Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Juventus ganha outra e continua com 100% de aproveitamento na Copa Paulista

Fala, povo! 

Quarta-feira rolou mais uma rodada vespertina aqui no JP com o meu primeiro jogo válido pela Copa Paulista em 2012. Após quase três meses de ausência, voltei ao Estádio Conde Rodolfo Crespi num jogo profissional do glorioso Clube Atlético Juventus. O adversário da vez foi o São José, pela 3ªrodada do Grupo 4 do certame. 

Um dos motivos que me fez escolher esse jogo foi poder conhecer a novíssima loja do clube, montada ao lado do portão de entrada da Rua Javari. A iniciativa do clube merece uma nota 10 com louvor, pois pouquíssimos times do estado tem algo parecido disponível para torcedores e simpatizantes nos jogos. O comum é ver equipes que não tem nenhuma camisa para venda (para tristeza de colecionadores em geral), quanto mais algum outro produto relacionado. 


Fachada da novíssima loja do Clube Atlético Juventus na Rua Javari. Foto: Fernando Martinez. 

Outro ponto alto dessa lojinha é que ali temos a oportunidade de ver várias fotos que contam um pouco a história juventina. Tem foto da Javari desde os anos 30, foto do time posado em muitas décadas diferentes, foto da equipe ainda como Fiorentino, como Cotonifício Crespi... É um deleite para quem gosta do assunto. Quem teve essa ideia merece uma salva de palmas bem demorada. 


Fotos antigas para o deleite de quem gosta de história. Nota 10 para o pessoal do Moleque Travesso pela iniciativa. Fotos: Fernando Martinez. 

Além dessa novidade, o onze grená agora também conta com um programa de sócio-torcedor. Já que hoje virou "cult" assistir jogo na Javari, muitos torcedores clássicos e vários figuras que vão lá apenas por ser "engraçado" podem garantir algumas vantagens. Na minha humilde opinião, achei que os benefícios são ainda pequenos em comparação a outros times. Mas não é nada que não pode ser melhorado com o tempo. 

Cheguei cedo na casa grená e conforme o tempo foi passando vários amigos do presente e do passado foram dando as caras por ali. Além do Emerson e do sumido Victor, os sempre presentes Sérgio, Renato e Colucci foram lá. De novo, só o reencontro com o antigo amigo dos tempos de escola Eduardo "Pelinha" Forzi, um dos cúmplices em muitas tardes de aulas cabuladas para ir na Javari pelos idos de 1993/1994. 

Na hora marcada para a peleja, lá estávamos nós dentro de campo para garantir as fotos oficiais. 


CA Juventus - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez. 


São José EC - São José dos Campos/SP. Foto: Fernando Martinez. 


O árbitro Ilbert Estevam da Silva, os assistentes David Botelho Barbosa e Paulo Roberto Guiotti e os capitães do Moleque Travesso e da Águia. Foto: Fernando Martinez. 

E essa euforia administrativa dos grenás está se refletindo dentro de campo. Após o acesso para a A2 com a suada campanha na A3, o time manteve o técnico Luiz Carlos Ferreira e está utilizando a Copa como preparação para o estadual em 2013. Em dois jogos até então, foram duas vitórias de virada e a liderança da chave. Já a Águia ainda corria atrás do primeiro triunfo após dois empates. 


Forte marcação dos atletas da Águia no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez. 

Confirmando o ótimo astral, os 760 torcedores que pagaram ingresso viram uma boa apresentação da "máquina grená". O time paulistano começou o jogo com tudo e logo aos 9 minutos o time abriu o marcador com o gol de Saulo. A Águia quis responder na mesma moeda, mas suas investidas não tiveram sucesso. 


Lance do primeiro gol grená na partida, marcado por Saulo. Foto: Fernando Martinez. 


Ataque grená pela esquerda. Foto: Fernando Martinez. 

O primeiro tempo acabou com o Moleque Travesso tendo criado mais, mas com o marcador apontando a magra vitória parcial pela contagem mínima. No intervalo ficamos sabendo mais detalhes do estado de saúde atual de uma das lendas da Javari, o seu Antônio, que vende os famosos canolis ali desde os anos 70. Depois de ter sofrido um enfarte na semana passada, ele está na UTI. Torcemos muito pela rápida recuperação desse ícone. 


Mais uma chegada juventina pela esquerda ainda no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez. 

Fomos para o "gol da creche" ver o segundo tempo. O São José voltou a campo tentando conseguir a igualdade, mas a pressão era apenas superficial. Depois de 10 minutos, os grenás voltaram a jogar bem, e o time encurralou completamente o seu adversário no campo de defesa. Aos 12 veio o segundo gol, marcado por Tatá numa cabeçada fulminante. 


O segundo tempo foi quase todo do Juventus, aqui atacando pela direita. Foto: Fernando Martinez. 


O camisa 11 do Moleque Travesso foi o jogador que mais deu trabalho à zaga joseense. Foto: Fernando Martinez. 

A Águia desanimou e correu o risco de sofrer uma goleada na Javari, tamanho o número de oportunidades desperdiçadas pela equipe local. Jogando em ritmo de música, o Juventus chegava forte pelos dois lados do campo e em chutes de longe. Os mais animados já começaram a imaginar a equipe da Copa do Brasil 2013. Um passo de cada vez, amigos. 


Uma das várias chances do terceiro gol grená no tempo final. Foto: Fernando Martinez. 

No final, a peleja ficou mesmo em Juventus 2-0 São José. A vitória deixa a equipe da capital com três triunfos em três jogos e a melhor campanha nessa reta inicial da Copa Paulista. O revés deixou a Águia na sexta classificação da chave, à frente apenas de Palmeiras e São Bento. Só que faltam "apenas" 11 rodadas para a primeira fase acabar, e o panorama ainda pode (e deve) mudar bastante. 

Até a próxima! 

Fernando

5 comentários:

  1. sr. fernando e equipe dos jogos perdidos nota cem para voces. gostaria que voces antes de terminar esta fase da 2 divisao 2012. fossem sabado agora fazer as fotos do jogo primavera e guariba dia 28.7.2012 em indaituba ou atletico mogi das cruzes e ossaco em 29.7.2012 em mogi das cruzes. e 4 feira dia 01 de agosto de 2012 fossem a tarde fazer o jogo atletico mogi das cruzes e novorizontino ou mauaense e primavera de indaituba. peço isto porque pode ser que primavera e atletico mogi das cruzes nao vao para a 3 fase. e so faltam estes 2 clubes para mim completar os 41 clubes da 2 divisao 2012 os uniformes e as fotos. agradeço e espero uma resposta dia 27.7.2012. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. ou entao se nao der para acompanhar estes jogos gostaria que pulicassem as fotos 2012 de primavera e atletico mogi das cruzes. agradeço e fico no aguardo de uma resposta.

    ResponderExcluir
  3. O Primavera já apareceu aqui em 2012, é só ver no nosso índice. Já o Atlético Mogi provavelmente não aparecerá nessa fase.

    ResponderExcluir
  4. obrgado sr. fernando pela resposta vi o primavera. gostaria de pedir se da para 4 feira a tarde dia 1 de agosto voces fazerem o jogo atletico mogi das cruzes e novrizontino. um otimo jogo se puderem agradeço e fico no aguardo de uma resposta. 28 de julho de 2012.

    ResponderExcluir
  5. O capitão do Juventus não é outro senão o Élvis, que marcou o gol do título do Santo André na Copa do Brasil, na inesquecível vitória sobre o Flamengo no Maracanã. Aproveito para convidar os amigos do Jogos Perdidos, tão ligados na História do nosso futebol, a conhecer o nosso trabalho de coleta de informações sobre os profissionais que já passaram pelo Ramalhão. Já temos dados de quase 700 jogadores, ex-jogadores e treinadores, e o trabalho continua! Basta acessar o sítio Ramalhonautas e clicar em "Profissionais".

    ResponderExcluir