Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Desportivo Brasil na semi-final da Copa São Paulo 2011

Fala pessoal!

Na quinta-feira aconteceram os jogos válidos pelas quartas-de-final da edição 2011 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e mais uma vez estive presente no Estádio Nicolau Alayon, agora para o único duelo entre paulistas agendado para essa fase: Desportivo Brasil e Pão de Açúcar.

Podemos dizer que esse não era o "jogo dos sonhos" para a grande mídia ou o público em geral, mas muita gente foi assistir o jogo, mesmo com a forte chuva que caiu no começo da tarde na capital bandeirante. E mais uma vez o JP leva a todos as fotos oficiais das equipes.


Desportivo Brasil PL (sub-18) - Porto Feliz/SP. Foto: Fernando Martinez.


Pão de Açúcar EC (sub-18) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Capitães dos times e quarteto de arbitragem da partida. Foto: Fernando Martinez.

Como comentei no parágrafo anterior, esse foi o único jogo entre paulistas nas quartas, e somente mais uma equipe do estado conseguiu vaga entre os oito melhores, o Santos FC. Outro fator que deveria servir de alerta para clubes e para a FPF, já que o futebol paulista não não foi nada bem no sofrível ano de 2010 para o estado, tirando o pontual sucesso do Santos e sua ótima safra de novos jogadores.

Nenhum time paulista chegou perto de títulos em competições nacionais... muito pelo contrário, pois colecionamos rebaixamentos. E nos campeonatos de base também perdemos espaço para outros centros. Esse jogo entre dois times-empresa foi emblemático e mostra que há algo de errado sendo feito por aqui. Espero que clubes e a FPF abram o olho antes que seja tarde demais.

Independente disso, Desportivo Brasil e o PAEC mereceram chegar nessa fase, e a partida marcada para o campo ferroviário prometia bastante. Pelos resultados anteriores e pelo 100% de aproveitamento eu apostava no time de Porto Feliz. Logo aos 5 minutos, o time confirmou seu favoritismo e marcou o primeiro gol com Ewerton. Ele completou de cabeça uma bola escorada para trás no primeiro pau, deixando a equipe branca com vantagem.


Lance do primeiro gol do Desportivo Brasil, após a bola escorada no primeiro pau e segundos antes do jogador Ewerton aparecer livre para marcar o seu. Foto: Fernando Martinez.

Mas empurrado por animados torcedores presentes no Nacional, o Pão de Açúcar chegou ao empate aos 20 minutos, após belíssima jogada pela esquerda e chute forte de Renan. Na hora do gol estávamos acompanhando o ataque do time branco do outro lado da cancha, e tivemos a impressão que a bola tinha sido chutada para fora, mas ela apenas furou a rede.


Disputa de bola plasticamente bela dentro da área do PAEC no tempo inicial. Foto: Fernando Martinez.

A chuva apertou, e voltamos para as muvucadas numeradas do Nicolau Alayon. De lá, vimos o Desportivo Brasil não se abater com o empate e passar de novo na frente do placar aos 27 minutos. O time encaixou uma jogada rápida pelo meio e a bola foi para o jogador Gabriel Ramos, que chutou cruzado no canto esquerdo do goleiro.


Chance do time amarelo pelo alto em ataque do primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

Durante os minutos finais do primeiro tempo, os dois times equilibraram o jogo e os goleiros apareceram bem para impedir mais gols. No intervalo a partida apontava 2x1 para o Desportivo. Aproveitamos o descanso no jogo para o tradicional bate-papo regado à refrigerante. Honrando o nome do JP, e como convidados do atual "Blog do Fernando", David e seu Natal, o "homem sem carro" nas chuvosas tardes paulistanas. Também se juntaram a nós os amigos Rodrigo Colucci, Renato Rocha - grande audiência do nosso programa da ClicTV - e Sérgio, do pessoal da comunidade do orkut FA.


Ataque do Pão de Açúcar com o placar já apontando 3x1 para o adversário. Foto: Fernando Martinez.

A conversa estava tão boa que nem vimos direito o segundo tempo começar. Graças a isso quase ninguém viu o terceiro gol do Desportivo Brasil, marcado aos 2 minutos através do jogador Delatorre. Com o gol, fomos para o alambrado prestar a devida atenção que o jogo merecia. E se o 3x1 já era complicado para o PAEC, o quarto gol, marcado numa perfeita cobrança de falta aos 12 com o jogador Luís Gustavo, matou a partida.


Lance do quarto gol da partida, em belíssima cobrança de falta de Luís Gustavo. Foto: Fernando Martinez.


O camisa 11 do PAEC Renan sofrendo marcação forte de atleta do Desportivo Brasil. Foto: Fernando Martinez.

Mesmo com a desvantagem porém o Pão de Açúcar não se entregou, e ainda tentou diminuir o prejuízo, mas as ótimas oportunidades criadas não foram concluídas. No contra-ataque, o Desportivo também poderia ter ampliado, mas claramente o time estava se poupando para a semi-final.


Saída rápida de bola por parte da defesa portofelicense. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Desportivo Brasil 4-1 Pão de Açúcar. Com a desclassificação do Santos pelo Bahia, o time de Porto Feliz e da Traffic é o único representante paulista na Copinha desse ano. Já é a melhor participação da equipe em três aparições no torneio, mas o sonho é conquistar o caneco no dia 25. Mas pela frente o time terá "apenas" o Flamengo nesse sábado, também no Nacional. Jogo que parece que será muvucadíssimo, mas estarei lá!

Após o jogo ainda ficamos meia hora conversando na porta do estádio os mais diversos assuntos. depois, fomos com o seu Natal para o centro da cidade, fazer um passeio que nosso amigo taxista não fazia há décadas.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário