Procure no nosso arquivo

terça-feira, 3 de abril de 2012

JP no genial amistoso entre União Suzano e São Caetano

Fala pessoal! 

Domingo, 10 de novembro de 1991. União Suzano e São Caetano, então duas equipes com pouca experiência no futebol profissional, entraram em campo pela última rodada do Grupo P do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente ao terceiro nível estadual) daquele ano. O empate em 0x0 após os 90 minutos confirmou a classificação do Azulão para o quadrangular final (aonde conquistou seu primeiro título) e a eventual desclassificação da equipe suzanense. 

Após esse confronto, a história desses dois clubes tomou um rumo absolutamente distinto. Enquanto a equipe do ABC chegou aos níveis mais altos do futebol paulista e brasileiro, conquistando o Paulistão em 2004 e ficando com o vice no brasileiro de 2000 e 2001, vice da Libertadores em 2002 e vice paulista em 2007, o USAC apresentou fracas campanhas em quase todas as competições que disputou desde então, além de ficar parado por alguns anos. 

Quase 20 anos depois do último confronto no profissionalismo, União Suzano e São Caetano se encontraram novamente para um jogo de futebol nessa segunda-feira à tarde, num sensacional amistoso comemorativo ao aniversário de 63 anos da "Cidade das Flores". O palco do confronto, como não poderia deixar de ser, foi o Estádio Francisco Marques Figueira e obviamente o JP não poderia ficar de fora dessa peleja. 

O caminho entre minha casa e o estádio foi feito de forma tranquila e sem atrasos. Tive a companhia do amigo-celebridade Renato e do Sérgio. Da estação de trem de Suzano pegamos um táxi dirigido por um "personal driver" bilíngue português/japonês, algo extremamente chique. Já nas dependências do Suzanão, encontramos o Nílton e Raul, os verdadeiros donos do local. Também fomos muito bem recebidos pelo presidente do USAC, Jorge Firmo

Logo estávamos dentro de campo para fazer as imagens oficiais das equipes, uma exclusividade do blog: 


União Suzano AC - Suzano/SP. Foto: Fernando Martinez. 


AD São Caetano - São Caetano do Sul/SP. Foto: Fernando Martinez. 

Além da comemoração, o amistoso serviu como continuação da preparação da equipe de Suzano para o Paulista da Segunda Divisão, que começa em 5 de maio. A equipe vai estrear no certame jogando fora de casa contra o Osasco FC. O time faz parte do Grupo 5 junto com Guarulhos, Nacional, Atibaia e Sport Barueri. 

O primeiro amistoso da equipe foi contra o Ituano, e o USAC perdeu por 3x2. Para esse segundo teste, os maiores destaques do time foram o goleiro Yuri, que fez parte do grupo do América/RN que conquistou o acesso para a Série B em 2010, e o veterano lateral Pavão. O jogador brilhou no São Paulo na primeira metade dos anos 90, conquistando três títulos com o Tricolor e a Bola de Prata da revista Placar como melhor lateral-direito do Brasileirão 1994. Ele atualmente vinha jogando campeonatos pelo time master do Corinthians e do SPFC, e resolveu sair da aposentadoria para ajudar o pessoal do time de Suzano. 


O camisa 8 do Azulão Anselmo iniciando ataque para a equipe visitante. Foto: Fernando Martinez. 

O time ainda anunciou a contratação de um reforço veteraníssimo para a disputa da Segundona. A diretoria do USAC anunciou na semana passada que Muller (ele mesmo) disputará algumas pelejas pela equipe em 2012. A estreia seria nessa segunda, mas a participação do atleta num programa da SporTV, canal aonde é comentarista, impediu que o jogador estivesse no estádio a tempo. Vamos aguardar com ansiedade o primeiro jogo do rapaz na sua nova equipe. 


Jogada do União Suzano pela direita do ataque. Foto: Fernando Martinez. 


O veterano Pavão carregando a bola no meio de campo. Foto: Fernando Martinez. 

Já o São Caetano foi a campo no Suzanão com jogadores que não participaram da derrota da equipe para o Bragantino no domingo à noite. Destaque para o goleiro Fábio, ex-EC Osasco e ex-Portuguesa. O jogo começou pouco depois das 16 horas, e o primeiro tempo foi bastante disputado. 


Jogador do São Caetano roubando a bola de jogador do USAC. Foto: Fernando Martinez. 

Resolvi acompanhar o ataque local durante os primeiros 45 minutos. Passei grande parte do tempo conversando com o arqueiro da equipe do ABC,e a maior parte da resenha foi relembrando histórias dele com a camisa do clube osasquense. Vale registrar que ele fez parte da equipe azul no título da B2 em 2000 e da B1 em 2001, levando o time para a Série A3 em apenas dois anos. 


Grande defesa de Yuri nos pés do camisa 10 Isael. Foto: Fernando Martinez. 

Falando do jogo, o time local não conseguiu mostrar um futebol que animasse seu torcedor no feriado, enquanto o Azulão levou enorme perigo em boas investidas que envolveram toda a zaga suzanense. O heroi do tempo inicial foi o goleiro Yuri, responsável por dois verdadeiros milagres que deixaram a partida chegar ao intervalo sem a abertura do marcador. 


Zaga do time do ABC iniciando mais uma investida ofensiva da equipe. Foto: Fernando Martinez. 

No intervalo fui fazer uma boquinha na lanchonete do estádio e dali fui para as cabines de imprensa curtir a maior parte do segundo tempo com os amigos. Nesse tempo final entraram alguns reservas dos reservas do São Caetano, e eles deram conta do recado. A equipe visitante não deu a menor chance para o onze local, e construiu a vitória sem maiores esforços. 


Boa chance de gol para o onze visitante no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez. 

O primeiro gol aconteceu aos 4 minutos, quando o camisa 11 Alex apareceu entre os zagueiros e completou um cruzamento vindo da esquerda. Aos 21, Allan bateu falta com perfeição e colocou a bola no canto esquerdo do arqueiro do União Suzano. Já aos 25 aconteceu o lance mais bonito do dia, do mês e talvez do ano. 


Bola alçada dentro da área do São Caetano. Foto: Fernando Martinez. 

O camisa 8 Anselmo recebeu passe na intermediária, driblou quatro jogadores do USAC, o goleiro e ainda teve a frieza de tocar de chaleira para o fundo das redes. Uma pintura de gol que merecia passar em todas as TVs sendo anunciado como o "lance da semana". O Azulão ainda fez o quarto aos 31, em chute de Fernando. O União teve apenas uma oportunidade de gol no tempo final, defendida tranquilamente pelo goleiro Júnior Beliato. 


Detalhe do segundo gol do jogo, marcado pelo jogador Alex em bela cobrança de falta. Foto: Fernando Martinez. 

No final, o placar do amistoso foi de União Suzano 0-4 São Caetano. A equipe suzanense precisa ainda ajeitar vários pontos caso queira fazer um bom papel na disputa da Segundona 2012. Para o Azulão, o jogo serviu como uma boa avaliação para os jogadores que não jogam sempre, mas que podem ser peças importantes na disputa da Série B do Brasileiro, competição mais importante do para a equipe em 2012 e que começa em 18 de maio. 

Nos despedimos dos amigos Nílton e Raul e fomos, novamente com o "personal driver" de volta para o centro da cidade. Degustamos um delicioso lanche numa barraquinha antes de pegar o trem para voltarmos à capital paulista. Ainda encarei uma ida ao supermercado antes de chegar em casa para mais descanso. Minha semana ainda marca uma rodada dupla no sub-15/sub-17 no próximo sábado antes de sair de novo em turnê. 

Até lá! 

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário