Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Francana marca no apagar das luzes e é líder do Grupo 8 da Copa Paulista

Opa,

Diferente do que muitos fizeram no feriado de 12 de outubro, não fui curtir a companhia das minhas adoráveis sobrinhas e também não fui rezar em nome de Nossa Senhora Aparecida. Como estamos num blog futebolístico, a pedida foi ver mais um jogo da Copa Paulista, agora entre São Bernardo FC e Francana, a querida Feiticeira, no Estádio Primeiro de Maio, no ABC paulista.

Como hoje em dia vemos uma regionalização nos campeonatos paulistas das séries A2 e A3 (interessante para os clubes, chata para os torcedores), esse tipo de confronto entre times "de perto" e "de longe" se tornou muito raro e exclusivo de fases finais dos respectivos certames. Logo, a Copa Paulista é a única competição em que temos esse tipo de jogo que gostamos tanto. Portanto não tinha como perder a chance de ver a equipe do interior aqui pertinho.

Além disso, a Francana não é o que podemos dizer de habitué das páginas do JP. Fizemos coberturas de jogos da equipe apenas por 10 vezes nesses quase sete anos de estrada. Nos últimos três anos então, só três vezes. A minha última matéria com eles foi em março de 2009, quando cobri o jogo Francana x Nacional no interior paulista. Ah, tudo isso já está disponível aqui no novo endereço, na coluna "Índice".

Mas voltando aos dias atuais, cheguei no Primeiro de Maio sossegado, e logo já estava no gramado do bonito estádio para as fotos oficiais e, novamente, exclusivas.


São Bernardo FC - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


AA Francana - Franca/SP. Foto: Fernando Martinez.


Carlos Augusto Júnior, Douglas Perrone Katayama e Éverson Luiz Soares posando para o JP. Foto: Fernando Martinez.

Esse foi o jogo que reuniu os líderes do grupo 8 da Copa Paulista, ambos vindo de vitórias na primeira rodada. Um público bom para os padrões atuais do futebol paulista, mas aquém do que vemos em jogos do Tigre, enfrentou a garoa para ver esse duelo. Todos acabaram vendo uma boa partida.

Após 10 minutos de puro equilíbrio, o São Bernardo FC tomou conta do jogo e passou a infernizar a defesa da Francana em bons lances pela direita, assim como aconteceu no jogo anterior contra o Palmeiras. As bolas aéreas deixavam a zaga perdida e o goleiro da Feiticeira Jordan fez duas boas defesas, impedindo a abertura do placar por parte dos donos da casa.


O Tigre infernizou a zaga da Francana em bolas cruzadas. Aqui, a zaga afastou. Foto: Fernando Martinez.

A melhor chance para o time amarelo veio numa cabeçada forte de Ney Mineiro, que encontrou a trave esquerda do arqueiro adversário. O Tigre era dono do jogo, só que no primeiro contra-ataque certeiro da Francana, a equipe verde abriu o marcador. A bola foi roubada dos jogadores do Tigre ainda no campo de defesa, e depois de troca rápida de passes, Patrik recebeu na entrada da área e chutou com classe, colocando a pelota no canto esquerdo de Wílson Júnior.


Boa intervenção do goleiro Jordan após escanteio. Foto: Fernando Martinez.


Lance em que a bola encontrou a trave esquerda do goleiro da Francana. Foto: Fernando Martinez.

O gol fez com que o São Bernardo FC se dedicasse ainda mais ao ataque para buscar o empate ainda no tempo inicial. Mas o goleiro Jordan estava fazendo uma partidaça e realizou três milagres. Dois foram em chutes de longe, e o terceiro o maior de todos. Após bola escorada na linha de fundo para o meio da área, o jogador do Tigre chutou à queima-roupa de dentro da pequena área. Mas o goleiro impediu o empate de forma espetacular, e levou o jogo com a vantagem visitante para os vestiários.


Ataque amarelo pela direita. Foto: Fernando Martinez.

Nesse intervalo me aproveitei da infinidade de copinhos d'água disponíveis no banco de reservas do Tigre e fiz minha reserva de líquido para as horas seguintes. Tudo isso com o bolso recheado de balinhas fornecidas pelo mascote da equipe, que também fez a festa da molecada presente ao Primeiro de Maio para comemorar o Dia das Crianças com futebol.


Gol marcado para os donos da casa, mas anulado pelo assistente por impedimento. Foto: Fernando Martinez.

Muitas balas depois, e provavelmente com alguma cárie nova já pintando devido ao consumo excessivo das guloseimas, o segundo tempo começou com o onze amarelo fazendo a famosa blitz dentro da área da Francana. E não demorou muito para que tamanha pressão desse resultado.

Aos 12 minutos, num lance difícil de ser descrito em palavras, o Tigre finalmente deixou tudo igual no marcador. Ricardinho, atacando pela esquerda, chutou em direção ao gol. Mas a bola mudou sua trajetória duas vezes ao bater em jogadores adversários e acabou entrando no canto esquerdo de Jordan, que nada pode fazer.


Bola viajando dentro da área da Francana. Um segundo depois, ela estaria no fundo das redes do arqueiro Jordan. Foto: Fernando Martinez.

Sem que a Francana pudesse se recuperar do susto, a virada aconteceu aos 16. Ricardinho avançou pela direita e tocou para Ney Mineiro, que no meio da área, encheu o pé para fazer o seu e deixar o São Bernardo FC na frente do marcador. A Feiticeira sentiu a virada e não conseguiu criar chances claras de deixar novamente tudo igual no placar.


Marcação firme da zaga da Feiticeira. Foto: Fernando Martinez.

O Tigre era dono do jogo e parecia que somaria a segunda vitória na segunda fase da Copa Paulista. Parecia. No apagar das luzes, e na base do abafa, a Francana se lançou de forma desesperada ao ataque. A maioria das tentativas foi infrutífera, mas aos 45 minutos finalmente tudo deu certo. Numa boa jogada pela direita, o atacante da Veterana foi derrubado. Pênalti bem marcado, mesmo com os protestos da equipe local.


Mais um bom ataque do time do ABC paulista. Foto: Fernando Martinez.

A cobrança de Rangel foi no melhor estilo bola de um lado, goleiro do outro. O Tigre ainda tentou fazer o terceiro nos acréscimos, mas a Francana se defendeu bem e garantiu um importante ponto. Final de jogo: São Bernardo FC 2-2 Francana. O empate deixou as duas equipes com quatro pontos, mas com o onze alviverde em primeiro lugar do Grupo 8 por causa do saldo de gols. Na próxima rodada o Tigre visita o Linense, enquanto a Feiticeira recebe o Palmeiras.

Já com um genial friozinho no ABC paulista me despedi dos amigos e voltei para o meu QG na capital paulista curtir a paz do resto do feriado assistindo dois ótimos filmes e acompanhando depois o péssimo resultado corintiano no Brasileiro. Nesse final de semana teremos decisões do sub-20 da 2ª divisão, e o JP se fará presente nas duas semi-finais.

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário