Procure no nosso arquivo

sábado, 13 de fevereiro de 2010

No sufoco, o Juventus vira em cima do XV de Piracicaba

Opa,

Na última quarta-feira tive a chance de fazer uma bela rodada dupla no Campeonato Paulista Série A3 2010. O primeiro jogo do dia foi um verdadeiro clássico do futebol "alternativo" e uma partida com um clima bastante nostálgico. O Estádio Conde Rodolfo Crespi, a Rua Javari, foi o palco para a peleja entre Juventus e XV de Piracicaba, ambas as equipes longe do lugar aonde realmente deveriam estar no futebol de São Paulo.

Pena que a forte chuva que caiu quando saía de casa tenha me deixado ilhado num posto de gasolina perto do metrô sem que nada pudesse fazer para tirar as fotos posadas dos times. Cheguei na Javari com o jogo já iniciado... uma pena, mas temos crédito suficiente ainda disponível. De qualquer forma, o Moleque Travesso e o Nhô Quim sentem saudade dos áureos tempos em que disputavam e elite do futebol paulista. Hoje relegados ao terceiro escalão das forças do estado, tentam voltar aos dias de glória.

Uma pena ver times extremamente tradicionais zanzando pela Série A3 e a Segundona. Muitas das equipes que fizeram a história do futebol paulista foram tratadas somente como fontes de renda ilícita para muitos aproveitadores durante décadas e hoje o resultado está aí: times sem competitividade, sem dinheiro, com dívidas "impagáveis" e ainda por cima longe da elite do futebol estadual. O mundo ideal teria além dos dois times citados, XV de Jaú, Ferroviária, Comercial, São Bento, etc... na elite de São Paulo. Mas hoje em dia isso só acontece em sonho mesmo.

Nostalgia à parte, tanto o time grená quanto o time piracicabano precisavam demais dos três pontos na partida válida pela 4ª rodada da A-3. O Juventus venceu o Lemense na sua estréia e depois perdeu seus dois jogos disputados. O XV está numa situação ainda mais complicada pois só está com um ponto no total, mesmo tendo um jogo a menos que a maioria dos times. A vitória era a única coisa que interessava no histórico gramado juventino da Mooca.

Para esse jogo, encontrei o David por lá e mais alguns figuras que sempre cito nos jogos juventinos: Alfredo, Luís, Jurandyr, o amigo Rodrigo Colucci e até o Syller entrando na faixa disfarçado num carregamento de alimentos pelo portão lateral da Javari. Vale registrar também que o horroroso placar eletrônico do estádio queimou e foi retirado do lugar para conserto. Graças a isso, tivemos a genial volta do antigo placar. Esperamos realmente que mesmo consertado a aberração que é aquele placar novo não volte mais à Javari.


O bom e velho placar da Rua Javari de volta! Vamos fazer a campanha "não volta placar eletrônico" a partir de agora aqui no JP. Foto: Fernando Martinez.

Bom, mas o jogo já estava começado e fui logo para acompanhar o ataque grená atrás do gol das árvores na Javari. Mas acabou nem sendo uma boa escolha, já que o XV de Piracicaba foi muito, mas muito melhor do que o Juventus durante o primeiro tempo. O Moleque Travesso não assustou o time visitante e foi presa fácil para a equipe interiorana. Mas o XV perdeu a chance de fazer logo pelo menos 2x0 no placar.


Jogada pelo alto no ataque juventino em lance do primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.


O time do XV tentando sair para o campo de ataque. Foto: Fernando Martinez.

Antes dos 25 minutos a equipe alvinegra criou duas ótimas oportunidades, e em ambas o goleiro Gustavo trabalhou brilhantemente. De tanto insistir sem que o Juventus esboçasse alguma reação, o Nhô Quim teve a melhor chance para si aos 33 minutos, quando o árbitro marcou pênalti a favor da equipe. Mas a cobrança foi muito ruim, e o goleiro Gustavo defendeu o chute de Paulinho.


Pênalti desperdiçado pelo XV de Piracicaba em boa defesa de Gustavo. Foto: Fernando Martinez.

O penal perdido pelo adversário poderia animar o Juventus, mas o que se viu foi o XV ainda mais mordido e criou mais chances logo depois da penalidade máxima. Na melhor delas, o atacante Paulinho conseguiu perder um gol mesmo sem goleiro. Mas o time merecia o gol, e aos 39 minutos o jogador Éder recebeu bom passe pela esquerda e chutou cruzado. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro e deixou o XV na frente do marcador.

Mas como castigo para o time do interior, o Juventus acabou conseguindo empatar o jogo ainda no primeiro tempo, na primeira chance real de gol que criou. Aos 43 minutos a bola foi cruzada na área e o jogador Nem subiu mais alto que todos e cabeceou firme no canto direito do goleito Leandro, que ainda tocou na bola mas não conseguiu fazer a defesa. O jogo foi então para o intervalo com o 1x1 estampado no placar manual da Javari.

No intervalo o velho esquema de conversar com os figuras presentes e ir curtir alguma guloseima na lanchonete. A unanimidade das conversas foi a de que o Juventus ainda precisa melhorar bastante caso queira fazer algo de bom nesse campeonato. Não é tempo ainda de pressionar, já que estamos na quarta rodada apenas, mas o time precisa acordar logo caso queira buscar sua vaga na A2 de 2011.


Tentativa de cabeçada na bola que não deu muito certo no começo da segunda etapa. Foto: Fernando Martinez.


Escanteio perigoso para o Moleque Travesso. Foto: Fernando Martinez.

No segundo tempo vimos o Juventus voltar mais disposto e o time dominou a partida. Mas era aquele tipo de pressão efêmera, pois chances concretas de gol não eram criadas. Já o XV, mesmo mais preocupado em se defender, continuava com as melhores chances, todas em espaços absurdos que a defesa grená concedia. Mais uma vez a melhor delas em chute do jogador Paulinho, pouco inspirado nas conclusões nessa tarde. Ele teve mais uma chegada cara-a-cara com o goleiro Gustavo, mas não conseguiu completar para o fundo das redes.


Zaga do XV tirando a bola do seu campo de defesa. Foto: Fernando Martinez.

E logo essa chance perdida pelo XV, o Juventus conseguiu chegar ao seu gol com o jogador Nem marcando mais um de cabeça, depois de boa cobrança de falta da direita aos 20 minutos. Com o placar favorável, o Moleque Travesso passou a se segurar bastante na defesa, e o XV acabou não tendo forças para igualar novamente o marcador.


Falta mal batida pelos grenás no final da partida. Foto: Fernando Martinez.

Final de jogo: Juventus 2-1 XV Piracicaba. Mesmo não jogando bem e tendo que melhorar MUITO caso queira o acesso, o onze grená saiu de campo com os três pontos. O time pulou para a 11ª posição na tabela e o XV caiu para o 19º lugar, ainda com um ponto conquistado. Mas a equipe piracicabana é boa, e acredito que consiga virar essa situação ruim em breve. Nós do JP torcemos sempre para o sucesso dos times tradicionais e estamos com as duas equipes até o fim.

Jogo terminado e saí da Javari rumo ao centro de São Paulo pois a minha jornada esportiva da quarta-feira ainda não tinha terminado. E tinha time "novo" na programação...

Até lá!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário