Procure no nosso arquivo

domingo, 16 de agosto de 2009

Grande vitória do Nacional no sub-20 da 1ªdivisão

Opa,

Depois do jogo Mauaense x Elosport, foi a vez de acompanhar um jogo do Campeonato Paulista sub-20 da 1ª divisão, campeonato que aparece aqui no JP pela primeira vez em 2009. E o mais legal é que seria um jogo noturno e em campo neutro. O jogo foi válido pelo Grupo 6 e reuniu os times do Santo André e do Nacional, jogando no Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo.

Pela primeira vez acompanhei um jogo noturno pelo sub-20. Não lembro a última vez que isso aconteceu não, mas com certeza foi antes dos anos 90. O David iria comigo, mas ele refugou de última hora, sempre com aquele ânimo contagiante de dar inveja a qualquer um. Saindo de Mauá segui de trem até a Estação Santo André e dali peguei o trólebus até o Terminal de São Bernardo. Cheguei em SBC às 6 da tarde, e como o jogo seria só 7 e meia fui fazer uma boquinha.

Colei num bar do lado do Terminal, e infelizmente a trilha sonora no lugar não era um bom jazz, ou uma boa música soul ou até mesmo um rock nacional dos anos 80. Vi e ouvi vídeos de músicas bizarras, letras absolutamente assustadoras e um gosto pra lá de duvidoso. Olha, paguei meus pecados na meia hora que fiquei por ali. Logo quando acabei a refeição saí correndo dali rumo ao estádio.

Ainda deu tempo de ficar lendo mais um trecho da ótima biografia do Frank Zappa enquanto o jogo não começava. E na hora em que os times entraram no gramado sintético do Baetão, lá estava eu para as fotos oficiais do jogo:


EC Santo André (sub-20) - Santo André/SP. Foto: Fernando Martinez.


Nacional AC (sub-20) - São Paulo/SP. Foto: Fernando Martinez.


Capitães dos times com o trio de arbitragem da partida. Foto: Fernando Martinez.

Os dois times fazem parte do grupo 6 do sub-20, que ainda conta com as equipes do Pão de Açúcar, Portuguesa, Santos, São Bernardo FC e Portuguesa Santista. Este é o último ano para acompanhar mesmo o Naça nesse campeonato, já que em 2010 o time vai jogar o sub-20 da Segunda Divisão, e sabe-se lá quando vamos ver de novo o time ferroviário contra os times que jogam a A1 em São Paulo.


Escanteio para o time paulistano no primeiro tempo de partida. Foto: Fernando Martinez.

Essa foi a segunda partida do time da Barra Funda, já que foi derrotado na estréia pelo Pão de Açúcar. O Santo André também perdeu para o PAEC e ganhou da Portuguesa Santista. Pelo que o David tinha me contado do primeiro jogo do time do Nacional, a perspectiva não era boa para essa partida não.


Chegada do Nacional pela direita do seu ataque. Foto: Fernando Martinez.

Fui então me postar no ataque do Naça para acompanhar o jogo. E me surpreendi com a partida que o time visitante fez. Desde os primeiros momentos o time fez um jogo de igual para igual com o time andreense. O time neutralizou o ataque dos donos da casa, mostrando uma equipe com boa qualidade.


Goleiro do Nacional saindo mais alto para evitar gol do time mandante. Foto: Fernando Martinez.

Durante os primeiros 45 minutos, vi então um bom jogo, bastante equilibrado, mas sem chances mais agudas de gol para nenhuma das equipes. O jogo foi então para o intervalo sem a abertura do placar, mas com a boa impressão que tive do time nacionalino. No intervalo acabei saindo do gramado e fui para a arquibancada "torta" do Baetão, pois queria descansar um pouco.


Mais uma chegada do Naça. Foto: Fernando Martinez.

O segundo tempo então foi melhor do que o primeiro para a equipe visitante. Após o Santo André levar relativo perigo nos primeiros 15 minutos, o Nacional tomou conta do jogo na meia hora final e merecia pelo menos um gol. Mas o time pecava pelo preciosismo de alguns jogadores, que chegavam cara-a-cara com o goleiro e resolviam dar um drible a mais. Se chegassem chutando o time teria feito o gol bem antes.

O jogo então seguia para um 0x0 sem graça, quando os times resolveram presentear a boa torcida presente no Baetão com três gols após os 40 minutos da segunda etapa. E foi o Nacional quem abriu o marcador, através do jogador Kadson, que recebeu no bico da área e chutou com estilo encobrindo o goleiro andreense. Foi um típico gol de futebol de botão.


Visão geral do jogo entre Santo André x Nacional. Foto: Fernando Martinez.

Mas nem deu tempo de comemorar, pois dois minutos depois o Santo André empatou com o jogador Rafael cabeceando de forma certeira depois de cruzamento da esquerda do ataque. Esse gol levou a uma discussão entre integrantes das comissões técnicas que estavam também na arquibancada. O pessoal andreense se exaltou um pouco, e enquanto todos discutiam o Nacional acabou marcando o gol da vitória.


Falta perigosa no ataque nacionalino na segunda etapa. Foto: Fernando Martinez.

Aos 45 minutos o jogador Washington recebeu lançamento na esquerda. Ele entrou na área e tocou cruzado no canto esquerdo do goleiro. Gol do Nacional e festa do pessoal que torcia para o time paulistano no Baetão. O Santo André até tentou o segundo gol nos acréscimos, mas não tinha como mudar mais o marcador.

Final de jogo: Santo André 1-2 Nacional. Grande vitória do time da Barra Funda fora de casa, com um dos favoritos do grupo. Quem sabe o time não engrene de vez para que possa se despedir da 1ª divisão com uma bela campanha. Com um friozinho inesperado, voltei então para o Terminal de São Bernardo para pegar o ônibus para o Jabaquara. E já pensando no clássico que veria na sexta à tarde!

Até lá

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário