Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vitória suada do Palestra em cima do São Vicente pela Segundona

Opa,

Continuando com os posts da cobertura JP na primeira rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão 2010, acordei cedo demais no domingo para completar a minha parte das matérias do Grupo 6 em São Bernardo do Campo. Debaixo de sol forte, segui de ônibus até a cidade do ABC Paulista para a estréia de Palestra e São Vicente na competição. O tradicional Estádio Baetão foi o local da peleja.

Aproveitando um raro período de acordar cedo para chegar sem problemas em jogos de futebol, estava cerca de meia hora antes do jogo no gramado sintético do Baetão para pegar as escalações dos times e já armar tudo para as fotos. Como curiosidade, descobri que o Palestra tinha somente 12 jogadores devidamente registrados para essa rodada, o que deixava a equipe somente com um jogador no banco de reservas.

Mas a hora do jogo tinha chegado, e mesmo tendo um diálogo surreal com a guarda civil de São Bernardo do Campo, fiquei na marra dentro do campo para as fotos oficiais.


Palestra SB - São Bernardo do Campo/SP (com uma camisa comemorativa pelos 75 anos do clube). Foto: Fernando Martinez.


São Vicente AC - São Vicente/SP. Foto: Fernando Martinez.


Capitães de Palestra e São Vicente, o árbitro Cléber Oliveira de Carvalho, os auxiliares Everaldo Everaldo Jorge da Silva e Sérgio Cardoso dos Santos e o quarto árbitro Marcos Cesar Claro Generoso. Foto: Fernando Martinez.

O querido time do Palestra, que chegou muito perto do acesso no ano passado, não terá a parceria com o Santo André para essa Segundona. Andando com as próprias pernas, a equipe busca fazer uma campanha ao menos parecida com a que teve em 2009. Já o São Vicente era uma incógnita, já que poucas notícias sobre o time tinham chegado até nós. Mas a equipe do litoral contratou jogadores que se destacaram no Jabaquara no torneio de 2009, e quer voltar para a Série A3, campeonato que disputou em 2005 e 2006.


Chute pela direita que tirou tinta do gol defendido pelo Palestra no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.


Chance pelo alto do time do litoral. Foto: Fernando Martinez.

Com um sol para cada um no Baetão, fiquei na única sombra disponível dentro do campo de jogo, que ficava na bandeira de escanteio do ataque vicentino no primeiro tempo. E foi a equipe visitante quem dominou a partida até os 15 minutos iniciais. O time chegava com perigo pelos lados do campo e em cruzamentos que deram muito trabalho para a zaga palestrina.


Jogadores do Palestra e São Vicente dançando uma polca na linha de fundo. Foto: Fernando Martinez.

Os donos da casa não conseguiam passar do meio-campo, e para azar do time do litoral, justamente na primeira vez que a equipe do ABC armou um bom ataque o zero saiu do placar. Após uma rápida troca de passes na intermediária, o camisa 7 Deyvis acertou um chutaço no canto direito do goleiro Reinaldo, que nada pode fazer para impedir a festa da boa torcida local. 


Mais uma chegada do alvinegro pela direita, mas com corte da zaga. Foto: Fernando Martinez.

Sem conseguir se recuperar direito desse golpe, o São Vicente sofreu aos 19 minutos outro golpe certeiro. Numa bola cruzada dentro da área, o jogador Tiago apareceu sozinho no segundo pau e marcou de cabeça, ampliando a vantagem do Palestra na partida. A equipe alvinegra sentiu demais esse gol e quase sofreu o terceiro aos 32, numa defesa milagrosa do arqueiro Reinaldo depois de cabeçada à queima-roupa.


Detalhe do primeiro gol dos donos da casa na partida. Foto: Fernando Martinez.

Mas as coisas melhoraram para o São Vicente após a expulsão do camisa 2 palestrino Cássio aos 33 minutos. Com um a mais em campo, o time foi para cima da equipe alviverde e chegou perto do gol por várias vezes. Ele acabou saindo aos 39, em cabeçada do zagueiro Marquinhos. O goleiro Felipe Silva ainda fez a defesa, mas a bola já tinha ultrapassado a linha do gol. Antes do intervalo o jogador Guinho perdeu um gol feito para os visitantes, chutando para fora uma bola quando estava cara-a-cara com o goleiro.


Gol do São Vicente anulado corretamente pela arbitragem ainda no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

No intervalo não resisti ao calor e a falta de bateria da minha câmera e fui para as cabines de imprensa do Baetão. Sombra, clima ameno e muito sossego para poder curtir o segundo tempo da partida. E os 45 minutos finais foram praticamente aqueles rachões de ataque contra defesa, pois o São Vicente partiu com tudo pra cima do Palestra e o time da casa se preocupou em fazer um ferrolho para garantir os três pontos.


Bola cruzada dentro da área palestrina, momentos antes do primeiro gol do São Vicente. Foto: Fernando Martinez.

Apesar da grande pressão, a rigor o time vicentino só criou duas chances claras de gol durante todo o tempo. A primeira veio aos 28 minutos, quando o zagueiro Rico cobrou falta com perfeição e o goleiro Felipe Silva fez milagre. Aos 32 a melhor de todas as chances, quando o camisa 18 Nicolau entrou rápido pela esquerda e chutou na trave.


Detalhe do segundo tempo da partida. Foto: Fernando Martinez.

Mas na maioria do tempo o Palestra conseguiu se defender de forma heróica e conseguiu a suada vitória após o apito final. Final de peleja: Palestra 2-1 São Vicente. A equipe do ABC Paulista começa a Segundona 2010 com o pé direito, e a esperança é que a equipe possa melhorar mais com a inscrição devidamente regularizada dos demais jogadores do elenco. Ao São Vicente, que mostrou um bom time, a melhora nas conclusões a gol podem deixar o time em situação boa para conseguir vaga na próxima fase.

Depois desse jogo, já com a missão de cobrir três jogos da rodada inicial da Segundona, voltei para casa ficar de molho pelo resto do domingo. E semana que vem tem jogo histórico pela competição mais querida do JP, e com certeza estaremos por lá!

Abraços

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário