Procure no nosso arquivo

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ADC Stefani na final do Amador do Estado 2009

Opa,

Nesse último domingo grande parte do Brasil estava ligada para ver a rodada final do Brasileirão 2009, algo que sinceramente nem é tão importante para nós aqui do JP. Tanto que acabamos indo acompanhar uma rodada decisiva do Campeonato Amador do Estado. Seguimos então até a cidade de Diadema, aonde acompanhamos a partida entre o EC Água Santa de Diadema e o ADC Stefani de Jaboticabal no Estádio Distrital do Inamar, em partida de volta das semifinais da competição.


Escudinhos do EC Água Santa e do ADC Stefani, semifinalistas do Amador do Estado 2009. Fotos: Fernando Martinez.

Vi a final da Copa Paulista de Futebol pela manhã e logo depois fui me encontrar com a delegação que iria acompanhar a decisão. David, Jurandyr e Mílton estavam no possante que nos levou até a cidade da Grande São Paulo. E é muito fácil chegar na Vila Inamar, bairro que fica pertinho de uma das saídas da Rodovia dos Imigrantes. Meia hora depois de nos encontrarmos já estávamos pisando no gramado sintético do local.

O jogo atrasou um pouco pois o trio de arbitragem se perdeu no meio do caminho, e isso fez com que tivéssemos tempo suficiente para conversarmos com o pessoal dos dois times, que foram extremamente simpáticos conosco. O time do Água Santa, tradicionalíssimo da região, conta com a presença do ex-jogador do Força EC Fabinho jogando nas suas fileiras, e que sempre nos recebe bem aonde quer que o time laranja de Caieiras mande suas partidas.

Mas a conversa principal foi com o pessoal do ADC Stefani (ou apenas "Classista", pois a FPF coloca no seu site essa denominação). O time foi fundado em 1972 como um grêmio de funcionários da empresa de cerâmica do mesmo nome. O clube conta atualmente com pouco mais de 2500 associados e chegou a jogar a primeira partida por esse campeonato no estádio do Jaboticabal Atlético, o Estádio dr. Robert Todd Locke. Mas por problemas do Tigre de Atenas e sua grande dívida atual, o time passou a jogar em outro local.

E depois desse papo todo, finalmente o trio de arbitragem deu as caras no estádio, e lá fui eu tirar as fotos oficiais e exclusivas dos times e do trio:


EC Água Santa (amador) - Diadema/SP. Foto: Fernando Martinez.


ADC Stefani (amador) - Jaboticabal/SP. Foto: Fernando Martinez.


Trio de arbitragem da partida e capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez.

A torcida se fez presente do Distrital do Inamar para empurrar o Água Santa em busca da vaga na grande Final do campeonato. No jogo de ida, o ADC Stefani venceu por 2x0 e levou uma grande vantagem para Diadema. A equipe vermelha e branca poderia perder por um gol de diferença que estaria na Final. Uma vitória do Água Santa por dois gols levaria o jogo para a disputa de pênaltis e a classificação direta viria com uma vitória por três gols de diferença ou mais. Ficamos então dentro do campo para acompanhar o jogão.


Uma das poucas chegadas do time do ADC Stefani no primeiro tempo de partida. Foto: Fernando Martinez.

E desde os primeiros minutos, foi o time do Água Santa quem mandou no gramado. A equipe se lançou com tudo ao ataque, e seus atacantes criaram muitas chances de abrir o marcador logo nos primeiros minutos. O time de Jaboticabal procurava segurar a partida e tantava levar perigo em alguns contra-ataques. Mas a defesa do time de Diadema estava muito bem postada e não deu espaço nenhum aos visitantes.


Falta perigosa para os donos da casa. Foto: Fernando Martinez.

Mas o gol demorava a sair, mesmo com chegadas pelas duas laterais e também pelo alto. O goleiro do ADC Stefani fez ótimas intervenções e evitou que o gol do time azul saísse logo. Mas de tanto insistir, o Água Santa finalmente chegou ao primeiro gol aos 34 minutos. E já que os atacantes do time não acertavam o pé, um dos zagueiros do time visitante deu uma pequena ajuda aos locais. Após uma bola cruzada da direita, o zagueirão desviou a bola e, enganando o goleiro, ela entrou mansamente dentro da rede do time vermelho. Para a festa da torcida da equipe, Água Santa 1x0.


Zaga do ADC protegendo a bola dos atacantes do Água Santa. Foto: Fernando Martinez.

A equipe ainda teve chances de ampliar, mas a partida foi para o intervalo com a vantagem parcial de 1x0 para o time da casa. Aproveitamos então o descanso no jogo para fazermos uma boquinha numa das várias barraquinhas que existem por lá. Cm muitas opções de escolha, eu e o David acabamos escolhendo degustar um belo pastel feito na hora. Com um sabor fantástico, ganhou fácil o selo JP de qualidade. O David ainda foi brincar com alguns amigos caninos antes do segundo tempo começar.


Defesa do ADC Stefani tirando a bola para longe de uma maneira bastante plástica. Foto: Fernando Martinez.

O jogo prometia bastante para a segunda etapa, e resolvi acompanhar o ataque do Água Santa sentado perto da linha de fundo. E se o primeiro tempo já foi dominado pelo time local, o tempo final foi um verdadeiro massacre do Água em cima da defesa do ADC Stefani. O time de Jaboticabal praticamente não passou do meio de campo, deixando o campo livre para que os locais criassem oportunidades de todos os jeitos possíveis.


Cabeçada perigosa dos donos da casa em chance do segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Foram bolas cruzadas, chutes de longe, ataques pela esquerda, pela direita, escanteios perigosos no meio da área... mas em nenhum deles o time conseguiu marcar o segundo gol. E quando a equipe não chutava para fora, o goleiro alvi-rubro fazia defesas incríveis. E conforme o tempo ia passando, o desespero aumentava para o Água, já que o 1x0 dava a classificação direta ao seu adversário.

Nesse meio-tempo um figuraça colou no alambrado falando palavras desconexas em latim, recitando poemas e afirmando que eu e o David éramos "nascidos na Inglaterra". Além disso tudo, o tiozinho dizia que o passatempo predileto dele era "matar ladrão". Foi complicado conseguir espantar a criatura para longe do local aonde estávamos.


Agora o time de Diadema chegava pela direita do seu ataque, sempre com marcação da zaga do time de Jaboticabal. Foto: Fernando Martinez.

E justamente quando o bizarro tiozinho tomava seu misterioso novo rumo, o Água Santa finalmente ampliava o marcador aos 33 minutos. O jogador Nílson chutou forte quase da intermediária e colocou a bola de forma magistral no ângulo direito do goleiro do time do ADC. Golaço digno das grandes partidas do nosso futebol e agora estava tudo igual no confronto, somando as duas partidas.

Antes do final do tempo regulamentar, o Água Santa ainda perdeu pelo menos duas chances claríssimas de levar a classificação antes da disputa de penais. Mas não teve jeito, e após o final da disputada partida, a vaga seria decidida com tiros da marca de cal. Depois de uma partida magnífica, aonde teve a chance de decidir tudo ainda no primeiro tempo, o Água Santa teria que superar o drama dos pênaltis para chegar na Final do amador.


Exato momento do chute que originou o segundo gol dos donos da casa na partida. Uma pintura de gol! Foto: Fernando Martinez.

Os times se alinharam no meio-de-campo e finalmente a decisão da vaga se iniciou. E o começo foi todo errado para o time local, pois nas duas primeiras cobranças da equipe do ADC Stefani, o time converteu seus dois chutes, enquanto o Água Santa perdeu os dois, em três maravilhosas defesas do goleiro do time visitante. Três pois o árbitro mandou voltar a segunda cobrança da equipe azul, que tinha sido defendida pelo arqueiro. Na repetição do pênalti, ele defendeu de novo.


Pênalti que selou a classificação do ADC Stefani para a final do Amador do Estado. Foto: Fernando Martinez.

Na terceira cobrança das duas equipes, os dois pênaltis foram convertidos, e no quarto e decisivo chute cobrança do ADC Stefani, o goleiro local nem se mexeu e a bola entrou no seu canto direito. Final de partida: Água Santa 2 (1) - 0 (4) ADC Stefani. De forma heróica e muito sofrida, o time de Jaboticabal garantiu a sua vaga na grande Final do Amador do estado, e agora enfrenta o forte time do ADC Valtra para definir o campeão amador de São Paulo em 2009. Mas para o time de Diadema, fica a certeza de que a sorte poderia ter sido outra e deixamos os parabéns pelo ótimo trabalho.


Festa dos jogadores do alvi-rubro de Jaboticabal comemorando a suada classificação. Foto: Fernando Martinez.

Bom, e após a definição chegou a hora de voltar para casa, aonde consegui chegar a tempo de ver pela TV o segundo tempo da última rodada do Campeonato Brasileiro. Mas já pensando na agenda para esse concorrido mês de dezembro.

Até mais!

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário