Procure no nosso arquivo

domingo, 18 de dezembro de 2011

Estádios pelo Brasil, volume 46: Estádio Municipal Natal Gazzetta (Nova Odessa/SP)

Fala, pessoal!

Numa das viagens que fiz à região de Americana em 2008, tive o prazer de visitar a cidade de Nova Odessa. Localizada a 124 quilômetros de distância da capital bandeirante, a cidade tem pouco mais de 50 mil habitantes e foi fundada em 24 de maio de 1905 por Carlos Botelho (nome de rua que frequentei muito na minha infância no bairro do Brás, em São Paulo), então Secretário de Agricultura do estado e famoso médico.


Detalhe da antiga estação ferroviária de Nova Odessa, tristemente vazia após o assassinato das ferrovias de São Paulo. Foto: Estevan Mazzuia.


Fachada do Estádio Municipal Natal Gazzetta, na cidade de Nova Odessa. Foto: Estevan Mazzuia.

E como acontece em várias cidades, pequenas ou não, do nosso interior, a cidade tem um estádio de futebol. Sem perder tempo, obviamente que fomos visitá-lo. Não foi fácil encontrar o Estádio Municipal Natal Gazzetta, conhecido também como "Campo do Progresso". A referência é feita em nome do extinto Esporte Clube Progresso, equipe fundada em 1922 e que chegou a disputar um campeonato paulista de futebol profissional.

Isso aconteceu em 1966, na genial terceira divisão daquele ano, que reuniu 78 times, num dos certames mais fantásticos (e esquecidos) de nossa história. A equipe fez parte do 4º grupo naquele certame, mas nem chegou a terminar a primeira fase, já que desistiu da disputa antes mesmo do seu final. Nunca mais o Progresso voltou ao profissionalismo.


Portão ao lado da bilheteria do estádio. Foto: Estevan Mazzuia.


Muro do estádio. Foto: Estevan Mazzuia.

Como é muito complicado encontrar informações a respeito da história do Progresso, a não ser que eu vivesse exclusivamente disso e ficasse uma semana na cidade coletando dados, acredito que a equipe continuou nas disputas amadoras da cidade mesmo com a inauguração do novo estádio, fato acontecido em 11 de março de 1979, em virtude de que mesmo no campo novo há a referência ao ECP. Também não consegui apurar o local exato aonde o Progresso fez os seus jogos na terceirona em 1966. Caso alguém saiba e quiser completar a matéria, ficamos à disposição.


Placa indicativa da inauguração do local, acontecido em 1979. Foto: Estevan Mazzuia.


Visão de um dos gols do estádio. Foto: Estevan Mazzuia.


Refletores do local. Foto: Estevan Mazzuia.

Nessa visita em 2008, que fiz junto com o Estevan, encontramos o estádio fechado e cheio de cadeados. Não conseguimos adentrar as dependências do mesmo, mas as imagens que fizemos servem de registro. Desde então, a prefeitura de Nova Odessa fez melhorias no mesmo e o local é palco de disputas amadoras locais.


Visão aérea da região do estádio, localizada em uma bela área da cidade. Reprodução: Site da Prefeitura Municipal de Nova Odessa.

Já faz alguns anos porém que aguardamos a presença do Nova Odessa Atlético Clube (ex-Clube de Futebol Boa Vista) no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Mas em todos os anos, mesmo com a equipe mostrando interesse em participar da disputa, a tabela é divulgada sem a presença da agremiação. O motivo da não inclusão é desconhecido do grande público, mas acreditamos que tenha a ver com a capacidade atual do estádio, que é de apenas 1500 pessoas.

De qualquer forma esperamos que a cidade possa finalmente colocar o Estádio Municipal Natal Gazzetta em condições de receber jogos da Segundona em breve. Se isso acontecer, com certeza o JP se fará presente.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário