Procure no nosso arquivo

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Votoraty Campeão da Copa Paulista 2009

Olá,

No último domingo pela manhã, foi realizada a partida de volta da decisão da Copa Paulista de Futebol 2009 e, por conta disso, viajei novamente até a cidade de Votorantim, indo ao Estádio Domênico Paolo Metidieri, local da realização do segundo confronto entre o Votoraty F.C.L. contra o Paulista F.C.L. da cidade de Jundiaí, para acompanhar de perto a definição da equipe campeã da competição.

Como na partida de ida, realizada em Jundiaí, o Paulista conseguiu vencer por 2 a 1, lhe bastava um simples empate para levantar a taça e garantir vaga na Copa do Brasil de 2010. Por outro lado, somente a vitória daria aos donos da casa o segundo título do ano, pois no primeiro semestre já haviam conquistado a taça do Campeonato Paulista da Série A3. Diante disso, a expectativa era enorme e o público prestigiou o espetáculo, praticamente lotando as dependências do estádio, que recebeu dois novos lances de arquibancadas tubulares.

Chegando ao meu destino, fui direto para o interior do gramado com o objetivo de fazer as fotos dos times posados, do trio de arbitragem com os capitães e dos troféus, as quais estão apresentadas abaixo:


Votoraty F.C.L. - Votorantim/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Paulista F.C.L. - Jundiaí/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Trio de arbitragem acompanhado pelos capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna.


Troféus de Campeão e Vice-Campeão. Foto: Orlando Lacanna.

Logo no início da partida foi possível perceber que o Votoraty iria com tudo para cima da defesa jundiaiense, visando reverter a vantagem, sendo que isso ficou evidente aos 5 e 7 minutos, em jogadas que tiveram as participações de Paulo Krauss e Raul, obrigando o goleiro Vagner a se desdobrar para praticar as defesas, cedendo dois escanteios praticamente seguidos ao time da casa.


Uma das várias jogadas ofensivas do Votoraty no início da partida. Foto: Orlando Lacanna.

O domínio do "Tigre" continuava e a sensação que pairava no ar era de que o gol dos anfitriões poderia sair a qualquer momento. Somente aos 17 minutos, o time de Jundiaí deu o ar da graça no campo de ataque, levando um certo perigo à meta defendida por Juliano, numa cabeçada de Willian Rocha, ao aproveitar a cobrança de escanteio pela direita. Logo em seguida, o lateral Lucas arriscou um tiro de fora da área, obrigando o goleiro Juliano a desviar para escanteio Além desses lances, o Paulista não criou mais nada em termos ofensivos até o finzinho do primeiro tempo.

A partir do trigésimo minuto, o Votoraty intensificou a blitz ofensiva e, finalmente, aos 34 minutos, chegou de forma merecida, ao seu primeiro gol, anotado por Rafinha em cobrança de pênalti que foi cometido pelo goleiro Vagner sobre o avante Neizinho.


Bola indo para a rede no primeiro gol do Votoraty com o atleta Helder torcendo numa posição curiosa. Foto: Orlando Lacanna.

A torcida local ainda comemorava o primeiro gol, quando na marca dos 38 minutos, o esperto Helder marcou um golaço, num arremate que entrou no alto da meta adversária. Nesse lance o Paulista reclamou que teria havido falta em Willian Rocha, mas como o árbitro assim não entendeu, a jogada prosseguiu e acabou resultando no segundo gol.


Jogada que resultou no segundo gol do Votoraty. Foto: Orlando Lacanna.

No final da primeira etapa, aconteceu a terceira jogada ofensiva do Paulista, em mais uma cabeçada de Willian Rocha que passou perto. A resposta do Votoraty foi fulminante, pois um minuto após, Paulo Krauss mandou a bola pela terceira vez para o fundo da meta do Paulista, ao escorar de cabeça um cruzamento perfeito de Raul, desferido da esquerda. Mais alguns minutos de bola rolando e o árbitro encerou o primeiro tempo com a expressiva vantagem de 3 a 0 a favor dos donos da casa, deixando os atletas do Paulista perplexos, que deixaram o gramado com cara de quem não estava entendendo nada.

Durante o intervalo, aquele bate-papo com os demais repórteres, especulando sobre a atitude que o Paulista adotaria na segunda etapa, mas para tristeza da torcida do "Galo da Japi", com apenas um minuto de bola rolando, o Votoraty anotou o seu quarto gol, através de Rafinha, praticamente enterrando qualquer tentativa de reação do Paulista.


Bola entrando no canto direito da meta do Paulista no quarto gol. Foto: Orlando Lacanna.

Depois da marcação do quarto gol, os torcedores locais passaram a gritar "é campeão" e "olé" a cada troca de passe por parte do Votoraty, tornando o jogo uma verdadeira festa. O domínio do time da casa, aliado ao desânimo do Paulista era tão flagrante que o técnico Fernando Diniz substituiu o goleiro titular Juliano, aos 20 minutos, só para permitir ao suplente Renato, ter o gostinho de participar da conquista.


Goleiro Vagner do Paulista saindo da área para combater atacante adversário. Foto: Orlando Lacanna.


Defesa do goleiro Vagner cedendo escanteio. Foto: Orlando Lacanna.

Com a grande vantagem estabelecida pelo Votoraty, a segunda etapa acabou se arrastando em termos de jogadas mais disputadas. Somente aos 40 minutos o placar foi movimentado, com a marcação do gol do Paulista, anotado contra por Beto que encobriu seu goleiro, numa cabeçada traiçoeira. Os atletas do Paulista nem comemoraram o gol de honra, pois já sabiam que a batalha estava perdida. Logo em seguida, o time visitante quase chega ao segundo gol, mas o zagueiro salvou em cima da linha fatal. Para fechar com chave de ouro a excelente exibição, o Votoraty ainda chegou ao seu quinto gol, nos acréscimos, marcado por Paulo Krauss.

Fim de partida com o placar estampando a goleada de Votoraty 5 - 1 Paulista que garantiu ao time de Votorantim o segundo título na temporada e também a vaga na Copa do Brasil no próximo ano. Além dessas duas competições, o Votoraty disputará, ainda em 2009, a III Recopa Sul-Brasileira que será disputada nos dias 12 e 13/12 em Votorantim, contando também com as presenças das equipes do Porto Alegre (RS), Joinville (SC) e Serrano Centro-Sul (PR). Tão logo o árbitro Paulo César de Oliveira (FIFA) encerrou a partida, foi iniciada uma festa, ainda no interior do gramado, com a alegria se estendendo ao pódio quando do recebimento das medalhas e do troféu de campeão. É claro que não faltou a tradicional volta olímpica.


Início da comemoração no interior do gramado. Foto: Orlando Lacanna.


Capitão do Paulista recebendo troféu de Vice-Campeão das mãos do Presidente da FPF. Foto: Orlando Lacanna.


Agora os Campeões recebendo a taça da conquista. Foto: Orlando Lacanna.


Tradicional volta olímpica. Foto: Orlando Lacanna.


Elenco do Votoraty comemorando com o troféu. Foto: Orlando Lacanna.

Deixo aqui meus cumprimentos aos jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcedores do Votoraty por mais essa importante conquista, ficando a expectativa do que o time poderá realizar em 2010, quando tomará parte em competições que nunca participou, como são os casos do Paulistão da Série A2 e Copa do Brasil. Fica também a expectativa se o time de Votorantim conseguirá colocar o seu estádio em condições de participar das novas competições nos prazos estabelecidos. Vamos aguardar as vistorias da FPF e CBF.

Jogo encerrado, festa terminada e início de mais uma viagem de retorno para São Paulo. Foi isso.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário