Procure no nosso arquivo

sexta-feira, 9 de abril de 2010

CA Lemense foge do rebaixamento na Série A3

Fala pessoal!

Mesmo com o frio que fazia na noite da última quarta-feira, acabei indo acompanhar na cara e na coragem mais uma partida do Campeonato Paulista da Série A3. Foi uma partida adiada da 10ª rodada e que só agora aconteceu, às vésperas da última jornada da competição. No Estádio Palestra Itália, o já classificado Palmeiras B enfrentaria o ameaçado de rebaixamento CA Lemense. Já tinha quase três anos que não via o time de Leme em campo, e um jogo desses era absolutamente imperdível.

Cheguei uma hora antes do jogo no palco alviverde e na entrada logo encontrei o amigo e atual roupeiro do time sub-17 do Palmeiras, Rodrigo Ramos. Conversamos ali por cerca de 40 minutos e descobri pérolas incríveis sobre os times de São Carlos, sua cidade natal. Fiquei sabendo que ele estava presente numa das histórias mais clássicas dos primórdios do JP, um absurdo Juventus 2x3 Sãocarlense na Rua Javari em 1999, numa das arbitragens mais calamitosas que vi na minha vida. O papo estava bom, mas depois de muita nostalgia, era a hora de entrar no campo para as fotos oficiais:


SE Palmeiras B - São Paulo. Foto: Fernando Martinez.


CA Lemense - Leme/SP. Foto: Fernando Martinez.


Os capitães de Palmeiras B e Lemense, o árbitro Leandro Carvalho da Silva e os auxiliares Marcelo Luis da Silva e Renata Ruel Xavier de Brito. Foto: Fernando Martinez.

Para o time palmeirense, a partida não valia muito já que a classificação para a segunda fase da Série A-3 já foi garantida na vitória contra o Olímpia. Agora é só ajeitar os últimos detalhes para o quadrangular decisivo. Já o Lemense precisava urgentemente dos três pontos para deixar o pesadelo do rebaixamento definitivamente para trás. Com 22 pontos, o time ainda sofria ameaças de voltar à Segundona e a vitória era a única opção aceitável para a equipe.

D epois que fiz as fotos resolvi não ficar dentro do campo para acompanhar o jogo, já que a chuva fraca era pouco convidativa para isso. Indo para as numeradas reencontrei o Rodrigo e depois também o Mílton, e da parte coberta do Palestra vimos um jogo bastante movimentado. Precisando dos três pontos, o time visitante foi mais incisivo nas suas investidas, mas pecava nas finalizações. O Palmeiras B só ficava na boa, armando alguns contra-ataques bastante perigosos, mas sem forçar muito.


Ataque rápido do CA Lemense no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

Enquanto isso a conversa rolava solta na numerada palmeirense, com muitas lembranças de histórias antigas e com relatos de bastidores que fariam os "ingênuos" amantes do futebol ficarem vermelhos. Lembranças boas também dos saudosos campeonatos de acesso dos anos 80 e 90, ainda no tempo pré-times limitada em que a história e tradição era a única coisa que importava. E tínhamos um exemplo da mudança de tempos em campo, já que o CA Lemense é o "sucessor" do antigo EC Lemense, que vi em jornadas incríveis no Guapira e em Guarulhos. Pena que esses tempos não voltam mais. 


Defesa do time visitante neutralizando ataque palmeirense. Foto: Fernando Martinez.

Continuando como plano de fundo para a conversa filosófica da numerada, a peleja seguia para seu intervalo sem a abertura do placar, o jogador do CA Lemense Marcus Neves foi derrubado dentro da área. Na cobrança, Amauri tocou no canto direito e o goleiro Pegorari foi para o canto esquerdo. Lemense 1x0 no marcador aos 45 minutos da primeira etapa.


Pênalti para o CA Lemense e gol do jogador Amauri. Foto: Fernando Martinez.

A chuva apertou de vez no intervalo e já temia pelo pior na hora de ir embora. Mas com 45 minutos ainda para sair do Palestra Itália, não valia a pena sofrer por antecedência. O segundo tempo então começou com o CA Lemense ainda melhor, mas graças à forte chuva que caía, a partida foi diminuindo de ritmo aos poucos. O Palmeiras B tentou chegar mais ao gol adversário, mas não conseguia.


Falta que levou muito perigo ao gol do time azul no segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Enquanto isso, uma dúvida crucial surgiu na numerada: "O Elosport vai jogar a Segundona 2010?", "Em que grupo o time de Capão Bonito está?". Acredito que em nenhuma mesa-redonda global uma pergunta super importante como essa irá surgir pelo menos nos próximos 50 anos. Minutos depois fui obrigado a fazer um contato telefônico com o Orlando, que já estava debaixo das cobertas pronto para a rodada decisiva na Série A-1 na TV, para que essa dúvida fosse sanada.


Ataque do Palmeiras B pela esquerda. Foto: Fernando Martinez.

Perguntas respondidas e o jogo estava já quase no seu final. Por pouco o CA Lemense não faz o segundo gol para sacramentar de vez a vitória. Mas esse gol perdido nem foi necessário, já que o apito final não demorou a chegar. Final de peleja: Palmeiras B 0-1 CA Lemense. O resultado salvou a equipe de Leme do rebaixamento, e caso não tivesse perdido pontos bobos em casa, o time azul ainda poderia disputar classificação para a próxima fase. Já o Palmeiras B só espera essa fase acabar para se dedicar de corpo e alma na busca do acesso à A2 em 2011.

Após o jogo fomos para o ponto de ônibus sem a temida chuva do intervalo para seguirmos até o Metrô Paraíso. De ouvido colado no radinho para acompanhar a rodada final da primeira fase da Série A1, cheguei sossegado em casa, para mais uma noite bem dormida na gélida madrugada paulistana.

Até a próxima!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário