Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Horizonte/CE surpreende e elimina o Guarani da Copa do Brasil 2011

Opa,

Depois do empate na Rua Javari na quarta à tarde, era a vez de acompanharmos um jogo da edição 2011 da Copa do Brasil. Como ainda estamos numa fase em que times "diferentes" aparecem na competição, viajamos até a cidade de Campinas para acompanhar o duelo entre o Guarani e o Horizonte do Ceará, mais um time novo na Lista de todos. O palco do confronto foi o Estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Com o empate em 1x1 no jogo de ida, o Guarani precisava de uma vitória simples ou um empate de 0x0 para garantir a vaga na próxima fase da competição. Para os cearenses, só uma vitória ou empate a partir de 2x2 interessava. Só que não passava na cabeça de ninguém que estava no estádio - tirando os torcedores do time amarelo - uma desclassificação bugrina.

E para acompanhar essa decisão, tivemos a volta da "caravana JP", algo que não rolava há tempos. Além do Victor, novamente representando o blog, os amigos Jurandyr, Matheus e Renato foram lá, e o Mílton apareceu, convocado para a caravana de última hora. A viagem SP-Campinas foi sossegada, e chegamos com tempo de sobra para a peleja.


Saída de bola do time do Guarani no começo da partida. Foto: Fernando Martinez.

Já acomodados nas arquibancadas do Brinco, vimos o Guarani começar o jogo fazendo uma blitz fortíssima no campo de defesa do Horizonte. Nos 15 primeiros minutos a equipe criou três ótimas chances de abrir o marcador, mas o goleiro Jefferson começou a brilhar fazendo três ótimas defesas. Depois dessas chances desperdiçadas, o Bugre diminuiu o ritmo.


Visão geral do Brinco de Ouro da Princesa. Foto: Fernando Martinez.

Com isso, o Galo do Tabuleiro passou a levar enorme perigo ao gol do time campineiro. Aos 22 minutos o jogador Siloé chutou forte e muitos gritaram gol, pois a bola bateu na rede pelo lado de fora. Aos 32, Isac chutou forte para grande defesa de Emerson.

E justamente quando os cearenses dominavam as ações ofensivas, o Guarani acordou de novo. Aos 40 tivemos mais uma belíssima defesa de Jefferson em chute de Márcio Guerreiro. Mas aos 42 não teve jeito, e o Bugre abriu o marcador com o mesmo Márcio Guerreiro chutando no canto direito. Os jogadores do Horizonte ainda pediram impedimento, mas o lance foi legal. A partida chegu ao intervalo com a vantagem parcial do Bugre.


Jogadores desfilando pelo histórico gramado do estádio do Guarani. Foto: Fernando Martinez.

A única chance do Horizonte tentar melhor sorte no jogo era se lançar de vez ao ataque, e foi exatamente isso que aconteceu durante o começo do segundo tempo. Aos 5 minutos, o jogador Diego Palhinha - que entrou no lugar do famosíssimo Jackie Chan no intervalo - aproveitou rebote do goleiro Emerson depois de cobrança de falta e deixou tudo igual no placar.


Escanteio perigoso para o Horizonte no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

O empate com gols levava o jogo para a disputa de pênaltis, mas o Horizonte não queria correr riscos, e continuou mais efetivo no setor ofensivo. Mas a maior chance nesse segundo tempo foi do Guarani. Aliás, não me lembro de ter visto uma chance tão clara de gol ser desperdiçada ao vivo. O jogador Fabinho driblou o goleiro do Horizonte e tocou para Dairo. Sem goleiro e da pequena área, ele teve o dom de chutar pelo alto, MUITO pelo alto. Inacreditável!

Só que essa chance fez com que o Guarani voltasse a ser mais perigoso e tentasse mais o gol do que seu adversário. O Horizonte se fixou na defesa já pensando nos pênaltis. Só que o Bugre deixou uma avenida aberta para o atacante Diego Palhinha aos 38 minutos. Ele recebeu a bola ainda na sua intermediária e foi livre, completamente sozinho até perto da área bugrina. Um zagueiro foi driblado na entrada da área e após esse drible veio o chutaço que colocou a bola no fundo das redes do Guarani e que decretou a virada para o Horizonte.


Disputa de bola na intermdiária. Foto: Fernando Martinez.

Agora somente dois gols salvariam a pele do Guarani, e todos os jogadores alviverdes foram para dentro da área adversária. Mas os dois gols que dariam a vaga para a equipe eram improváveis. O empate ainda veio aos 46 minutos, com um presentaço da zaga visitante para o jogador Dairo. Mas era tarde para que o time se classificasse.

Final de jogo: Guarani 2-2 Horizonte. O Bugre, justamente na última partida antes de seu centenário, é eliminado em casa de forma triste por uma equipe sem nenhuma tradição no cenário nacional, mas que foi mais competente e fez o resultado fora de casa. Foram quatro empates do time campineiro em quatro jogos, e nenhum brilho do time da edição 2011 do torneio. Ao Horizonte, fica a festa e a chance de conseguir uma renda volumosa jogando a próxima fase contra o Flamengo.

Após o jogo voltamos para a capital paulista em mais uma viagem recheada de muitas histórias e programações para o futuro.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário