura exclusiva do JP), a equipe osasquense sagrou-se campeã pela primeira vez na sua história, e o Jabuca foi vice pelo segundo ano seguido. 



As cinco primeiras posições do Ranking JP do Futebol Paulista sub-20 permaneceram inalteradas. Mas ao analisar a lista, vemos que São Paulo e Santos se afastaram do terceiro colocado Palmeiras, que por sua vez está muito à frente da quarta colocada Portuguesa e do quinto colocado Corinthians. Por sinal o alvi-negro quase perdeu esse posto para o Mogi Mirim após mais uma campanha pífia no certame, algo tradicional para o clube no paulista. 

Os maiores destaques positivos da lista vindos da primeira divisão do sub-20 foram o Red Bull, que pulou do 57º para o 16º lugar, ganhando 41 posições graças à ótima campanha, Inter de Bebedouro, que subiu 66 (!) posições em virtude de ter alcançado as quartas, indo do 91º para o 25º lugar e o Comercial de Ribeirão Preto, que saltou "apenas" do 123º lugar para o 40º, subindo assustadoras 83 (!) posições. 

Na segunda divisão, o Osasco FC saiu simplesmente da última posição de 2011 (o 125º lugar) para o 51º lugar, galgando 75 degraus na lista. O vice-campeao Jabuca se tornou o time com melhor posição no Ranking JP do Futebol Paulista sub-20 jogando apenas a segundona da categoria. Graças às duas segundas colocações seguidas, a equipe agora é a 30ª colocada. 

Além dos já citados Osasco FC, Inter de Bebedouro e Comercial de Ribeirão Preto, Linense e Velo Clube estão no "Top 5" das equipes que mais ganharam posições na transição do ranking 2011 para 2012. A equipe de Lins subiu do 125º para o 47º lugar (78 posições), e o Velo foi do 110º para o 33º posto, um avanço de 77 casas. 

Por outro lado, os que mais perderam foram o Taubaté (caiu do 61º para o 102º lugar), União São João (do 46º para o 81º), Votoraty (que está fora do futebol e caiu do 48º para o 83º lugar), Guariba (saiu do 64º e caiu para o 97º), Santacruzense (do 78º para o 104º) e o Paulista de Jundiaí, que há quatro anos fica de fora do certame e foi da 67º para a 90º colocação. 

Bom, com esse post zeramos a publicação da edição 2012 do Ranking JP do Futebol Paulista. Esperamos que tenham curtido, e caso tenham algum elogio ou crítica a fazer, é só entrarem em contato pelo e-mail jogosperdidos@yahoo.com.br. Para 2013 esperamos continuar com esse trabalho inédito e exclusivo no território bandeirante, já imaginando como poderia ser um ranking que reunisse as equipes no futebol profissional. Vamos ver como tirar a ideia do papel para colocá-la em prática... 

Até a próxima! 

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário