Procure no nosso arquivo

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Votoraty classificado para a semifinal da Copa Paulista

Olá,

No último sábado à tarde, foi realizado o jogo de volta do Grupo 12 da Copa Paulista de Futebol 2009, envolvendo as equipes do Votoraty F.C.L. e do São Bernardo F.C.L.. A partida foi realizada na cidade de Votorantim, mais precisamente no Estádio Domênico Paolo Metidieri, que, aliás, recebeu um bom público.

Nessa rápida viagem pela Rodovia Castello Branco, tive a companhia de um amigo de longa data, que também é um profundo admirador dos chamados "jogos perdidos". Estou me referindo ao torcedor do Sampa, Milton Haddad, que foi meu companheiro de viagem ao longo de vários anos. Colocamos o papo em dia e lembramos de algumas "aventuras" vividas nas diversas viagens ao interiorzão acompanhando os diversos campeonatos de acesso.

Deixando a sessão nostalgia de lado, ao chegar no estádio, notei a ausência de dois lances de arquibancadas, que lá estavam quando da minha ida a Votorantim na decisão do título da Série A3, em junho desse ano, contra o Grêmio Osasco. Imediatamente procurei algum representante da diretoria do Votoraty, visando esclarecer em qual estádio o time mandará suas partidas pela Série A2 que será iniciada em janeiro do próximo ano. Fui informado que o estádio atual passará por uma reforma e sua capacidade de público será aumentada com a instalação de novos lances de arquibancadas tubulares e, em sendo assim, o mando continuará sendo lá mesmo.

Depois de curtir uma sombra nas arquibancadas cobertas, criei coragem e fui para o gramado, encarando um sol de rachar mamona, para aguardar a entrada dos times dos árbitros para fazer as fotos oficiais, as quais apresento abaixo:


Votoraty F.C.L. - Votorantim/SP. Foto: Orlando Lacanna.


São Bernardo F.C.L. - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Orlando Lacanna.


Trio de arbitragem acompanhado pelos capitães das equipes. Foto: Orlando Lacanna.

Como no jogo de ida, o resultado tinha sido 1 a 0 a favor do "Tigre do ABC", bastava um simples empate ao time da Grande São Paulo para seguir na competição. Por outro lado, ao "Tigre de Votorantim", uma vitória por qualquer contagem, era suficiente para classificá-lo à próxima fase (semifinal), sendo que, por conta disso, o Votoraty saiu com tudo para o campo de ataque, forçando as ações ofensivas, visando a abertura da contagem o mais rápido possível.


Ataque do Votoraty pela esquerda no início da partida. Foto: Orlando Lacanna.

O domínio dos donos da casa foi se acentuando à medida que o tempo ia passando e as oportunidades foram aparecendo em diversos momentos, como aconteceu na marca dos 13 minutos, num arremate cruzado da esquerda, desferido por Marcos Dias que exigiu a primeira grande defesa do goleiro Anderson do São Bernardo. Três minutos após, foi a vez do meia Rafinha levar perigo à meta dos visitantes, mas aí apareceu novamente o goleiro do São Bernardo e acabou com o perigo.


Bola cruzando com perigo a área do São Bernardo. Foto: Orlando Lacanna.

O domínio do Votoraty era tão acentuado que somente aos 29 minutos, o São Bernardo concluiu pela primeira vez contra a meta defendida por Juliano, numa cobrança de falta executada por Renatinho que acabou não levando perigo.


Atleta do Votoraty preparando cabeçada em direção ao campo de ataque. Foto: Orlando Lacanna.

Nos últimos quinze minutos, o Votoraty empurrou o São Bernardo ainda mais para o seu campo de defesa, porém as conclusões deixavam a desejar. De tanto pressionar, finalmente aos 44 minutos, os anfitriões chegaram ao seu gol inaugural, anotado pelo zagueiro Anderson, num desvio de cabeça, aproveitando um cruzamento vindo da esquerda em cobrança de escanteio. Alguns minutos depois do gol, a primeira etapa foi encerrada com a vantagem mínima a favor do Votoraty que, na verdade, foi a única equipe que buscou o gol.

Durante o intervalo, deixei o gramado e foi aquele consumo de água e refrigerante, visando atenuar os efeitos do forte calor que insistia em não dar trégua. Foram alguns copos consumidos e mais uma garrafa de água na mochila para encarar o segundo tempo que começou do mesmo jeito que terminou a primeira etapa, ou seja, o Votoraty atacando e o São Bernardo se defendendo.

A primeira grande chance na segunda etapa, aconteceu logo aos 5 minutos, numa bela enfiada de bola pela meia esquerda ao zagueiro Anderson que, sozinho diante do goleiro, arrematou por cima do travessão, desperdiçando uma ótima oportunidade de ampliar o placar. Não demorou muito e, aos 8 minutos, o meia Rafinha também desperdiçou ótima chance, ao perder o ângulo na hora do arremate.


Chance de ouro desperdiçada por Anderson no início do segundo tempo. Foto: Orlando Lacanna.

O time do ABC só deu o ar da sua graça no campo de ataque aos 13 minutos, quando o camisa 7, Tiago, escapou pela esquerda e chutou rasante, fazendo com que a bola percorresse toda extensão da grande área, sem que aparecesse um pé salvador para desviá-la para o fundo da rede. A rigor esse foi o único lance que levou preocupação à defesa do Votoraty durante toda a partida.

A partir do 15º minuto, o Votoraty foi criando diversas chances, com destaque às jogadas que aconteceram aos 18, 23 e 35 minutos, as quais tiveram as participações de Rafinha, Marco Aurélio e Rafinha novamente, sendo que todas elas pararam nas mãos do excelente goleiro Anderson que praticou outras três defesas espetaculares.


Uma das várias defesas do goleiro Anderson do São Bernardo. Foto: Orlando Lacanna.

Como diz o velho ditado "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", finalmente aos 41 minutos, o Votoraty marcou o seu segundo gol, através de Marco Aurélio, aproveitando rebote do zagueiro que salvou o gol quase em cima da linha fatal, após outro milagre do goleirão Anderson.


Goleiro Anderson caído e bola no fundo da sua meta no segundo gol do Votoraty. Foto: Orlando Lacanna.

Nos minutos finais, o árbitro expulsou o atleta Marco Aurélio do Votoraty e Biro do São Bernardo em razão de terem trocado "gentilezas" entre si. Logo em seguida a partida foi encerrada com o placar final de Votoraty 2 - 0 São Bernardo que classificou o time de Votorantim para a quarta fase (semifinal) da competição, quando enfrentará o Mogi Mirim em jogos de ida e volta, visando tentar chegar à grande final contra o outro finalista que sairá dos confrontos entre o Botafogo de Ribeirão Preto e o Paulista de Jundiaí.

Após o encerramento da partida, tive o prazer de encontrar dois grandes amigos do JP, o árbitro Guilherme Cereta e o seu pai, Sr. Lima, que gentilmente me convidaram para conhecer sua residência e tomar um suco durante um bate-papo muito agradável, cujo tema principal, obviamente, foi o futebol, com histórias curiosas e muito engraçadas. Conheci a galeria de fotos e álbuns com reportagens e muitas outras fotos que registram a carreira do jovem árbitro. Deixo aqui os meus agradecimentos pela hospitalidade e um grande abraço a toda família.

Depois da visita, pé na estrada com destino a São Paulo para um merecido descanso, uma vez que a minha jornada iria continuar no domingo pela manhã, em outra grande cidade do nosso interior, pois iria acompanhar uma partida decisiva pela Segundona, valendo acesso, mas essa história fica para mais tarde.

Abraços,

Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário