Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

União Mogi vence a primeira pelo Paulista sub-20

Fala pessoal!

Após a rodada dupla de sábado cedo na Rua Javari, vários jogos apareciam com grande chance de cobertura do JP. Eu e o seu Natal acabamos escolhendo ir para Caieiras, mas o trânsito insuportável da capital paulistana acabou fazendo com que a gente desistisse de ir lá, então acabamos escolhendo o que era originalmente a primeira opção. Seguimos pela via Dutra até a cidade de Mogi das Cruzes para um jogo do Campeonato Paulista sub-20. No Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, União Mogi e Guaratinguetá jogariam pela primeira rodada do returno do Grupo 4.

Tempo era o que não faltava e meia hora antes do jogo nem parecia que teria alguma partida de futebol por ali. Acho que somente os gandulas e o pessoal dos clubes estavam nas dependências do Nogueirão. A má campanha do União na A3 desse ano, somado com a campanha ruim nesse sub-20 devem ter afastado de vez o torcedor mogiano do estádio.


Detalhe de como o pessoal não estava esquentando muito com o jogo, já que esse grupo de quatro senhores estava mais preocupado com um disputado jogo de dominó do que ver o União em campo. Fotos: Fernando Martinez.

Desânimos à parte, entramos dentro do campo de jogo para pegarmos as escalações dos times e fazermos as fotos oficiais. E como não poderia deixar de ser, nesse tivemos novamente elas de forma exclusiva:


União FC (sub-20) - Mogi das Cruzes/SP. Foto: Fernando Martinez.


Guaratinguetá ECL (sub-20) - Guaratinguetá/SP. Foto: Fernando Martinez.


Trio de arbitragem e capitães das equipes. Foto: Fernando Martinez.

Falando agora do jogo, ele era minha opção do dia por motivos interessantes. Primeiro por que essa partida não acontecerá no ano que vem, graças ao rebaixamento do time de Mogi para a Segundona 2010. Graças a isso, foi uma partida de um time que jogará a última divisão estadual contra outro que vai jogar a Série B do Brasileiro. E para fechar, o União ainda não tinha feito nenhum gol no sub-20 em seis partidas disputadas. Será que o primeiro sairia nessa partida contra o Guará?


Jogador do Guará desarmando atleta do União. Foto: Fernando Martinez.

E o Guará ainda tirou a invencibilidade do atual líder do grupo, Juventus, na rodada anterior. Por motivos lógicos fui então acompanhar o ataque do time visitante, no gol de entrada do Nogueirão. E desde os primeiros minutos, o Guará tomou conta do jogo com um maior domínio territorial e com mais posse de bola.


Chute de longe no ataque do time visitante. Foto: Fernando Martinez.

Mas isso não foi suficiente, pois seus atacantes não estavam nos seus melhores dias. Já o União fez uma partida corretíssima, sem dar pontapé e jogando dentro das suas limitações. E o Guará se preocupou demais em fazer o gol, e deixou o contra-ataque completamente aberto para o time do União. Se eles encaixassem uma boa troca de passes, o time visitante teria problema.


Cobrança de escanteio para o time do Guaratinguetá. Foto: Fernando Martinez.

E falando algo que nunca foi dito antes sobre o futebol, "quem não faz, toma". E o União aproveitou de forma perfeita um contra-ataque que teve aos 34 minutos. O jogador Dedé saiu livre e teve a calma suficiente para tocar no canto esquerdo do goleiro Raphael e marcar o primeiro do jogo e do time mogiano no campeonato. A festa dos jogadores e da comissão técnica foi imensa!


Mais uma chegada da equipe visitante, que dominou o primeiro tempo mas saiu derrotada de campo. Foto: Fernando Martinez.

Até o final da primeira etapa, os visitantes não conseguiram marcar o gol de empate, e a partida foi com a vantagem para o União para o intervalo. No intervalo o sono chegou, e desisti de ficar o segundo tempo no campo. Fiquei então nas arquibancadas do Nogueirão, e com o agradável tempo que fazia, quase dormi ali mesmo.


Jogador do Guaratinguetá perde gol cara-a-cara com o goleiro. Foto: Fernando Martinez.

Mas a segunda etapa foi muito boa, e dormir ficou fora de cogitação. O Guaratinguetá voltou com mais vontade ainda de marcar logo seu gol. A equipe porém perdia chances demais, não conseguindo furar o bloqueio defensivo muito bem feito do time do União. E conforme o tempo ia passando, os jogadores ficavam mais desesperados porque o empate não vinha logo.


Zagueiro do União sofrendo marcação firme de jogador do time visitante. Foto: Fernando Martinez.

E o União só jogava na boa, e algum torcedor mais desavisado que estivesse vendo aquela partida poderia achar que o União estaria em boas condições na tábua de classificação, tamanha a sobriedade do time no jogo. E essa sobriedade foi recompensada aos 29 minutos, quando o time marcou o segundo gol na partida. E foi uma pintura de gol do jogador Nica. Ele recebeu bom passe e tocou de três dedos na bola, colocando ela de forma magistral no ângulo direito do goleiro do Guará. Um golaço para coroar a bela partida do União.


Disputa de bola no meio de campo. Foto: Fernando Martinez.

Daí pra frente foi um show de ataque contra defesa. O Guará esqueceu de tudo relacionado a se defender e colocou todo mundo no ataque. Mas não era dia do time, e somente aos 45 minutos a equipe conseguiu marcar seu gol, com bela cabeçada no canto direito do goleiro do União. Mas era tarde demais para qualquer tipo de reação.

Final de jogo: União Mogi 2-1 Guaratinguetá. Primeira vitória do time de Mogi no sub-20, e que tirou o time da lanterna do Grupo 4, agora ficando para o Flamengo. Para o Guará a derrota não esperada foi muito ruim, pois o time poderia ficar mais perto dos líderes da chave. Mesmo assim, a classificação para a segunda fase não está difícil.

Voltamos então para São Paulo cansados, e eu ainda consegui dormir um pouco no metrô paulistano. Mas a rodada do domingo já estava planejada, e o sono não atrapalhou!

Abraços

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário