Procure no nosso arquivo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Palestra vence o Red Bull de forma heróica e ainda sonha com a A3 em 2010

Fala pessoal!

Nesse feriado prolongado fiquei mais tempo descansando do que outra coisa, e somente duas partidas tiveram a minha presença. A primeira delas foi na sexta-feira à noite, na despedida desse horário em jogos no Baetão pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Pela penúltima rodada da Quarta e decisiva Fase, Palestra e Red Bull fariam jogo importante e que já poderia definir pelo menos um acesso no grupo.

Por ser véspera de feriado prolongado, dessa vez não quis passar nenhum perrengue e, junto com o Mílton fui cedo para a cidade do ABC. Chegamos cedo por lá, e ainda tivemos tempo para fazermos um ótimo lanche perto do Terminal e seguir a pé tranqüilos para o estádio. Conversamos com bastante gente dentro do gramado sintético do Baetão e logo fomos preparar as fotos oficiais da partida:


Palestra SB - São Bernardo do Campo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Red Bull Brasil - Campinas/SP. Foto: Fernando Martinez.


O árbitro Márcio Roberto Soares, os auxiliares Rafael Luiz da Silva e Herman Brumel Vani posam para o JP junto com os capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez.

Acabei então ficando dentro do campo de jogo para acompanhar essa partida, decisiva para o desenrolar do Grupo 16 da Segundona. Uma vitória do Red Bull deixaria o time de Campinas na Série A3 de 2010 e o Palestra eliminado da competição. Um empate também eliminaria o time do ABC, porém o Red Bull dependeria da última rodada para garantir a vaga na A3. E uma vitória do Palestra era o único resultado que ainda deixaria a equipe da Grande São Paulo na briga pela vaga na última rodada.


Escanteio para a equipe "azul" do Palestra no começo de partida. Foto: Fernando Martinez.


Chegada pelo alto do time da casa. Foto: Fernando Martinez.

Mas a partida começou bastante equilibrada, com o Palestra tentando ir pra cima do Red Bull e o time campineiro mais preocupado em se defender do que outra coisa. Mas se a equipe do ABC paulista dominava territorialmente, ela não chutava no gol adversário. E sem chutar seria complicado para a equipe verde chegar no seu objetivo na partida, a vitória.


Belíssima chance de gol para a equipe do ABC, que tirou tinta da trave. Foto: Fernando Martinez.

E para falar a verdade me causou espanto a postura altamente defensiva do time campineiro. Com uma vitória o time estaria na A-3 em 2010, e a equipe chegava com o "freio de mão puxado" no gol dos donos da casa. Será que não valia a pena arriscar um pouquinho mais? Mesmo na posição super confortável do time, que mesmo perdendo ainda teria enormes chances na última rodada, acho que eu jogaria de outra forma.


Mais uma chegada do Palestra pelo alto. Foto: Fernando Martinez.

Seguindo o script dos jogos contra Taubaté e Desportivo Brasil, o Palestra viu a partida chegar no seu intervalo com o 0x0 no marcador, mas jogando melhor e com mais chances de ter aberto o placar. Nesse intervalo fomos beber algo na porta do estádio e logo voltamos para o campo de jogo, para o segundo tempo que seria de tudo ou nada para o time da casa.


Chegada do Palestra pela direita do seu ataque, com a bola sendo cruzada para dentro da área. Foto: Fernando Martinez.


Falta que bateu na barreira do Red Bull durante o segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

O Palestra porém voltou ainda em cima do time adversário, mas faltava o chute final. Conforme o tempo ia passando, o Palestra me pareceu desanimar um pouco, e o Red Bull foi cozinhando o galo e sentíamos que algum gol só sairia se fosse de bola parada ou num lance de sorte. A equipe campineira só se defendia, mas aos 39 minutos chegou com perigo pela primeira vez no jogo numa bola que a zaga do Palestra tirou em cima da linha.


Visão geral de mais um cruzamento feito para a área do Red Bull. Foto: Fernando Martinez.

O final da partida chegando e o sonho do Palestra parecia escapar por entre os dedos. Mas aos 45 minutos, justamente num lance de pura sorte para os palestrinos, o time chegou ao seu gol. O jogador Carvalho recebeu bom passe na esquerda do ataque. Ele cortou para dentro da área e chutou forte. A bola seria defendida pelo goleiro Luiz Fernando, mas no meio do caminho ela desviou num zagueiro do Red Bull e foi entrar mansamente no canto direito da meta. O time do ABC conseguia finalmente a vantagem no marcador, e uma festa digna de final de Copa do Mundo dos seus jogadores e da sua torcida foi vista no Baetão.


Exato momento em que o jogador Carvalho armava o chute que originaria o gol salvador do Palestra aos 45 do segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Durante os acréscimos o esquema foi ver os jogadores do time mandante chutarem para onde estavam virados para garantir a suada vitória e um novo ânimo em busca da vaga na A3 de 2010. Final de jogo: Palestra 1-0 Red Bull. Com a vitória do time palestrino e a derrota do Desportivo Brasil para o Taubaté, o time do ABC precisa de uma "simples" vitória para conquistar o acesso. "Simples" entre aspas pois o jogo é contra o Taubaté no Joaquinzão, e o Burro da Central também precisa de uma vitória para garantir o acesso. Jogo quentíssimo e estádio lotado à vista...

Na outra partida, o Red Bull precisa vencer o Desportivo Brasil jogando no Moisés Lucarelli para garantir a vaga. Caso não vença, vai depender do resultado de Taubaté para saber seu futuro em 2010. Ao Desportivo Brasil, uma vitória garante o acesso e deixa o time na final, e uma derrota também fará com que a equipe fique ligada no jogo de Taubaté. Teremos com certeza um domingo espetacular na busca do acesso.

Após esse jogo, ainda conversamos com o pessoal da torcida do Palestra e finalmente voltamos para São Paulo sossegados e sem nenhuma correria. Mas já de olho num jogão perdido no sábado de tarde.

Até lá

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário