Procure no nosso arquivo

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

JP na Terceirona Carioca: Barra Mansa goleia o Juventus/RJ no Leão do Sul

Fala pessoal!

Nessa última quarta-feira o JOGOS PERDIDOS fez algo que já estava para fazer faz tempo. Com uma logística que foi preparada com muita antecedência, conseguimos finalmente voltar ao estado do Rio de Janeiro para um jogo do genial Campeonato Carioca da Terceira Divisão. E num post da série "Especial do Mês", a pedida foi acompanhar um jogo em local inédito e nunca antes visitado por algum membro do blog, o Estádio Prefeito Ismael de Souza, o Leão do Sul, em Barra Mansa. E vimos um jogo genial entre o centenário Barra Mansa FC e o Juventus FC do Rio de Janeiro.


Escudinhos do Barra Mansa e do Juventus carioca. Duas pérolas na lista de times do pessoal do JP. Fotos: Fernando Martinez.

Foi uma caravana que lembrou os velhos tempos de viagens épicas do JP. Junto comigo, o Emerson, o David e o seu Natal também acordaram cedinho com muito frio e uma fina garoa na capital paulistana para seguirmos até o Rio. A viagem foi sossegada, sem maiores percalços e com as velhas conversas surreais de sempre. Devido a um trânsito chato na saída de São Paulo, acabamos nem almoçando para podermos chegar em Barra Mansa tranqüilos e com tempo de sobra.

Até chegamos rápido na simpática cidade fluminense, mas encontrar o estádio foi algo complicado. Não sabíamos qual era a entrada da Via Dutra mais perto do campo, e então fomos parar do outro lado da cidade. Muitas perguntas para a população local depois, chegamos no fantástico estádio e ao entrarmos o árbitro apitou para o início da peleja.


Fachada do Estádio Prefeito Ismael de Souza, o Leão do Sul, na cidade de Barra Mansa, sul do estado do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Martinez.

E numa viagem dessas não teria como não fazer as fotos oficiais das equipes e da arbitragem. Mas mesmo não conseguindo no começo do jogo, fomos devidamente autorizados a fazê-las no intervalo da partida. E contamos com uma simpatia extrema dos jogadores das duas equipes e do trio para fazermos as fotos exclusivas desse jogo. Aproveito para deixar aqui um abraço ao pessoal, pois é difícil ver a boa vontade que eles tiveram conosco.


Barra Mansa FC - Barra Mansa/RJ. Foto: Fernando Martinez.


Juventus FC - Rio de Janeiro/RJ. Foto: Fernando Martinez.


Capitães dos times e trio de arbitragem da partida. Foto: Fernando Martinez.

Esse jogo estava na nossa lista de prioridades desde a divulgação dos grupos dessa Segunda Fase da Terceirona carioca. Os dois times estavam na lista de alvos de cobertura aqui no JP. O time da capital por motivos óbvios, já que é mais um Juventus a aparecer no cenário futebolístico nacional e o Barra Mansa por ser um time extremamente simpático e histórico, com seus quase 101 anos de história.

Meus três companheiros de viagem assistiriam um jogo da equipe azul pela primeira vez, mas eu já tinha incluído a equipe na minha Lista num histórico Juventus 4x2 Barra Mansa, pela última rodada do Brasileiro da Série C em 1996 na Rua Javari. Foi o famoso jogo em que conheci alguns dos integrantes do JP e também foi a última partida oficial do time do sul do Rio antes da sua volta em 2008. Ano passado não conseguimos, mas dessa vez não deixamos escapar a chance de ver um jogo deles, e ainda por cima no campo da própria equipe.

E essa partida era importante para os rumos do Leão do Sul no campeonato 2009. As duas equipes fazem parte do Grupo II nessa Segunda Fase, que também conta com o Fênix (atual vice-líder com seis pontos) e o União Central (líder, com nove pontos). O jogo foi pela primeira rodada do segundo turno, e o Barra Mansa e o Juventus estão respectivamente na terceira e quarta colocações com três e nenhum ponto. Uma vitória deixaria o time local ainda vivo na busca de uma vaga para a Terceira Fase, pois apenas os dois primeiros de cada chave se classificam.


Escanteio perigoso para o time do Barra Mansa no começo de partida. Foto: Fernando Martinez.

Jogando em casa, o Barra Mansa não queria dar sopa pro azar e desde o começo foi pra cima do time juventino. Como não entramos no campo de jogo nesse primeiro tempo, fomos acompanhar o ataque do time da casa na genial arquibancada do estádio. E vimos os donos da casa não darem o menor espaço ou chance do time visitante fazer algo na partida.


Mais um escanteio para o Barra Mansa no bom primeiro tempo do time da casa. Foto: Fernando Martinez.

O gol era simples questão de tempo, e ele aconteceu pouco antes dos 20 minutos. Juninho recebeu cruzamento da direita e bateu de primeira, fazendo a festa da pequena torcida presente no Leão do Sul. O segundo veio aos 25, em outro gol marcado por Juninho. Ele recebeu lançamento longo e bateu forte na saída do goleiro. A zaga do Juventus pediu impedimento, mas nada foi marcado.


Detalhe do jogador Juninho marcando o primeiro gol do jogo. Foto: Fernando Martinez.

Enquanto víamos o jogo in loco, tivemos o prazer de escutar a partida numa das duas rádios que transmitiam a partida ao vivo para a região. É muito legal mesmo chegar num estádio pequeno, em campeonatos de divisões inferiores e encontrarmos emissoras de rádio no local. É algo que nos leva a um tempo que não existe mais, aonde o futebol era tratado de forma menos mercantilista do que hoje em dia. Um tempo romântico que não volta mais.


Visão geral de mais uma cobrança de escanteio do time azul. Foto: Fernando Martinez.

No radinho de pilha do seu Natal ainda ouvimos a narração de mais dois gols para o Barra Mansa no primeiro tempo. O terceiro veio aos 36 minutos com o jogador Pedro ivo aproveitando rebote do goleiro em chute forte de Caíque. O mesmo Caíque que marcou o quarto gol num belo chute aos 44 minutos, deixando o time com os três pontos garantidos antes mesmo do intervalo chegar.


O jogador Caíque chuta para marcar o quarto gol do time local ainda no primeiro tempo. Foto: Fernando Martinez.

Intervalo de partida, como disse antes, eu e o Emerson entramos no campo de jogo para corrermos atrás das fotos oficiais. Percebemos que o gramado é bom, melhor do que alguns que vimos aqui pela nossa Segundona Paulista. mas uma das coisas mais legais é a visão que temos de dentro do campo. Os morros em volta do estádio deixam o lugar com uma paisagem fantástica, que poucas vezes vi num campo de futebol, bonito demais.



Belíssima vista que temos de dentro do campo de jogo com os morros em volta do estádio do Barra Mansa. Acho que nunca visitei um com vista tão linda dessa forma. Fotos: Fernando Martinez.


Genial banco de reservas do time visitante no Leão do Sul, parecendo um ponto de ônibus. Melhor do que muitos por aí, deixa o time confortavelmente colocado na linha de fundo. Fotos: Fernando Martinez.

Fomos autorizados a ficar dentro do gramado para a segunda etapa da partida, mas somente na lateral, pois não tínhamos crachás que nos identificavam... é, ainda não me acostumei a essa norma da FERJ. Ficamos então pertinho do alambrado e vimos o Barra Mansa voltar a campo absolutamente avassalados nos primeiros 4 minutos de jogo. O quinto e o sexto gols vieram aos 2 e 4 minutos desse segundo tempo. Os dois foram marcados por Caíque, o artilheiro do dia.


Detalhe do sexto gol do Barra Mansa, num ótimo começo de segundo tempo. Foto: Fernando Martinez.

Com 6x0 a favor, o time azul sossegou um pouco o ritmo, e viu o Juventus tentar fazer alguma coisa melhor na partida. O time juventino teve um pênalti marcado, mas na cobrança o goleiro do time local fez uma belíssima defesa. Mas a equipe visitante buscava pelo menos o seu gol de honra, e ele veio aos 34 minutos, com o zagueiro Bruno aproveitando cruzamento da direita dentro da pequena área.


Pênalti perdido pelo time juventino, em grande defesa do goleiro do Barra Mansa. Foto: Fernando Martinez.


Uma das chances de gol perdidas pelo time azul no final da partida. Foto: Fernando Martinez.

Perto do final da partida, o Barra Mansa se aproveitou do cansaço do time visitante e voltou a incomodar bastante a defesa juventina com bons ataques. Mas dessa vez faltou calibrar melhor os chutes, e em dois chutes cara-a-cara com o goleiro a bola passou raspando a trave. O time da casa poderia ter feito uma goleada ainda maior, o que seria importante para um maior saldo de gols ao final dessa Segunda Fase.


Chegada pela esquerda do ataque do time da casa. Foto: Fernando Martinez.




Placar final da partida no Leão do Sul, e bandeira comemorativa do centenário do clube, que aconteceu em 15/11/2008. Fotos: Fernando Martinez.

Mas no final o placar ficou mesmo em Barra Mansa 6-1 Juventus. Com a vitória do Fênix em cima do União Central, o Leão do Sul fica apenas três pontos atrás dos líderes do grupo, e vai decidir contra eles em jogos que serão geniais a chance de avançar mais uma fase na competição. O Juventus foi eliminado da Terceirona Carioca com essa derrota, e a partir de agora já começa a pensar na temporada 2010, e mesmo tomando seis gols, em nenhum momento apelou, jogando sempre na bola.

Após o jogo era a hora de voltar para São Paulo. Tentamos em vão conseguir alguma garrafa da bebida oficial do JP, o refrigerante Mineirinho. Mas em Barra Mansa ele não existe, e frustrados pegamos novamente a Via Dutra. Sem almoço, chegamos a um consenso aonde seria o melhor lugar para matarmos a fome, e uma bela churrascaria em São José dos Campos foi a escolhida. Na janta, descobrimos que o poderoso celular que o seu Natal ganhou é capaz de acessar o blog em qualquer canto. É a tecnologia em nome do progresso.


O celular so seu Natal agora é fashion, pois acessa as matérias do JP em qualquer local. Só temos que ensiná-lo a conseguir chegar na página. Fotos: Fernando Martinez.


A caravana da coragem que seguiu até Barra Mansa no merecido pit stop numa churrascaria em São José dos Campos. Já planejando quando estaremos de volta às estradas novamente. Foto: Um dos simpáticos garçons do local.

Cheios de carne de primeira linha e altamente satisfeitos com o jantar pegamos novamente a Via Dutra para finalmente chegarmos são e salvos na capital paulistana, voltando à realidade depois de mais uma rodada especial do JP. mas em breve teremos mais viagens surreais por aqui!

Até lá

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário